TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE CONECTADO TECNOLO- GIA ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CAMILLY STEFANNY FERNANDES DA SILVA

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

                                                            MATO VERDE

                                                         2021

CAMILLY STEFANNY FERNANDES DA SILVA

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNO- PAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disci- plina de atividades interdiciplinares.

Tutora à distância: Renata de Lima Torres Morinigo

                      Mato Verde  

                    2021                                                              

  1 - INTRODUÇÃO:

     A educação passou por grandes mudanças no decorrer dos últimos tempos. Entender essas mudanças é preciso e deve sempre fazer parte da formação do futuro professor, sendo assim, considera-se a temática “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas” essencial para garantir aos acadêmicos uma formação de qualidade e que prepare o professor para ser mediador do processo ensino aprendizagem visando o desenvolvimento de competências e habilidades propostas na BNCC.

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi criada a fim de resolver lacunas existentes na educação e no processo de desenvolvimento da aprendizagem, ela se trata de um documento normativo,e tem como objetivo definir o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os brasileiros devem desenvolver ao passar pelas etapas da educação básica, sendo referencial para a elaboração dos currículos escolares em todo país. Sendo assim, muito mais do que simplesmente definir quais conteúdos devem ser abordados em cada período, as escolas e sua equipe, carregam desafios como desenvolver habilidades sociais, emocionais, valores e atitudes adequadas para o exercício pleno da cidadania de cada estudante.

     Este documento teve sua versão final homologada em 2018, quando foram definidas as competências para a etapa do nível de ensino médio. Ao elaborar o curriculo escolar, as competências presentes na BNCC devem ser consideradas, assim como o projeto politico pedagogico da instituição, definindo atividades que levem os alunos a chegarem ao desenvolvimento esperado. Sabendo da importância do estudo da BNCC para a formação docente, esse trabalho traz uma reflexão que permite entender o objetivo da BNCC e as Tendencias pedagógicas.

     Essa discussão permite repensar sobre a organização do trabalho do professor na contemporaneidade, na qual leva a ter um olhar crítico e criativo, buscando uma qualidade de ensino para atuar na educação básica, já que este tema permite o repensar sobre a prática docente entendendo as teorias e concepções pedagógicas necessárias para uma prática significativa no âmbito escolar.

        Ter uma Base Nacional Comum Curricular é essencial para reduzir a desigualdade educacional de um país. Para melhor aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo das disciplinas desse semestre, será elaborado uma apresentação das posturas e propostas subsidiadas pelas tendências pedagógicas que caminham em direção ao desenvolvimento das competências indicadas na BNCC, sendo esta apresentação uma oportunidade de usufruir daquilo que a BNCC propõe.

2 - DESENVOLVIMENTO:

Com essa proposta pelo tema apresentado e relacionado as leituras dos textos disponibilizados nas orientações, é possível entender que ao longo dos tempos os alunos sofreram grandes mudanças em seu perfil, resultando a constante modernização social. Diante dessas mudanças na vida dos cidadãos, a educação também precisou pensar em uma nova forma de ensino, na realidade desses sujeitos e assim envolver contemporaneidade arreigado a tais mudanças, para que assim pudesse contemplar esse novo perfil, alterando assim a realidade do ensino.

Sendo assim, sempre que discutimos sobre as tendências pedagógicas, é necessário verificar a nova realidade que embasa nosso ensino na educação básica, na qual mais recentemente temos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo este um documento de ordem normativa que estabelece como deve ser o currículo de toda a educação básica. 

    Para que haja desenvolvimento e uma aprendizem ativa com a ultilização de tecnologicos  e ludicos, é necessario alinhar objetivo (competências e habilidades a serem desenvolvidas) e formas de ensino (tendência pedagogica utilizada). Não é possivel esperar que o aluno adquira autonomia e construa o proprio conhecimento se for tratado de forma passiva, como mero receptor de conteúdos, podemos ver estes aspectos nas tendências liberais, principalmente nas teorias tradicionais e tecnicistas.

         Consequentemente, para se chegar ao objetivo esperado, é necessario reflexão e, ao mesmo tempo, questionar quais fundamentos teóricos inspiraram os fundamentos. Como ja dito, a BNCC é documento fudamental, nela estão o conjunto básico de aprendizagem orgânica e progressiva que todos os alunos devem desenvolver em todas as etapas e mé- todos da educação básica para que seus direitos de aprendizagem sejam protegidos.

De acordo com a Constituição de 1988, “a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família”. Baseado no Artigo 210, da Constituição brasileira, que reconhece a necessidade de que sejam “fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BNCC, IN BRASIL, 1988. P. 10).

Diante desse objetivo maior por meio deste documento, as instituições de ensino precisam se organizar e planejar para elaborar o seu currículo conforme o que dispõe as diretrizes da BNCC, contemplando a realidade dos alunos, mas este processo pode gerar algumas dificuldades. 

     

   Atualmente, com a globalização e a quarta revolução industrial, as escolas passaram por mudanças, a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de professores, funcionários e alunos, por isso devem ser introduzidas na rotina escolar e nas formas de ensino  e aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (544.6 Kb)   docx (612.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com