TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.852 Palavras (16 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

Este trabalho busca abordar assuntos relativos a importância e contribuições da didática na formação docente na área da pedagogia. Tal proposta visa propiciar um olhar eficaz e exitoso do professor para o objetivo de se consumar as perspectivas aqui propostas de modo a obter um trabalho qualitativo.

O trabalho didático deve levar em conta que teoria e prática são caminhos indissociáveis, paralelos e convergentes que orientam o ensino-aprendizagem no contexto pedagógico. Como um depende do outro, não haverá perfeição na tarefa de ensinar se não forem levadas em conta as inter-relações entre eles.

O trabalho docente deve levar em conta que teoria e prática são caminhos indissociáveis, paralelos e convergentes que norteiam o ensino-aprendizagem no contexto pedagógico. Uma vez que um depende do outro, jamais haveria perfeição na tarefa docente, se não fossem consideradas as suas inter-relações.

 A aplicabilidade da didática, ora fundamentada na teoria, realizará o papel íntegro do professor no âmbito educacional, com direcionamento ao seu público alvo.

É um projeto saindo do papel rumo a sua efetivação. Presumimos que um dentre tantos problemas entranhados no processo do ensino-aprendizagem é a falta da didática, tendo em vista que muitos profissionais da área pedagógica, podem até planejar com excelência, para atender as exigências das secretarias de educação, mas não cumprem integralmente, com o que planejaram.

INTRODUÇÃO

A didática, caminho programado pela teoria, tem sido considerada uma ampla e indispensável sinalizadora na aplicabilidade dos conteúdos programáticos a que o professor utiliza para ministrar suas aulas. No entanto, há um equívoco quando se espera que ela seja algo definido e delimitada garantindo uma prática eficaz. É absolutamente impossível usá-la como manual de orientação, passo a passo, uma vez que a sua impregnação depende da necessidade à proporção que vai surgindo.

A aplicabilidade da pedagogia teórica dará pleno andamento ao papel do professor no campo da educação e atingirá o público-alvo. Este é um projeto de desenvolvimento de dissertação devido à sua eficácia. Hipotetizamos que um dos muitos problemas no processo de ensino é a falta de pedagogia, pois muitos profissionais do ensino podem até ter planos excelentes para atender as necessidades do setor educacional, mas não aderem totalmente aos seus planos. A pedagogia, caminho traçado pela teoria, é considerada um guia amplo e indispensável para a aplicabilidade do currículo que os professores utilizam para ministrar os cursos. No entanto, há um equívoco quando se espera que seja definido e limitado para garantir uma prática efetiva. É absolutamente impossível usá-lo como um manual de instruções passo a passo, pois sua imersão depende de suas necessidades.

A didática do professor é considerada flexível, tendo em vista que cada turma e cada indivíduo exigirá práticas diferenciadas. Contudo, conhecer a didática como a concretização da teoria poderá consumar aquilo que o professor almejou no decorrer do seu planejamento, atendendo, assim, as diferentes formas de educar, as diversas concepções pedagógicas e as reflexões docentes, considerando o ensinar/aprender um processo em constante mudança.

 O conhecimento sobre algo é essencial para o professor que usando dos seus muitos métodos norteará a sua didática pedagógica, tendo em vista as necessidades específicas em cada contexto, em cada turma e em cada aluno.

Todavia, ao se pensar na didática, surgem certas dificuldades ao longo do planejamento, uma vez que o mesmo deve originar-se de objetos concretos e que venham focalizar, exclusivamente, o público alvo.

O ensino dos professores é considerado flexível, considerando que cada turma e cada indivíduo requer práticas diferentes. No entanto, entender a pedagogia como a concretização da teoria pode refinar o que os professores desejam no processo de planejamento, focalizando diferentes estilos de ensino, diferentes filosofias de ensino e reflexões docentes, e tratando o ensino/aprendizagem como um processo constante. Mudar. O conhecimento de algo é essencial para o professor e ele utilizará seus múltiplos métodos para orientar seu ensino, levando em consideração as necessidades específicas de cada ambiente, de cada turma e de cada aluno. No entanto, quando se pensa na pedagogia, algumas dificuldades surgem no processo de planejamento, pois tem que partir de um objeto concreto e focar apenas no público-alvo.

 

Faz-se necessário levar em consideração que a didática é uma norteadora teórica/científica, imprescindível à tarefa pedagógica cotidiana, onde há um sinalizador do ensino-aprendizagem significativo dia após dia.

Enfim, a meu ver, a didática pedagógica não é outra coisa senão a prática docente propriamente dita, consumadora daquilo que se objetivou previamente. Ou seja, é um cumprimento legal da teoria e trilhamento absoluto no caminho que se programou.

Como a arte e a ciência da pedagogia, procura-se compreendê-la, ainda, como espaço de estudos dinâmicos voltados à prática docente com base na programação teórica, tendo como objetivo a ponte que ela faz entre ambas.

De maneira alguma, poderia fazer-se uma educação e qualidade se não for levado em consideração a didática como objeto essencial no processo educativo. Ela é um suporte imprescindível a prática educativa, pois oferece embasamento para a efetivação do ensino-aprendizagem, eliminando discrepâncias existentes entre teoria e prática.

É preciso levar em conta que a pedagogia é uma diretriz teórico-científica essencial ao dia-a-dia da docência e que há indícios significativos de ensinar no dia-a-dia. Ao final, parece-me que a pedagogia é a própria prática de ensinar, que completa o objetivo anterior. Em outras palavras, é uma realização legítima da teoria e está absolutamente no caminho planejado. Como arte e ciência da pedagogia, também é vista como um espaço de pesquisa dinâmica voltada para a prática pedagógica baseada na programação teórica com o objetivo de colmatar a lacuna entre elas. A educação e a qualidade não podem ser alcançadas se o ensino não for considerado um objetivo fundamental no processo educacional. É um importante suporte da prática educativa porque fornece a base para a eficácia do ensino e da aprendizagem, eliminando as diferenças que existem entre as teorias e práticas.

A DISCIPLINA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Nota-se, nitidamente, que o grave problema existente na educação em trono da didática consiste na dissociação entre teoria e prática. Uma vez que a teoria é o caminho e a prática a ação, essa separação entre ambas impossibilita o professor a consumar o que previamente planejou, ou seja, a ambiguidade de suas inter-relações reduzirá, ao extremo, o praticismo.

Obviamente, o grave problema da formação pedagógica é a desconexão entre teoria e prática. Como a teoria é o caminho e a prática é a ação, a separação dos dois impossibilita o professor de completar seus planos anteriores, ou seja, a ambiguidade de sua inter-relação reduz o praticismo ao extremo. A prática da formação de professores nunca pode ser aleatória, sem planos, metas e ações, mas deve apontar para o que deve ser alcançado por meio da permeação da pedagogia, pois esta orientará as proposições que se buscam no campo das possibilidades de forma caminho viável. Assim, nesse raciocínio, percebe-se que a pedagogia contribui muito para a efetiva e bem-sucedida implementação da prática educativa. Fornece aos profissionais da educação subsídios metodológicos e estratégias para atingir os objetivos do programa ao longo do processo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com