TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS.        4

2.2 APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS QUE CAMINHAM EM DIREÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE CADA UMA DAS COMPETÊNCIA DA BNCC         7

3 CONCLUSÃO        12

4 REFERENCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

Portfólio interdisciplinar do curso de licenciatura em Pedagogia do segundo semestre da instituição Unopar, é direcionada aos conteúdos estudados ao longo das disciplinas cursadas no semestre, sendo elas Didática, Pensamentos Científicos, Funcionamento da Educação Brasileira e Politicas Publicas , Praticas Educativas em Espaços não Escolares , Psicologia da Educação .

Para analisar Os desafios e as possibilidades das práticas educativas e organização do trabalho pedagógico nas escolas, implementar atividades pedagógicas que esteja alinhas com a Base Nacional Comum Curricular e superar as tendencia pedagógicas tradicionais, evidenciando  a organização do trabalho pedagógico com as tendencias progressistas ,tendências libertadoras e histórico criticas em sala de aula alinhadas com a importância das metodologias ativas e o uso das tecnologias e inovação na educação .

O objetivo geral deste trabalho acadêmico é apresentar os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas alinhadas com desenvolvimento indicados na BNCC em instituições escolares.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular ) é um documento que tem normas que define o ciclo de aprendizagens essências que todos os alunos precisam ter na Educação Básica e vai facilitar para o cumprimento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, para a formação de professores, elaboração de conteúdos educacionais e a oferta de infraestrutura adequada para o desenvolvimento da educação.

Este documento de caráter normativo foi homologado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017, sendo assim necessária as adequações das escolas partir de 2018 e na época de sua homologação a educação no Brasil enfrentava muitas desigualdades sociais. A BNCC surgiu como uma resposta ao cenário pedagógico, buscando garantir uma maior unificação e semelhança entre os conteúdos abordados nas escolas.

 A BNCC além de garantir regulamentar a permanência dos alunos na escola, faz com que as redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes, sendo assim fundamental na educação.  Durante a Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem garantir aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que determina, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Na BNCC, competência são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo em conhecimentos e conceitos que são trabalhados a fim de desenvolver atitudes e valores para resolver situações difíceis da vida cotidiana, aprender a exercer a cidadania  e  consequentemente lidar de maneira adequada no trabalho .Esse conceito de conhecimento curricular contextualizado pela realidade local, social e individual da escola e do seu alunado, que marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas .

Todas decisões escolares devem estar orientadas para o desenvolvimento das competências. Os exercícios das competências oferecem referências para o fortalecimento de ações que garantem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC. A sociedade moderna impõe um novo olhar inclusivo para as questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado.

Atualmente, reconhecer-se no próprio contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável exige muito mais do que acumular informação. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber gerir as informações cada vez mais disponíveis, agir com discernimento e responsabilidade no contexto das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia de decisão, ser proativo na identificação dos dados de uma situação e buscar soluções, viver e aprender com as diferenças e diversidades.

A BNCC afirma, de forma clara, o seu compromisso com a educação integral. Reconhecendo assim que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, rompendo com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva.

Significa, também, que tem uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto considerando-os como sujeitos de aprendizagem e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento, nas suas singularidades e diversidades. Sendo assim a escola, como espaço de aprendizagem democrático e inclusivo, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.

Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral a que o BNCC se compromete refere-se à construção intencional de processos educativos que promovam a aprendizagem em sintonia com as necessidades, possibilidades e interesses dos alunos e também com os desafios da sociedade Contemporânea. Isso envolve considerar diferentes infâncias e jovens, diferentes culturas juvenis e seu potencial para criar novas formas de existir.

A relação entre as tendências pedagógicas é semelhante a educação integral na busca pela transformação social a partir de temas e grupos de discussões com métodos baseados na vivencia grupal, iniciativa dos alunos e com pontos de partidas e chegadas da pratica educativa, econômicas e políticos sociais, equiparando-se com BNCC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (544.6 Kb)   docx (430.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com