TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4        PLANOS DE AULA        9

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15



INTRODUÇÃO

O presente relatório do estágio em anos iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo expor as observações e regências realizadas na Escola seguinte, E. M. Prof. Mauro Ferreira da Silva, localizada no Bairro Jardim Silvia, Embu das Artes, São Paulo, que atende crianças de 4 a 11 anos divididos em dois períodos matutino e vespertino, e adultos de idades variadas no período noturno com a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos ) com o objetivo aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas desde o inicio do curso até aqui. Tendo assim uma grande importância, podendo confrontar e comparar a teoria e a pratica, buscando firmá-las de forma significativa.

Seguirá neste documento a descrição das experiências vivenciadas no período de duas semanas, sendo elas as observações feitas desde a estrutura física da escola, as atribuições da coordenação pedagógica ao instruir as professoras para o desenvolvimento dos alunos, a dinâmica dos professores na sala de aula, podendo mostrar toda a rotina estabelecida dentro do ambiente escolar.

Será descrita também a experiência da pratica vivida durante a regência, mostrando a importância desse período no desenvolvimento e aprendizado do acadêmico sobre o Ensino Fundamental.

Podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho. Oliveira e Cunha (2006, p. 6)


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome da Escola: Escola Municipal Mauro Ferreira da Silva

Data de Observação: 25 a 27 de setembro de 2017

Data de Regência: 28 e29 de setembro de 2017

Turma de Observação e Regência: 4º ano B

Diretora da Escola: Lili Alves de Lima Daniel

Professor regente: Edinaldo Pereira da Rocha

Início do estágio: 25 de setembro de 2017

Término do Estágio: 29 de setembro de 2017

O estágio nos anos iniciais do ensino fundamental foi realizado na Escola Municipal Professor Mauro Ferreira da Silva, situada na Estrada Professor Candido Mota Filho, nº 1071, no bairro Jardim Silvia, na cidade de Embu das Artes.

        


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O horário de funcionamento da escola acontece das 7:00h as 22:00h, ofertando desde a Fase IV e V da Educação Infantil, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 1 sala destinada a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 2 salas destinadas ao MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), totalizando assim 825 alunos que são divididos por turno, Matutino com 346, Vespertino com 410 e Noturno com 69. Alunos estes que são das comunidades locais e arredores.

A Instituição dispõe em seu espaço físico um ambiente amplo e bem estruturado, contendo 30 salas de aula, 1 secretaria, 1 biblioteca, 1 pátio Interno, 1 pátio externo, 1 quadra coberta, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 sanitário feminino, 1 sanitário masculino, 1 sanitário para os professores e 1 sala de leitura.

As salas de aula são amplas e confortáveis, com boa iluminação e ventilação. Suas mobílias são mesas e cadeiras adequadas tanto para os alunos, quanto para os professores, possui ainda dois armários para guardar materiais pedagógicos que os alunos utilizam durante as aulas. Duas lousas, sendo uma digital com o retroprojetor fixo no teto com acesso a internet e uma lousa tradicional (quadro negro). Os painéis educativos juntamente com os cartazes são expostos na parede na altura apropriada para que todos possam visualizar melhor, pois a organização da sala de aula é um fator fundamental que contribui com o desenvolvimento do ensino aprendizagem.


  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

1º dia – 3º ano

O primeiro dia de observação do estágio foi realizado no 3ºano. Os alunos foram recepcionados pela professora Marilucia de Camargo S. Herrera no pátio no momento da entrada. Na sala os alunos são organizados em fileiras, sendo um atrás do outro.

A aula se iniciou com a leitura dos cartazes de rotina, que são fixados na parede da sala, em seguida fixou na lousa o cabeçalho, onde os alunos copiaram no caderno, depois deu continuidade com uma leitura de texto sobre problemas sociais, onde a professora iniciou a leitura e os alunos que eram selecionados por ela davam continuidade na leitura.  

Foi feita a correção da lição de casa passada no dia anterior, onde os alunos foram hchamados na frente da sala para expor sua tarefa, que era relatar em desenhos os problemas sociais encontrados no seu bairro, e todos os alunos se saíram muito bem, tanto ao desenhar, quanto a explicar seu desenho.

A professora procurou tirar todas as duvidas dos alunos, mas também deixou que eles expressassem seu conhecimento, fazendo com que eles levantem hipóteses, tentassem procurar soluções para os problemas apresentados por eles, fazendo com que os educandos demonstrassem um interesse enorme pela aula e realizem as tarefas com muito mais autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com