TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Por:   •  22/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERITAS

PEDAGOGIA

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

NAIDE HELENA

AMANDA RODRIGUES MACHADO

LUCIANE LANGE

Segundo os autores Koch & Travaglia (2011), um texto com os elementos coesivos contribui para facilitar a compreensão, mas o seu uso não é obrigatório para que ocorra a coerência. Seguindo esta linha de pensamento, leia o trecho da música abaixo e responda:

Você acha que este texto tem coerência e/ou coesão?  Justifique a sua resposta com base nas informações do conteúdo estudado.

Bye, Bye, Brasil

Oi, Coração

Não dá pra falar muito não

Espera passar o avião

Assim que o inverno passar

Eu acho que vou te buscar

Aqui tá fazendo calor

Deu pane no ventilador

Já tem fliperama em Macau

Tomei a costeira em Belém do Pará

Puseram uma usina no mar

Talvez fique ruim pra pescar

Meu amor...

(Compositores: Roberto Menescal e Chico Buarque)

Conforme a letra da música se trata de um jovem apaixonado dialogando com sua namorada, provavelmente por um orelhão. Apesar de se notar somente um interlocutor deduzimos que exista uma pessoa com a qual ele esteja interagindo, assim dando sentido a composição.

No texto podemos notar a ausência de conectivos, portanto, não possui coesão, porém há coerência, por causa do diálogo existente no texto. Apesar de existir uma contradição no trecho ´´ Assim que o inverno passar. Eu acho que vou te buscar, Aqui tá fazendo calor, Deu pane no ventilador``.  Ainda assim a negativa não altera o sentido do texto, mantendo o mesmo coerente. Percebemos o não uso dos conectivos, e logo no início uma recorrência de termos. ´´ Oi, coração Não dá pra falar muito não Espera passar o avião``.  A frase ficaria mais coerente da seguinte forma ´´ Oi, coração agora não podemos falar muito, vamos esperar passar o ventilador``.

Então a coesão é um elemento muito importante para a construção de um texto, mas nem sempre vai estar presente para conectar ideias e enunciados.  Mas quando nos depararmos com um texto assim, vamos buscar elementos da coerência textual para dar sentido a ele, entendendo que um texto sem coesão é sim possível.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/coesao-coerencia.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com