TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO DA GERAÇÃO DIGITAL

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Cláudia Valéria Gonçalves Martin - RA: 5048580568

Daise Duarte Concetto – RA: 8510519406

Flávia Adriana de Oliveira Araújo - RA: 5061630388

Gissella Arias Rojas -  RA: 8510492742

Jussara Souza Bastos - RA: 8501497830

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 LETRAMENTO DIGITAL..........................................................................................4

   2.1  A Informática na Alfabetização...........................................................................4

3 A COMUNICAÇÃO DA GERAÇÃO DIGITAL..........................................................5

4 BRINQUEDOS LÚDICOS X LETRAMENTO DIGITAL............................................6

5 O PLANO DE AÇÃO SOB O OLHAR DE UM PEDAGÓGICO COACH..................7

   5.1 Diagnóstico numa perspectiva digital para a Educação......................................9

6 METODOLOGIA DO PROGRAMA APOIO AO PROFESSOR..............................10

7 CRONOGRAMA......................................................................................................11

8 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

9 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA............................................................................13

 ANEXOS ..................................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

A concepção da elaboração deste projeto em auxiliar a supervisora escolar de uma escola de 1º ao 5º ano, em um bairro da periferia que nos primeiros dias de atuação percebeu as dificuldades das professoras em relação à alfabetização das crianças utilizando as novas tecnologias como possibilidade de aprendizagem  lúdica, sendo que o brincar, tão importante nesta etapa. Com dados observados e coletados analisado com cautela, e pautada nos documentos oficiais sobre a alfabetização das crianças e o direito de brincar dos alunos do 1º ao 3º ano de uma escola municipal em um bairro de periferia. Neste quesito foi apresentado à direção à necessidade de um plano de formação para o grupo de professoras, em que tanto aspectos legais, quanto pedagógicos deste processo, pudessem ser estudados e debatidos.

Pontuando a necessidade de planejamento de aulas, utilizando os jogos educacionais do software Linux educacional, internet, possibilitando assim trabalhar a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade na escola para o desenvolvimento do raciocínio lógico e das habilidades motoras, cognitivas e afetivas.

Ao observar o grande interesse dos alunos em utilizar as tecnologias digitais nas escolas apenas com o foco em sites de rede networking e jogos como interatividade. Sempre no primeiro dia de aula sugerimos a produção de um breve texto onde o aluno poderá escrever sobre o conhecimento que tem em informática. A partir dos resultados pesquisamos mais sobre o assunto e buscamos as possibilidades em utilizar as tecnologias e também a ludicidade digital como ferramenta de ensino aprendizagem no processo de alfabetização, para formar alunos mais conscientes e críticos. O Letramento Digital deve ser trabalhado como um processo de construção do conhecimento através do lúdico digital. A informática vem adquirindo no contexto educacional, ferramentas de conhecimento que podem contribuir no processo de alfabetização e pesquisa, desenvolvendo habilidades e proporcionando conhecimento aos indivíduos. Sendo assim, indispensável para que os alunos possam avançar no processo ensino-aprendizagem, e serem incluídos na sociedade do conhecimento neste mundo globalizado.


  1. LETRAMENTO DIGITAL

                                                                

Numa sociedade globalizada e farta de conhecimento, onde o avanço tecnológico já faz parte do nosso dia a dia. Para tanto a necessidade de romper com antigos padrões tradicionais e voltar o olhar a uma nova forma de ensinar, ou seja, buscar recursos de ferramentas disponíveis nas novas tecnologias.

2.1  A Informática na alfabetização

A necessidade de uma proposta de formação continuada para professores, mediada através de uma supervisora escolar de uma escola do município, sobre a alfabetização e letramento dos alunos do 1º ao 3º anos dos anos iniciais, considerando aspectos do direito de brincar e a utilização das tecnologias como ferramentas de aprendizagem.

A importância de introduzir o Letramento Digital nas escolas desde a educação infantil ao ensino fundamental. O interesse por este tema vem evoluindo cada vez mais e se faz necessário,    ao observarmos o grande interesse dos alunos em utilizar as tecnologias digitais nas escolas apenas com o foco em redes de networking e jogos como meio de interatividade. Sempre no primeiro dia de aula sugerimos a produção de um pequeno texto onde o aluno deverá escrever sobre o conhecimento que tem em informática e a partir dos resultados, pesquisar mais sobre o assunto e buscar as possibilidades em utilizar as tecnologias como processo lúdico na alfabetização, como uma ferramenta de ensino aprendizagem para formar alunos mais conscientes e críticos.

O Letramento Digital deve ser trabalhado como um processo de construção do conhecimento através do lúdico digital e sendo de suma importância da utilização desse recurso no processo de alfabetização.


  1. A COMUNICAÇÃO DA GERAÇÃO DIGITAL

Analisando o papel do professor neste processo que é de grande relevância, pois é a partir do seu planejamento é que as aulas poderão ser bem aproveitadas, onde o papel do professor será o de orientador, facilitador e mediador no correto uso da informática pelos seus alunos, buscando favorecer a aquisição de um ensino aprendizagem mais significativos na sua diversidade e tempo de forma a desenvolver nos alunos a sua autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (538.9 Kb)   docx (590.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com