TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BNCC E A HISTÓRIA

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

A BNNCC E A HISTORIA

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento  que visa   a construção do currículo escolar e define os direitos de aprendizagens essenciais dos alunos. Propõe o desenvolvimento de dez competências gerais importantes para o processo de aprendizagem na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Por meio dessas competências  acredita- se ser possível um indivíduo crítico capaz de socializar em diferentes ambientes e culturas. A BNCC descreve   que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento ,   a mobilização de recursos e o saber agir , essas são características principais da competência ,em outras palavras, competência é um processo para ensinar habilidades, atitudes e valores que serão aprendidos e utilizados na prática .

Quanto aos campos estabelecidos pela BNCC são :O eu, o outro e o nós ;Corpo, gestos e movimentos ;Traços, sons ,cores e formas ;Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos ,quantidades, relações e transformações .Em cada campo de experiência há objetivos que devem ser alcançados.  Assim , cada faixa etária deve-se pensar em atividades que concebam os objetivos propostos pelo documento.

O primeiro campo de experiência, segundo a BNCC   é    “ O eu , o outro e o nós “ , contribui para valorização de identidade da criança, promove o respeito a partir das diferenças de grupos sociais e culturais. Sendo assim, o ensino de História  está contido nesse campo de experiência, faz acreditar que por meio de experiências anteriores  , a criança estabelece  regras básicas em que está inserida, objetivando desenvolver a sua autonomia e propiciando relações de convívio e respeito as diferenças, passando por manifestações  culturais e sociais  que os levam a ser um sujeito histórico .

O segundo campo das experiências se refere, ao “Corpo,gestos e movimentos”.É apresentado na BNCC como o campo em que a experiência se dará com as atividades corporais, entre gestos e movimentos ,traz o corpo para o centro dos processos educativos.Nesse sentido, o ensino de História  abrange  as relações entre arte e corpo, tomar o corpo como um lugar de experiências e experimentos vai muito  além do que está organizado nos currículos .

“Traços,sons,cores e formas” é o terceiro  Campos de experiências , como visto na BNCC ,  o ensino de História como um dos eixos centrais nesse campo, as manifestações culturais, científicas, locais e universais, como uma representação da cultura, como algo concreto e possível de ser feito. Essas experiências contribuem para o desenvolvimento do senso estético e crítico, um refazer do “mundo”, um universo de possibilidades culturais ,por meio de diferente sonoridade e manifestação cultural.

No quarto campo,”Escuta,fala, pensamento e imaginação se refere  as situações de comunicação que  são vivenciadas por bebês desde o nascimento, participam de situações comunicativas por meio das interações feitas por adultos.Gradualmente , vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e  recursos de expressão e de compreensão.Podemos concluir que o estudo em História dialoga com o campo de experiência citado.As múltiplas linguagens em que a criança é imersa ,são usadas como representações culturais,na qual a criança é ativamente um sujeito único e pertencente a um grupo social, capaz de perceber o Mundo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com