TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.025 Palavras (37 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 37

1. INTRODUÇÃO

A participação da família no ambiente escolar tem muita influencia no desenvolvimento do trabalho pedagógico entre os profissionais da educação e os alunos. Porém promove a troca de saberes, e melhora a harmonia e a socialização entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, gera divisão de trabalho na educação das crianças, que juntos buscam encontrar meios de solucionar os problemas detectados na sala de aula e criarem estratégias apropriadas para eliminar as barreiras que prejudicam o ensino aprendizagem.

Acredita-se que a influência da família pode gerar sucesso ou fracasso escolar no desenvolvimento educacional da criança, durante sua trajetória estudantil, porque os alunos sofrem fortes reflexos da família durante seu desenvolvimento e é na família que se adquire as crenças, os valores, costumes, caráteres e condutas, de maneira positiva ou negativa durante o processo ensino e aprendizagem.

A escola deve oferecer ao aluno, oportunidade de descobrir suas potencialidades envolvendo a família no processo de ensino e aprendizagem de seus filhos, visando solucionar os problemas que possam aparecer durante o processo escolar no intuito de auxiliar o individuo a estabelecer contato com suas reais prioridades e redirecionar sua vida para uma profissão desejada, de forma coletiva nas tomadas de decisões da escola junto com a família para garantir a permanência do educando no sistema escolar, tornado as aulas mais motivadas e dinâmicas.

Percebe-se que a importância da família no contexto escolar atualmente apresenta um quadro muito complexo, pois muitos educadores reclamam da dificuldade de interação entre família e escola e sabem da grande importância que essas duas instituições apresentam para a formação integral das crianças. Portanto deve-se, buscar meios para fortalecer maior vinculo entre família e escola no intuito de conseguir a superação desse problema. A escola não pode assumir toda responsabilidade de conflitos que existe nas relações sociais, sozinha. Quando o aluno tem o acompanhamento da família, nas ações focadas no ensino e aprendizagem, o sucesso dos objetivos esperados é garantido. Sabe-se que a parceria entre escola e família, é fundamental por que juntos é mais fácil alcançar os objetivos em comum e isso minimiza os problemas que dificultam o ensino e aprendizagem

A educação é um processo em longo prazo, e é uma ação solidária que acontece pela troca de experiência entre profissionais especialistas da área educacional e o apoio da família, refletindo sobre seus valores, para a fim de proporcionar um futuro de sucesso, garantindo a permanência do aluno fornecendo-lhes condições para prosseguir sua carreira educacional e profissional de forma segura e competente.

1.1 Justificativa

A tarefa de educar é um dos trabalhos mais difíceis do educador. Porem Preparar o sujeito na vida e para a vida, provoca algumas reflexões no contexto educacional. O ser humano tem suas crenças e por essa razão, sua imaginação e pretensões, culminam nas atitudes. Atualmente é muito comum se deparar com professores insatisfeitos com as dificuldades de aprendizagem das crianças, angustiados com a falta de atuação dos pais no contexto escolar. Eles sentem falta do acompanhamento dos pais nas atividades escolares de seus filhos e dependentes. É importante ter a presença da família no ambiente escolar para o desenvolvimento do aluno.

A escola precisa provocar reflexões e discussões entre os educadores e a família sobre questões como falta delimites, desrespeito em sala de aula, desmotivação dos alunos, entre outros. Nota-se que os professores se sentem enfadados e, muitas vezes, doentes fisicamente e mentalmente. Existem professores que sofrem com o sentimento de frustração, por que planejam projetos educacionais cheios de intencionalidade, mas não conseguem produzir tão bons resultados por falta de apoio da família.

A participação da família no apoio das atividades escolares fortalece e garante sucesso nas ações educacionais, pois o objetivo social da escola é buscar novas metodologias de trabalho para tornar o espaço educativo num ambiente acolhedor excelente para produzir o ensino e aprendizagem com competências de proporcionar ao aluno além da aprendizagem e o acesso ao conhecimento, também o espaço privilegiado para aprender e não de transformar num local de divertimento e de lazer, porque essa função é da família. A escola e família se unem com um único objetivo, que é o de formar cidadãos conscientes na sociedade em que vivem, com valores morais e éticos com uma perspectiva de um futuro promissor.

1.2 Objetivos

1.3 Objetivo Geral

Analisar e investigar os impactos da participação da família na escola e estabelecer sua participação efetiva no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento escolar do aluno.

1.4 Objetivos Específicos

• Reconhecer as formas de participação da família na escola;

• Identificar os principais resultados obtidos pela participação dos pais na escola.

• Superar os desafios do convívio familiar e escolar, por meio da afetividade;

• Valorizar e promover interação entre escola e família;

• Colaborar para conscientizar a participação da família na construção dos saberes em parceria com a escola;

1.5 Problemática

É preciso envolver a família nas ações que contribuam para garantir os exemplos de comportamento necessários à convivência humana, pois o objetivo social da escola compreende a busca de novas metodologias de trabalho para tornar o espaço educativo num ambiente acolhedor excelente para produzir o ensino e aprendizagem com competências de proporcionar ao aluno além da aprendizagem e o acesso ao conhecimento, também o espaço privilegiado para aprender e não de transformar num local de divertimento e de lazer, porque essa função é da família. Diante desta afirmativa surge à problemática: Como evolver a família no processo ensino e aprendizagem na escola, diante da grande dificuldade de integração da família no contexto escolar? Essa é uma questão precisa ser analisada criticamente sobre os papéis a serem realizados pelos os professores e pelos pais na formação educacional de crianças e adolescentes. Pois a educação básica é um direito da família e do estado que garante a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.9 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com