TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COLABORAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AGENTES MULTIPLICADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ATUALIDADE

Por:   •  2/11/2021  •  Ensaio  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 6

 PROJETO DE PESQUISA – MESTRADO 

 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

 

 

  A COLABORAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AGENTES MULTIPLICADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ATUALIDADE

LINHA DE PESQUISA 4 – PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

1. INTRODUÇÃO

Ao relatar a minha trajetória acadêmica e profissional na área de educação, questionei-me se escolhi ou fui escolhida por ela; considerando que tencionava seguir uma outra carreira. Iniciei meu curso de Pedagogia na Federal ainda na década de 90, mas foi interrompido por motivo de mudança de país. Porém, mesmo estando em uma outra realidade educacional, meu desejo em me aprofundar no âmbito educacional ainda perpetuava, e assim fiz. Em 10 anos residindo no Reino Unido, pude experienciar as práticas pedagógicas daquele país através de cursos, como um técnico em Psicologia Infantil, como também em trabalhar em sala de aula na função de assistente de professora primária da rede municipal da cidade de Glasgow.

          Em concluir o curso de Pedagogia, ao retornar ao Brasil, deduzi que fui escolhida. O estudo da Psicologia infantil e as experiências adquiridas na lida com crianças, motivou-me a cursar a pós em psicopedagogia clínica e institucional. Foi quando tive conhecimento da neurociência, acentuando em mim o interesse em estudar mais essa ciência no âmbito educacional, me direcionando no aprofundamento da neurociência aplicada à alfabetização.

Entende-se que a alfabetização é um processo de ensino-aprendizagem, e que permanece ainda uma das grandes preocupações atualmente, devido ao índice de analfabetismo em nosso país. Porém esse processo vem recebendo um destaque pós pandemia no meio pedagógico e psicopedagógico, com crianças apresentando graus elevados de dificuldades no processo de alfabetização, além de resistência e/ou falta de interesse em aprender. Desde então, meu compromisso como educadora e terapeuta da aprendizagem passou a ser em despertar e/ou recuperar o interesse dessas crianças no processo de aprendizagem.

Para isso, busquei referências na área da alfabetização, assim como novos estudos ou métodos que pudessem me ajudar na trajetória dessa linha de pesquisa, tais como a pesquisadora do centro de alfabetização Magda Soares, autora dos livros : Alfabetização e Letramento,  Alfabetização a questão dos métodos, entre outros; Alicia Fernandez, referência na psicopedagogia da atualidade; Bases neurocientíficas da aprendizagem.

Ao trabalhar com crianças dentro desta realidade e exercendo um papel de pesquisadora, senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos cursando o Mestrado e possivelmente o Doutorado.

2. PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA

Com a demanda do mundo atual e uma sociedade de conhecimentos, faz-se necessário o estudo e a compreensão de como os processos acontecem, além de entender o porquê, de forma a atingir o objetivo proposto, a aprendizagem, que em sala de aula não é homogêneo, ou seja, a facilidade de uma criança em entender uma disciplina é diferente de outra, assim como se dá no processo de alfabetização. O corpo docente dirigido por uma norma escolar que em parte não adota o exercício pelos profissionais da educação dos proveitos da neurociência em sala de aula, que proporciona identificar e melhorar as formas de divulgar a matéria da disciplina aplicada aprimorando o entendimento dos discentes. Segundo Howard-Jones (2014), o entendimento de como o funcionamento do cérebro pode interferir positivamente na prática educacional é um fator importante a ser compreendido.

Partindo deste pressuposto se faz necessário um estudo mais aprofundado acerca da formação dos professores com relação á contribuição da neurociência no processo de ensino-aprendizagem, no caso da intenção de estudo desse mestrado, no processo de alfabetização

3. OBJETIVOS

 

 Geral:

Aprofundar nos estudos da contribuição da neurociência no processo de ensino aprendizagem na fase de alfabetização. Investigar e desenvolver pesquisas para possíveis orientações no aprimoramento do nível de conhecimento e compreensão dos profissionais da educação acerca da influência da neurociência  neste processo.

Específicos:

- Identificar o estudo da neurociência na formação inicial dos profissionais da educação ou  na formação continuada;

- Evidenciar a importância da neurociência no processo de ensino-aprendizagem, como forma de contribuir no desenvolvimento de competências e habilidades do mundo atual e globalizado;

- Analisar como estão sendo apresentados os conteúdos da neurociência  nos cursos voltados à educação;

- Desenvolver, junto aos profissionais da educação e/ou agentes multiplicadores, estratégias para adoção, aplicação e consolidação de uma nova metodologia pedagógica com bases neurocientíficas da aprendizagem no processo de alfabetização.

 

4. REFERENCIAL TEÓRICO

 Compreender como a neurociência pode facilitar a aprendizagem das crianças na fase da alfabetização é o que motiva o desenvolvimento deste estudo. Para isso, será importante o resgate das teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.

Com os estudos da neurociência,é possível constatar que as crianças por volta dos 3 anos iniciam a construção da teoria da mente, que segundo Papalia e Feldman (2013) é a consciência e entendimento de processos mentais, consciência dos estados mentais (...) que permite entender e prever o comportamento dos outros e torna o mundo sócial compreensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com