TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  8/6/2021  •  Monografia  •  3.739 Palavras (15 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 15

MARIA EDUARDA FIGUEIRA RA: 8031138

Graduação em Pedagogia

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Orientadora: Profa. Ma. Alessandra Corrêa Farago

BATATAIS

2020

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

RESUMO

A educação é um direito de todos, incluindo as crianças que se encontram hospitalizadas por diversos devaneios que encontramos vida à fora. O papel do pedagogo, neste âmbito, é de manter e dar continuidade aos procedimentos pedagógicos para a criança que se encontra hospitalizada, além de atender as necessidades fisiológicas e pedagógicas. O presente estudo é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sendo caracterizado, segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica. Diante deste trabalho de conclusão de curso, nota-se a importância do pedagogo na educação das crianças que se encontram dentro de ambientes hospitalares, bem como sobre a sua eficácia na relação com os familiares e também com os profissionais da saúde, visto que todos estão trabalhando em prol à um bem comum.

Palavras-Chave: Pedagogia Hospitalar. Brinquedoteca Hospitalar. Continuidade. Pedagogo.

INTRODUÇÃO

        A educação é um direito de todos, incluindo as crianças que se encontram hospitalizadas por diversos devaneios que encontramos vida à fora. Sendo assim, o papel do pedagogo dentro do ambiente hospitalar faz-se extremamente importante.

O papel da educação no hospital e, com ela, o do professor, é propiciar a criança o conhecimento e a compreensão daquele espaço, resinificando não somente a ele, como a própria criança, sua doença e suas relações nessa nova situação de vida. A escuta pedagógica surge, assim, como uma metodologia educativa própria do que chamamos pedagogia hospitalar. Seu objetivo é acolher a ansiedade e as dúvidas da criança hospitalizada, criar situações coletivas de reflexão sobre elas, construindo novos conhecimentos que contribuam para uma nova compreensão de sua existência, possibilitando a melhora do seu quadro clínico. (FREITAS 2005, p. 135 apud CASTRO 2009, p. 47).

Então para sujeitos que estão hospitalizados, a pedagogia hospitalar é fundamental pois dará todo o suporte da educação e do saber, e o pedagogo será o mediador desse aprendizado.

No dia de 21 de março de 2005 foi criado a Lei nº 11.104, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

A Brinquedoteca ajuda de várias maneiras a crianças, auxiliando em seu tratamento e no seu desenvolvimento físico, motor, linguístico e emocional.


A fantasia muitas vezes é esquecida pela criança, sua realidade é tão cruel que não permite sonhar. Através do brincar o fantasiar e o imaginar podem ser recuperados. É importante que na Brinquedoteca tenha livros, histórias de faz de conta que auxiliam a criança à entrar em um universo mágico e divertido. Brinquedoteca - espaço lúdico no hospital, provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças, os adolescentes e os acompanhantes a brincar no sentido mais amplo e possível e conseguir sua recuperação com uma melhor qualidade de vida. (VIEGAS,2008, p 11).

O papel do pedagogo, neste âmbito, é de manter e dar continuidade aos procedimentos pedagógicos para a criança que se encontra hospitalizada, além de atender as necessidades fisiológicas e pedagógicas, o pedagogo traz benefícios não somente escolares, mas também o emocional, visto que nas condições onde a criança se encontra, fragilizada, precisará de diversos suportes e apoio, tanto da família que na maioria das vezes se faz presente, como de quem está ali para cuidá-la.

É importante que a criança que está hospitalizada continue seus estudos, tornando as atividades escolares favoráveis à sua rotina, sendo uma forma de distração, um momento que ela terá para esquecer aquilo que à aflige.

O papel da educação no hospital e, com ela, o do professor, é propiciar a criança o conhecimento e a compreensão daquele espaço, resinificando não somente a ele, como a própria criança, sua doença e suas relações nessa nova situação de vida. A escuta pedagógica surge, assim, como uma metodologia educativa própria do que chamamos pedagogia hospitalar. Seu objetivo é acolher a ansiedade e as dúvidas da criança hospitalizada, criar situações coletivas de reflexão sobre elas, construindo novos conhecimentos que contribuam para uma nova compreensão de sua existência, possibilitando a melhora do seu quadro clínico. (FREITAS 2005, p. 135 apud CASTRO 2009, p. 47).

O trabalho do pedagogo pode acontecer tantos nas internações como nas salas de recreação do hospital, mais conhecida como brinquedoteca hospitalar.

O tema escolhido tem como justificativa a ampliação do conhecimento pessoal. Sendo assim, espero que por meio deste estudo, eu tenha, como estudante de pedagogia, concentricidade e objetividade sobre a fundamentação do meu futuro na carreira acadêmica, tendo uma melhor compreensão da Pedagogia Hospitalar.

Visto que no Brasil são centenas de crianças hospitalizadas e com necessidades a serem supridas, sendo umas delas a adaptação à escolarização, o pedagogo é essencial para que essas tarefas sejam efetivadas.

Nesse sentido, esta pesquisa bibliográfica, encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições de autores e pesquisadores renomados na área da Educação Hospitalar, que abordam o tema Educação Inclusiva, tais como: ANGELO. VIEIRA (2010), RAMOS; SANTOS (2018), ABBRI (2005), SOUZA; DIAS (2018), SILVÉRIO; RUBIO (2012).

A brinquedoteca hospitalar é um ambiente rico em aprendizagem e de grande valor para quem a frequenta.

O objetivo geral deste trabalho é analisar qual a importância da atuação do pedagogo dentro da brinquedoteca no ambiente hospitalar.

Diante disso, tem-se como objetivos específicos: apontar o que é a pedagogia hospitalar; compreender a brinquedoteca dentro do ambiente hospitalar e definir qual a atuação do pedagogo.

O presente estudo é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sendo caracterizado, segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica.  

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. (Gil, 1946, p.44).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com