TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  25/8/2022  •  Seminário  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE UNOPAR POLO CARIACICA

ENSINO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA 2º SEMESTRE

THAIS BENFICA COSTA ALVES

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

CARIACICA-ES

2021

THAIS BENFICA COSTA ALVES

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Monografia apresentada como requisito para

a aprovação no programa de Graduação na

Unopar no curso de Pedagogia sobre a orientação

De Crisangela Biassi de Almeida.

CARIACICA-ES

2021

As práticas pedagógicas tem o objetivo determinado de facilitar tanto a vida do professor que tem o objetivo de ensino quanto principalmente o do aluno que tem o objetivo de aprender, elas vem para poder organizar e pôr em prática determinadas expectativas educacionais, requeridas por uma dada comunidade social. Então a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um documento importante que tem como objetivo geral e específico de que todos os alunos tem habilidades e as aprendizagens essenciais que devem desenvolver durante cada etapa da educação básica sem deixar nada passar.

Logo as práticas pedagógicas incluem planejamento e sistematização de dinâmica que ocorrem além da aprendizagem, a base nacional curricular é um documento para instituições e redes de ensino públicas e privadas. Com isso os professores usam essa técnica para instituições e redes de ensino aos alunos, as práticas pedagógicas são atividades planejadas e elaboradas para que os professores possam ser realizadas com seus alunos como uma forma de melhor ensinar e aprender, elas vem para poder tornar a forma BNCC mais flexíveis de ser entendidas.

A princípio o professor deve relatar e analisar todas as práticas, uma por uma, procurando sempre estar extraindo dela uma aprendizagem que o dirige facilmente a montar novas e melhores formas de ensinar e passar esse ensinamento para frente de forma correta e clara para os seus alunos. As práticas pedagógicas são elementos fundamentais para a eficácia dos métodos de ensino-aprendizagem, a prática pedagógica é uma extensão da prática social. Sua representatividade e seu valor advêm de pactos sociais, de negociações e deliberações como um governamental.

Enfim a base nacional comum curricular juntada com as práticas pedagógicas tem como objetivo estar tornando o ensino-aprendizado melhor, pois quando tem organização e é revisado as práticas todas antes para estar tirando todos os aprendizados possíveis e corretos para pode ser passado para frente é a primeira coisa a ser feita. Logo fazendo isso, faz com que a BNCC se torne mais fácil e menos complexa para ser passado aos alunos, pois vai ser passado todos os conteúdos necessários de uma forma mais específica e flexível para o entendimento. A BNCC deve ser usada na sala de aula juntamente com as práticas por esse motivo, para que possam ser passadas, mais de forma compreensível e não como um problema, visto aos olhos dos alunos que necessitam entender tudo que for passado aos mesmos.

A BNCC traz orientações necessárias e totalmente precisas para que essas instituições de educação básicas possam ter uma base correta para passarem a seus educadores e esses profissionais         possam estar modificando e colocando o que achem necessário adaptando o currículo com novas ideias, concepções a serem incluídas no planejamento pedagógicos feitos pelas escolas. Esses profissionais devem trazer a esse currículo e aprimorar tudo aquilo a qual estudou, com isso as práticas pedagógicas entram em cena, pois os educadores vão pegar a BNCC e passa-la para frente de forma melhor e diferenciada para o melhor entendimento, trazendo a melhora das tendências pedagógicas.

As práticas pedagógicas vem com um papel fundamental e totalmente preciso, devem sempre se organizar intencionalmente para sempre poder atender as determinadas expectativas educacionais que são sempre solicitadas e requeridas tanto pelas escolas quanto pelos alunos sendo uma dada comunidade social. Sua importância e seu porte provém de comandos sociais, de negociações e deliberações com uma multidão. As formas de se efetivar as práticas produzem formas diferentes para a determinada pedagogia, considerando a realidade social é necessário acreditar nas dinâmicas existentes que cabem no processo educativo.

Com isso vale lembrar que tudo é possível, tudo tem transformação, por isso pode-se ocorrer uma transformação na forma BNCC, de modo que não modifique o que deve ser passado, mais sim que a forma a qual será passada seja diferente, para melhorar a forma de ensino e entendimento do receptor. A pratica docente que se constitui pratica pedagógica quando é inserida na aula como uma formação do aluno, passado por um professor que sabe a sua importância e sabe qual o seu papel, tem sem dúvidas uma atuação diferenciada no seu lugar de trabalho, sabe dialogar e entender as necessidades de seus alunos, persistindo sempre na aprendizagem correta e acompanhando os interesses acreditando que será possível e importante para seu aluno.

A princípio práticas pedagógicas não necessariamente são executadas somente na escola, na sala de aula é o lugar a qual elas são colocadas em práticas, porem a partir dos processos de ensinamento elas devem ser previamente planejadas e elaboradas por cada um dá forma a qual ache correto, refere se em um contesto além da pratica didática, envolve algo muito importante que é a formação do aluno. Ou seja na pratica educadora estão presentes não somente as técnicas utilizadas mas sim os pontos de vista profissionais de cada um, além dos professos de formação deve lembrar do impacto social que cada um tem para a sociedade e espaços culturais. Com isso o planejamento de ensino sendo organizado antes é de extrema importância para melhor chegar até cada aluno de uma forma menos complexa lembrando que nenhum educador tem o controle de aprendizados que chegam até cada aluno.

Imediatamente a Base Nacional Comum Curricular determina as especificações gerais e as aprendizagens essências que cada aluno de ter e ser desenvolvido em cada etapa da educação básica. Em seguida a educação é dividida em três partes sendo ela a educação infantil que é o primeiro contato do aluno com o ensino, logo em seguida vem o ensino fundamental que já prepara o aluno para o ensino médio que é aonde o aluno já é preparado para o futuro de forma mais pesada e cheia de conteúdo, por isso é necessário o empenho maior de cada aluno e de cada professor no método de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (217.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com