TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA E O SENSO COMUM

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

A Ciência e senso comum

Este texto nos mostra a diferença de psicologia aplicada como senso comum e como ciência.

      Senso comum: psicologia que usamos no dia a dia, saber amar, atravessar a rua conquistar uma pessoa, são exemplos deste tipo de psicologia.

      Ciência: Conjunto de conhecimentos adquiridos através de experiências precisas, aspira a objetividade e é isento de emoções.

      Podemos dizer que a psicologia é uma ciência, já que é ciência é a busca de um conhecimento mais preciso , empírico.

      Existem também outros tipos de conhecimentos que também são importantes como o filosófico, religioso, artístico etc.

      Para se adquirir conhecimentos é necessário um objeto de estudo. O objeto de estudo da Psicologia é a mente humana e o comportamento humano. Sua matéria prima é a vida dos seres-humanos.

     A Psicologia contribui com o estudo dos fenômenos psicológicos para a compreensão da totalidade da vida humana, portanto nosso objeto de estudo são fenômenos psicológicos.

      Fenômenos psicológicos são processos que acontecem em nosso mundo e são construídos em nossa vida.

      A psicologia e o misticismo:

      Muitas pessoas confundem o místico que no caso da psicologia é antropológico , com adivinhações e com isso se utilizam de práticas psicológicas para fraude , estamos sujeitos a punições.

      A Psicologia trabalha com dados observados, indireta e diretamente, esses dados são observados a partir de conceitos científicos.

 EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLOGICA

PSICOLOGIA E HISTÓRIA

A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS: OS PRIMÓRDIOS

     O pensamento humano teve um momento importante na antiguidade, entre os gregos, 700 anos aC. até a dominação romana, às vésperas da era cristã.

    Os gregos foram muitos importantes , os mais evoluídos da época, com os avanços tecnológico, ciência ,social etc. o cidadão passou a ocupar mais das coisas do espírito, como a filosofia e a arte , foi o tempo de Platão e Aristóteles. A filosofia começou a especular em torno do homem e sua interioridade.

     Entre os filósofos gregos é que surgiu a primeira tentativa de sistematizar a psicologia.

     A psicologia vem do grego psyché,  que significa razão, etimologicamente psicologia significa estudo da alma.  

     Para os filósofos da época a alma significava a parte material do homem envolvendo ai a parte de sentimentos como ódio, amor, medo etc.

     Os filósofos que surgiram antes de Sócrates, (pré-socrático) definiam a relação do homem com o mundo, através da percepção. Eles discutiam que o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe?

      Nesta época havia uma oposição entre idealistas ( as idéias formam o mundo ) e os materialistas ( a matéria que forma o mundo).

     Com Sócrates a psicologia na antiguidade ganha consistência , ele  discute o limite entre o homem e o animal e descobre a diferença que está na razão, poder do homem em discutir decidir, analisar etc, assunto bem explorado pela psicologia.

    Platão foi discípulo de Sócrates, para ele a razão está no próprio corpo, na cabeça, onde encontra a alma do homem, a medula seria a ligação da alma com o corpo, a alma seria na sua visão separada do corpo. Se alguém morre o corpo desaparece, mas a alma ficaria livre para ocupar um outro corpo.

     Aristóteles foi discípulo de Platão, um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia. Para ele alma e corpo não poderiam se separar, a alma seria o princípio ativo da vida. Também analisou que tudo que alimenta, cresce, reproduz possui alma. Como no caso dos vegetais, que teriam neste caso alma vegetativa pois alimentam e reproduzem. No caso dos animais , teriam alma sensitiva porque  tem percepção e movimento e os homens teriam os dois níveis (alma vegetativa e sensitiva) com um acréscimo da alma racional por causa da função de pensar, raciocinar.  Ele estudou a diferença entre razão, percepção e sensações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com