TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

JULIENE GARBOSA MARQUES

KAREN REGINA AZEVEDO[1] 

RESUMO

O presente texto tem como objetivo destacar a formação do pedagogo, buscar compreensão do pensamento dos alunos diante do estágio, quais os problemas enfrentados no decorrer do mesmo e o papel na formação de um professor/pedagogo com qualificação adequada. Também procura refletir sobre os avanços nos componentes curriculares. A problemática abordada é uma reflexão crítica sobre a prática vivenciada e o estágio como colaborador no processo de construção dos saberes dentro do contexto da formação de docentes. Os resultados mostram que o espaço que é destinado ao estágio, é privilegiado dentro da formação que é inserida os saberes teóricos e práticos.

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Alunos. Formação. Prática.

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado solidifica conhecimentos que são essenciais para a prática pedagógica e auxilia no desafio de o professor construir sua própria identidade profissional, tendo em vista que esta profissão está no auge das exigências sociais.

Diante dessa colocação, se faz necessário o questionamento: qual a importância do estágio na construção dos saberes que possam favorecer essa formação para atuar nesse espaço educacional?

Dessa forma, o objetivo do trabalho é trabalhar esse tema em questão que se analisa a contribuição do Estágio Supervisionado: a teoria e a prática na formação do Pedagogo são de suma importância para se compreender a atuação em sala aula, não ficando somente na parte teórica dos estudos. Trata-se de uma preparação para se conhecer o campo de atuação, ou seja, aliar teoria e prática. Porém, ainda existem muitos questionamentos a respeito da formação de professores, mas também existe o fato de que o professor não tem um manual de instruções com fórmulas prontas. No entanto essa área tem tido um grande crescimento na posição da valorização. A construção do saber tem sido um espaço destinado aos objetivos e metas que se quer chegar para a construção de um espaço de reflexão acerca de sua formação. Daí, a justificativa para a realização deste trabalho.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ETAPA DESTINADA PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE ESCOLAR

Durante as observações do Estágio Supervisionado, os futuros professores podem compreender que a educação escolar deve trabalhar com o todo, envolvendo os acontecimentos e evolução da sociedade, bem como as experiências de vida dos seus alunos. As metodologias, os conteúdos devem sempre ser inovados, a fim de instigar os interesses dos alunos, levando a compreensão de que estudar é preciso, e que obter conhecimento é propício para viver em sociedade.

Por meio dos saberes o professor tem o poder de socializar, humanizar e ajudar o sujeito a encontrar sua posição social. Por isso é importante destacar o papel substancial do Estágio supervisionado, pois por meio dele se adquire o necessário para a consolidação de uma prática docente. A partir dele o conhecimento é solidificado auxiliando assim o desenvolvimento de várias habilidades que serão necessárias para um forte crescimento profissional e pessoal.

Quando se pensa sobre a relação entre teoria e prática no contexto da formação inicial de professores, percebe-se que é algo complexo. Sabemos que a formação docente necessita de uma construção de saberes diversos, que são essenciais para a formação profissional. Pimenta (1999, p. 24) afirma que:

O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Dessa forma, a teoria tem importância fundamental na formação dos docentes, pois dota os sujeitos de variados pontos de vista para uma ação contextualizada, oferecendo perspectivas de análise para que os professores compreendam os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si próprios como profissionais.

Partindo destas considerações pode-se observar o quão relevante são os saberes acadêmicos para a formação do professor. Profissão essa que dispõe de singularidades que a modifica das demais profissões, pois exige dedicação para crescer e fazer crescer. “Vendo o professor por essa ótica, fica claro, que ele tem um papel social a cumprir, papel este, que se delimita a provocar “conflitos intelectuais”, para que, na busca do equilíbrio, o aluno se desenvolva” (FREITAS, 2005, p. 95). É evidente que o papel do professor é singular, pois além da função de educar, ele tem um papel social, pois é por meio da transmissão de seus conhecimentos e de interação com os alunos que os prepara para viver em sociedade e nela atuar.  

Vale ressaltar que a prática pedagógica não se faz apenas no dia a dia, só os conhecimentos formais que são desenvolvidos nos cursos de formação para os mesmos não são suficientes. Para que ocorra uma formação cada vez mais sólida, são necessárias experiências que servirão de alicerces para essa formação. Entretanto, existe uma necessidade de se estar instrumentado para que ocorra o desenvolvimento da práxis seguindo as exigências mais amplas e estando compatível com os avanços, mudanças e transformações que passa o mundo atual.

Nesse sentido fica claro a importância dos saberes que pressupõe “aprender a ensinar”. Isso requer um olhar atento do professor para qualquer oportunidade que o possa transformar em sua atuação, seja ela qual for, o importante é que ocorra uma transformação adequada e que auxilie no processo de aprendizagem de forma que se possam passar os conhecimentos utilizando das melhores ferramentas que tiverem em mãos para um aprendizado favorecedor.

Para Freitas (2005, p. 73 apud CASTRO; SILVA; NONATO, p. 01), “a função social da escola se cumpre na medida da garantia do acesso aos bens culturais, fundamentais para o exercício da cidadania plena no mundo contemporâneo”.  Para estar preparado para garantir uma formação satisfatória ao educando, diante de toda mudança que ocorre dia após dia no mundo, o professor necessita atualizar-se em seus estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (330.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com