TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CATEGORIZAÇÃO DO GERENCIALISMO ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DAS INSTITUIÇÕES MANTENEDORAS

Por:   •  11/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

A CATEGORIZAÇÃO DO GERENCIALISMO ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DAS INSTITUIÇÕES MANTENEDORAS

Dayane Rodrigues

Com o passar dos anos vemos a mudança do cenário educacional constante, visando a reforma e transformações que impactam diretamente na gestão escolar em nossa atualidade. Dessa maneira, o gerenciamento passa pela resolutiva do processo administrativo e burocrático, permeado na contenção de gastos, a fim de manter a estruturação de bases alinhadas de fiscalização do dinheiro público.

Porém, a problemática ressaltada por Lima (2011) há uma desorganização atrelada a contextualização histórica promulgada pela divisória e desigualdade social, tendo o Estado como a descentralização da luta de movimentos sociais, supostamente sem atender as demandas exigidas pela população. Com isso, o ambiente escolar acaba se tornando a rede estruturada do Gerencialismo, com múltiplas finalidades incluindo a colaboração da colocação de estudantes para o mercado de trabalho, controlando todos aqueles que compõem a instituição mantenedora a seguirem o sistema imposto pelo Governo. Portanto, o que é pregado pelo sistema gerencialista é que as unidades escolares tem absoluta “autonomia” para a execução de ações, em que a equipe diretiva possui total e plena carta branca para o desempenho com excelência em todas as áreas abrangentes. Assim, o alinhamento estrutural acaba tensionando para a normatização de leis que impulsionariam o fluxo de ações visando a busca da melhoria de investimentos incitando “mudanças na cultura organizacional da escola e na função do gestor escolar, que é chamado não só a gerenciar os serviços escolares, mas também a captar recursos, estabelecer parcerias e se responsabilizar pelo sucesso e pelo fracasso da escola”. (NETO, 2011, p.753).

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: Teoría e prática, v. 21, n. 38, p. 59-78, 2011.

DA SILVA, Givanildo; DA SILVA, Alex Vieira; DOS SANTOS, Inalda Maria. Concepções de gestão escolar pós–LDB: O gerencialismo e a gestão democrática. Retratos da Escola, v. 10, n. 19, p. 533-549, 2016.

LIMA, Antonio Bosco; PRADO, Jeovandir Campos; SHIMAMOTO, Simone Vieira de Melo. Gestão democrática, gestão gerencial e gestão compartilhada: novos nomes velhos rumos. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-13, 2011.

NETO, Antônio Cabral; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educação & Sociedade, v. 32, p. 745-770, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com