TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  5/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE:

A didática como caminho para o processo ensino-aprendizagem

LUCIANA PEREIRA COSTA RUSSI [1]

RESUMO

O presente texto tem como objetivo analisar a didática como princípios relativos do processo ensino-aprendizagem, partindo das ações do professor. Esse estudo justifica-se por ter em mente a necessidade da formação do professor em didática, uma vez que é ela que norteia um trabalho e qualificação educacional para os alunos.  O objetivo da didática é planejar os passos aplicados quando o conhecimento é sistematizado em sala de aula e as mudanças da escola e dos professores de acordo com a necessidade dos alunos. Foram analisados especialistas sobre a didática, no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento.

Palavras-chave: Didática, Ensino-aprendizagem, Inovação, Conhecimento

1 INTRODUÇÃO

A sistematização do conhecimento é feita nas escolas onde há todo um processo para organizar a rotina de todos os envolvidos. Os professores que são parte do processo ensino-aprendizagem devem estar preparados para agir conforme essa organização, planejando e trabalhando o conhecimento cognitivo diretamente com os alunos.

Portanto, o objetivo da pesquisa é analisar a didática como princípios relativos do processo ensino-aprendizagem, partindo das ações do professor. É através da didática que serão elaborados os planejamentos, as atividades e demais ações que fazem parte de uma rotina escolar. Mas o que é didática e qual é o papel do professor nesse processo?

Para responder a essa pergunta, a pesquisa analisou conceitos relativos ao tema uma vez que é necessário para a formação de um professor compreender a importância da didática para a sua prática educacional. Portanto foi abordado durante todo o texto os parâmetros da didática e o como ela é fundamental para o professor e sua formação sistemática.

A didática faz parte de todos os cursos que envolvem a educação e a formação do professor. Ela é disciplina obrigatória para dar suporte ao professor dentro do contexto na qual ele vai atuar.  Bem como é importante ressaltar a necessidade de a didática estar sempre se atualizando para atender a demanda dos alunos em evolução. Para isso foram analisados os textos de Candau, Libâneo, Melo e Kenski para compreender o que é didática e o papel do professor nesse contexto.

2 Didática como parte do processo ensino-aprendizagem

A escola é uma instituição que tem como uma das suas metas formar o indivíduo para sua atuação como cidadão. Faz parte de o contexto escolar ter uma direção para que haja uma organização sistemática condizente com as necessidades dos alunos. A didática deve ser parte relevante dessa direção dando aos professores um norte para que ele possa realizar seu trabalho levando em consideração a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Segundo Candau (2012) o objetivo da didática é o processo ensino-aprendizagem. Toda proposta didática está impregnada, implícita ou explicitamente, de uma concepção do processo ensino-aprendizagem. Ou seja, é preciso um trabalho cognitivo direcionado a esse processo mantendo ações e recursos que possam garantir sua qualificação.

A própria formação do professor deve ter no seu currículo a disciplina envolvendo os conceitos de didática para permitir que esse profissional se sinta preparado para atuar no cotidiano de uma sala de aula. Vai haver conceitos que precisam ser analisados para dar suporte teórico e prático para o futuro profissional da educação.

O que ocorre nas concepções formativas e nos currículos, com consequência na conduta profissional dos professores, é a crença de que uma coisa é o conhecimento disciplinar com sua lógica, sua estrutura e seus modos próprios de investigação e outra coisa é o conhecimento pedagógico, entendido como domínio de procedimentos e recursos de ensino sem vínculo com o conteúdo e os métodos de investigação da disciplina ensinada. (LIBÂNEO, p. 629, 2015)

Candau (2012) afirma que o ensino-aprendizagem é um processo em que está sempre presente, de forma direta ou indireta, no relacionamento humano. Então é preciso pensar na didática como um processo que leva a essa relação entre pessoas que estão dentro de um mesmo contexto e que tem como objetivo o conhecimento. E no caso de a formação do professor pensar também no seu conhecimento pedagógico e nas suas metodologias.

A didática é o caminho para que o processo ensino-aprendizagem aconteça. Ela estabelece métodos, recursos, ações, atividades e procedimentos que transcreve o processo cógnito dos alunos nos primórdios da educação e da vivencia social, educacional e intelectual dos mesmos. Para Libâneo (2015) enquanto a didática volta-se prioritariamente ao modo pelo qual os alunos se apropriam dos conhecimentos, a pedagogia volta-se à relação professor-alunos e às condições pelas quais se concretizam as ações didáticas.

(...) didática é assumida como uma disciplina pedagógica indispensável ao exercício profissional, constituindo-se referência para a formação de professores à medida que investiga os marcos teóricos e conceituais que fundamentam, a partir das práticas reais de ensino-aprendizagem, os saberes profissionais a serem mobilizados na ação docente, de modo a articular na formação profissional a teoria e a prática. (LIBÂNEO, p. 632, 2015)

O papel do professor a partir das premissas pedagógicas é formar os alunos, orientando seus passos conduzindo ações que os prepararam para a convivência em sociedade. Para isso ele precisa estar atento a como suas ações didáticas influenciarão seu trabalho, frutificarão bons ou maus resultados e como será possível incentivar novos procedimentos para garantir qualidade na educação.

(...) prática pedagógica é uma prática social determinada por interesses, motivações, intencionalidades; como também pelo grau de consciência de seus atores, pela visão de mundo que os orienta, pelo contexto onde esta prática se dá, pelas necessidades e possibilidades próprias a seus atores e própria à realidade em que se situam. (MELO, p. 38, 2015)

A realidade dos alunos e da escola precisa estar dentro dos contextos e das ações didáticas com as quais o professor vai trabalhar. O conhecimento que o professor traz consigo mediante sua formação necessita levar em considerações os parâmetros sociais do processo ensino-aprendizagem. Para Libâneo (2015) na análise da formação de professores, a relação entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico vem sendo tratada, mundialmente, a partir de distintas posições sobre saberes docentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com