TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO

Por:   •  29/9/2021  •  Resenha  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO

        O conhecimento cientifico, se diferencia de outros, porque ele é transmitido através de estudos e treinamento. Temos como exemplo o camponês que sabe a época certa do plantio e da colheita, demonstrando assim que tanto o camponês quanto um homem que estuda sabem bem o tipo certo de plantio quanto o tempo e colheita.

O conhecimento popular se diferencia do cientifico através dos métodos e dos instrumentos do conhecer.

Para Bunge a descontinuidade radical existente entre a ciência e o conhecimento popular em numerosos aspectos, não nos deve fazer ignorar certa continuidade em outros aspectos, principalmente quando limitamos o conceito de conhecimento popular. Tanto o bom-senso quanto a ciência almejam ser racionais e objetivas: aspiram à coerência e procuram adaptar-se aos fatos em vez de especulações sem objetividade. Entretanto, o ideal de racionalidade, compreendido como uma sistematização coerente de enunciados fundamentados e passiveis de verificação, é obtido por intermédio de teorias, que constituem o núcleo da ciência, do que pelo conhecimento comum que é formulado por partes soltas.

Pode-se dizer que o conhecimento popular é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos.

Para Ander-Egg o conhecimento popular caracteriza-se por ser: Superficial, ou seja, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar estando junto das coisas; Sensitivo, isto é, referente a vivencias, estado de ânimo e emoções da vida diária do indivíduo. Subjetivo, é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos os que adquire por vivencia própria ou por ouvir. Assistemático, não visa a uma sistematização das idéias, tanto para adquiri-las como na tentativa de valida-las; Acrítico, verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos ou sejam não se manifesta sempre de uma forma critica.

Conhecimento Popular – É valorativo fundamenta-se numa seleção com base em estados de ânimo e emoções: de um lado o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido. É reflexivo, estando limitado pela familiaridade com o objeto. Também é assistemático baseia-se na organização particular das experiências propias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias. É verificável, esta limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. E por fim é falível e inexato, conforma-se com a aparência e com o que se ouviu a respeito do objeto a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas.

Conhecimento Filosófico – É valorativo do seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas a observação: as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência e não na experimentação; é um conhecimento não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas ao contrário do campo cientifico, não podem ser confirmadas nem refutadas. É também sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada. É infalível e exato, já que quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras.

Portanto, o conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para que questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado.

Conhecimento Religioso ou Teologico – Apóia-se em doutrinas sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional), por tais motivos são considerados infalíveis e indiscutíveis (exatas); é um conhecimento sistemático do mundo como obra divina; suas evidências não são verificadas: existe uma atitude de fé mediante um conhecimento revelado.

Conhecimento Cientifico – É real porque lida com ocorrências ou fatos. É contingente, pois suas proposições ou hipóteses tem a sua veracidade ou falsidade através da experimentação e não apenas pela razão.

É também sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias. Caracteriza-se pela verificabilidade, a tal ponto que as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. É falível, visto que não pode ser definitivo, absoluto ou final e por esse motivo é aproximadamente exato, já que novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

        A ciência é um conjunto de conhecimento racionais, certos ou prováveis, obtidos metodologicamente sistematizados e verificáveis que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.

        Conhecimento racional, isto é, tem exigências de método e está constituído por uma serie de elementos básicos, tais como sistema conceitual, hipóteses, definições.

        Certo ou provável, já que não se pode atribuir a ciência a certeza indiscutível de todo saber que a compõe.

        Obtidos metodologicamente, pois não se adquire ao acaso ou na vida cotidiana, mas mediante regras lógicas e procedimentos técnicos.

        Sistematizadores, isto é, não se trata de conhecimentos dispersos e desconexos, mas de um saber ordenado logicamente, constituindo um sistema de ideias (teoria).

        Verificáveis, pelo fato de que as afirmações que não podem ser comprovadas ou que não passam pelo exame de experiência não fazem parte do âmbito da ciência, que necessita, para incorporá-los, de afirmações comprovadas pela observação.

        Relativos a objetos de uma mesma natureza, ou seja,  objetos pertencentes a determinada realidade, que guardam entre si certos caracteres de homogeneidade.

        Entende-se, conforme Trujillo, por ciência uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.

        Em conformidade com a visão geral dos conceitos, a ciência apresenta-se como um pensamento racional, objetivo, lógico e confiável, não final e definitivo; contribuindo para a compreensão a respeito das preocupações de Ogbum e Nimkoff e Caplow, ao apontar a sociologia como ciência inserida no universo mais amplo das Ciências Sociais ou Humanas, aproximando-se das ciências exatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com