TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE  PEDAGOGIA

Bárbara Macedo Branco

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Wenceslau Braz

2021

Bárbara Macedo Branco

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Funcionamento da     Educação Brasileira e Políticas     Públicas, Didática, Psicologia da Educação e  da Aprendizagem, Pensamento Científico,  Filosofia da Educação, Práticas Educativas em Espaços Não Escolares, Ed- Projeto de Vida.

Orientador: Natalia Gomes dos Santos, Camila Aparecida Pio, Gabriel Tada Bertelli, Erica Ramos Moimaz, José Adir Lins Machado, Tatiane Mota Santos Jardim.

Wenceslau Braz- 2021

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO .....................................................................1

2  DESENVOLVIMENTO.........................................................2

2.1- seção secundário .........................................................3

2.2- ......................................................................................4

2.3- ......................................................................................5

2.4- ......................................................................................6

3  CONCLUSÃO ......................................................................7

REFERÊNCIAS: ............................................................................ 8

1-  INTRODUÇÃO:                                                            1

Neste trabalho será apresentado, o documento de caráter regulamentar, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece um plano de aprendizagens fundamentais ao longo das fases e modalidades da educação básica.  O objetivo desta apresentação é em síntese expor a importância desse documento para a educação. Apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que garante que os direitos de aprendizes sejam desenvolvidos. Alguns desses são:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

  Dessa forma a importância da realização desse trabalho consiste em mostrar os principais objetivos da BNCC, como o desenvolvimento das dez competências gerais, que estabelece conceitos e procedimentos, valores, habilidades, práticas cognitivas e sócioemocionais e a competência do pleno exercício da cidadania. Também será apresentado à relação entre Base Nacional Curricular Comum e as tendências pedagógicas, a BNCC acredita numa educação complexa e não linear ou seja às tendências pedagógicas eliminam alguns vícios sistematizados na educação para uma aprendizagem dinâmica.

2- DESENVOLVIMENTO:                                                            2

A relação entre a Base Nacional Comum Curricular e as tendências pedagógicas

O documento homologado em 2017, para ser executado em 2019, trouxe novas modalidades para educação, para a adaptação dos currículos, incluso suas dez competências gerais.

O objetivo da mesma, era preencher os espaços deixados, pela educação arcaica e primitiva uma vez já posta em sala de aula. Seu interesse, era e é saber o quanto o aluno está ativo na construção do seu aprendizado, o que atinge como ele exercerá a sua cidadania, afim de estimular um relacionamento social  diferente e contemporâneo.

Uma das garantias da BNCC utilizando a tendências, é a certificação de uma aprendizagem abrangente, firmando o desenvolvimento dos alunos sobre as aprendizagens; de forma segura e estimulante.

Além de estabelecer um plano geral de evolução da aprendizagem, a BNCC integrada com a Lei 8.069 garante os direitos da criança e do adolescente, frisando sua proteção integral, igualdade de condições para o acesso e permanência nas escolas. Acesso a escola pública próxima de sua residência garantindo-se vaga a irmãos que freqüentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

                                                                                                                   3

A finalidade da tendência pedagógica é promover um ensino autônomo, onde o professor tem a função de mediador e o aluno de principal responsável pela sua aprendizagem.

As tendências pedagógicas podem ser classificadas como liberal e progressista. Ambas as tendências tem o intuito de preparar os alunos para a vida em sociedade, porém cada uma passa uma forma de  ensino diferenciada.

Liberal: A tendência Liberal tem o intuito de desenvolver as maiores habilidades e tarefas com eficiência. De acordo com a mesma, a escola deve estimular o preparo intelectual e moral dos alunos afim de direcionar os mesmos para os papeis sociais que irão desempenhar.

Progressista: Já a tendência progressista, é classificada como crítico - social. O papel da mesma é desenvolver o aluno com o senso crítico e sociopolítico, associando o seu aprendizado a sociedade, sendo cidadãos ativos, capazes de gerar sua própria gestão. Por conta disso, a escola tem o papel de ser o espaço onde o professor e o aluno podem ter uma relação de autogestão, onde o aluno é o mediador do conhecimento. Em relação às metodologias pedagógicas a serem adaptadas com às tendências , o plano de aula do professor, deve ser voltado a construir uma docência mais estruturada e interessante para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (318.5 Kb)   docx (359.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com