TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  5/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 10

PEDAGOGIA

MONICA ALEXANDRA PEDROZO

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Itu

2021

MONICA ALEXANDRA PEDROZO

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Trabalho de apresentaç para a disciplina  curso de Pedagogia como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas norteadoras do 2º semestre

Tutor(a) à Distância: Giane Sirlene Ferreira)

Itu

2021

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS        4

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como principal temática “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”, onde é demonstrada a importância da BNCC e de seus critérios dentro da educação, assim como o conhecimento prévio do docente a respeito do PPP – Projeto Político Pedagógico escolar.

Neste sentido, a produção textual apresenta Lívia e Cecília que compõem a gestão escolar com uma proposta a ser apresentada na semana pedagógica com formas e meios que os docentes podem utilizar para que eles possam superar as dificuldades de implementar atividades pedagógicas mais dinâmicas em suas aulas que atendam aos critérios previstos dentro da Base Nacional Comum Curricular.

Além disso, também é mostrada uma apresentação de diferentes posturas e propostas que podem ser utilizadas no percurso feito pelo docente em direção ao desenvolvimento das competências gerais indicadas na BNCC.

Seguindo essa linha de raciocínio, essa temática é de grande importância para o cenário pedagógico por que visa desmembrar as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, apresentando posturas e propostas que os docentes podem utilizar para desenvolver cada uma delas dentro do cenário acadêmico com uma certa influência das tendências progressistas que tem o foco de tornar e vivenciar a forma como a educação pode transformar o mundo através dos alunos.

Além disso, essa produção textual também para o uso de tecnologias e mídias digitais através da elaboração e apresentação de tais posturas e propostas através da mídia digital nomeada Canva, que basicamente se trata de um software gratuito que pode ser acessado através do site oficial tem um intuito de ser utilizado para a elaboração de apresentação, cartaz, tirinhas entre outros.

Desse modo, pode-se afirmar que essa temática é bastante atual e de grande importância, tendo um embasamento teórico feito através dos arquivos e artigos disponibilizados para leitura que busca complementar a tese e os dados aqui apresentados a respeito da relação entre a base nacional comum curricular e as tendências pedagógicas dentro da educação de modo geral.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular se trata de um documento de função normativa voltada para as redes de ensino tanto particular quando público, sendo uma fonte obrigatória dentro dessas instituições para a elaboração das matrizes curriculares e também propostas pedagógicas para todo o ensino brasileiro.

Como é explicito na introdução de apresentação da BNNC, necessário salientar que esse documento não é capaz de alterar a desigualdade educacional dentro do cenário brasileiro, mas é importante porque através dele podem-se ter mudanças importantes e necessárias dentro do ambiente acadêmico tendo influência nos componentes curriculares, pedagógicos, materiais didáticos e também nas matrizes de avaliações das instituições escolares, garantindo assim u conjunto de aprendizagens que são essenciais aos discentes brasileiros que podem ter seu desenvolvimento pleno através das dez competências gerais voltadas para a educação básica.

Seguindo essa linha de raciocínio, a BNCC também auxilia o ambiente escolar a desenvolver o seu papel de maneira eficiente que segundo Queiroz se trata de se:

[...] adequar necessidades individuais ao meio, propiciar experiências, cujo centro é o aluno. Papel do aluno:  buscar, conhecer, experimentar.  Relação professor-aluno:  clima democrático, o professor é um auxiliar na realização das experiências. Conhecimentos: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração ao interesse. Metodologia; aprender experimentando, aprender a aprender. Conteúdos: estabelecidos pela experiência. Avaliação: foco na qualidade e não na quantidade, no processo e não no produto. (QUEIROZ; MOITA, 2007, p. 7)

Além disso, esse documento também se embasa em documentos legais que defendem sua importância e a necessidade de sua existência como é evidenciado na Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 55 que determina que:

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988).

Em se tratando das tendências pedagógicas, elas se conceituam como a conjuntura de concepções teóricas de filósofos ou outros autores que debatem a educação de maneira compartilhando. É necessário salientar que segundo LIBÂNEO (1989) existem dois modelos, sendo eles: o liberal e o progressista. O primeiro basicamente se esforça apara manter a sociedade da mesma maneira que ela se encontra atualmente, enquanto a segunda defende que a educação é um instrumento transformador e de caráter progressista entro da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com