TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base Nacional Comum Curricular e as Práticas Pedagógicas

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

SISTEMA DE ENSINO CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

1º SEMESTRE

LALESKA DE MORAES SOUZA

RA 3116688501

A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

GUARULHOS - SP

2022

LALESKA DE MORAES SOUZA

A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

Trabalho de Atividades Interdisciplinares apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de História da Educação, Linguagem e Oralidade, Ludicidade e Educação, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Sociologia da Educação, Campos de Experiências e Prática Educativa, Estudo Dirigido: construindo uma carreira de sucesso.

Tutor à Distância: Maria Clotilde Pires Bastos

GUARULHOS - SP

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS 5

2.4 APRESENTAÇÃO POSTURAS E PROPOSTAS DAS COMPETÊNCIAS GERAIS INDICADAS NA BNCC. 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A proposta de Produção Textual abrange a seguinte temática para estudo e desenvolvimento, “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”.

Há muitos anos, a educação vem tentando resolver a lacuna existente entre os diversos problemas do processo de aquisição e desenvolvimento da aprendizagem. Com isso, foi criado o BNCC, principalmente para o ensino médio, com o objetivo de suprir a acumulação de repetições em sala de aula e o vazio deixado pela evasão.

Segundo o BNCC, a construção de projetos e sugestões pedagógicas a partir de uma nova perspectiva de aprendizagem deve considerar as dez competências da educação básica.

Seguindo o caminho da flexibilidade, a gestão ativa pode ser realizada em ambiente virtual, a capacidade de considerar práticas colaborativas no planejamento escolar e na implementação de projetos educacionais e uma compreensão especial do clima organizacional como facilitador da minimização de conflitos no espaço educacional.

Na Escola Machado de Assis a diretora Lívia e a pedagoga Cecília do perceberam que há uma necessidade de elaborar uma semana pedagógica na escola, possibilitando os professores analisar os desafios e as possibilidades da prática educativa que deve estar em constante revisão a cada novo profissional neste campo da educação.

As competências da BNCC podem ser aplicadas pelos professores, sendo um documento com conteúdo que auxiliam na gestão da escola assim como para a diretora Lívia e a pedagoga Cecília. O modo de prática da gestão escolar está diretamente relacionado ao sucesso da conexão e comunicação com a prática, ou seja, conduz conhecimentos e métodos inovadores de forma horizontal, o que pode remeter ao incrível nível de construção do conhecimento.

Considerando a necessidade constante de relações aproximadas entre escolas, origens sociais e evolução tecnológica, unidade, participação e ação ativa são essenciais para aumentar o casamento de estratégias geradas por modelos de evolução tecnológica.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Através de leitura e análise no texto 1 “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018 “Introdução” da página 7 até 21, entendemos a finalidade da BNCC, seu trabalho, mudanças e diretrizes, vale inicialmente considerar que o BNCC renovou a experiência anterior de competências proporcionada pela LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Desde 1988, quando a constituição reconhece o ensino como direito fundamental, a Carta Constitucional, mostra a importância de que conteúdos mínimos sejam fixados para que garanta um ensino de uniforme e com respeito aos valores em geral. A partir daí diversos marcos aconteceram na história da educação, um grande passo dado foi em dezembro de 2017, quando a BNCC foi homologada pelo MEC, após 3 anos de ser redigida pela primeira vez, ser aberta para consulta pública e ter viajados estados de todo o país sendo discutida em fóruns.

Tudo o que é visto por de trás da sala de aula, nos é apresentado de forma normativa, mostrando que ao longo de anos as mudanças na educação vêm acontecendo para que cheguemos ao patamar em que estamos hoje, e ainda assim, viver em constante mudança. Com a chegada das diretrizes, alunos passaram a ter autonomia e os professores auxiliados sobre o que ensinar.

O texto 3 “Pedagogia histórico crítica: que pedagogia é essa?” de Raquel Elisabete de Oliveira Santos, ressalta a importância de saber sobre a Pedagogia histórico critica, a pedagogia de interesse da classe que trabalha nessa função, que busca transformação social, na qual valoriza a escola e sua especialidade.

A BNCC trabalha com base a inclusão e a inovação, de modo a ser aberto ao novo, nãos bastando somente um aluno com conhecimento de conteúdo e sim a ser criativo, participativo, critico, resiliente e responsável, ir além de acumular informações, do pensamento coletivo com responsabilidade, empatia e cuidados pessoais, não só com o físico, mas principalmente com o mental. Porém para um bom funcionamento cabe as redes de ensino a tarefa de construir seus currículos com base naquilo que lhes são assentados, colocando em ação um plano de gestão curricular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com