TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DE ÁREA

Por:   •  6/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

“CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO’

CAMPUS DE ALTO ARAGUAIA

FACULDADE DE LETRAS, CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS

PROGRAMA PARCELADAS

NÚCLEO PEDAGÓGICO DE ITIQUIRA

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DE ÁREA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV

10/08/2020 A 21/09/2020

ACADÊMICA: Dilma Alencar Franco

RELATÓRIO GERAL SIMPLIFICADO

CONTEMPLANDO RESUMIDAMENTE OS RELATÓRIOS PARCIAIS

FASES: I, II e III

PROFESSOR SUPERVISOR DA DISCIPLINA

MESTRE DENILDO DA SILVA COSTA

ITIQUIRA (MT), SETEMBRO DE 2020

1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade apresentar meu desenvolvimento no estágio curricular e descrever minhas atividades desempenhadas nas fases I, II e III.

O estágio curricular é uma passagem. Quando as perguntas e dificuldades básicas começam a ser superadas após algumas discussões, registros e relatórios, a carga horária prevista para o estágio chega ao seu fim, antes mesmo que encontremos todas as respostas para as perguntas iniciais, ingressamos em outros desafios acadêmicos e novas perguntas e reflexões vão surgindo onde devemos cumprir diversas disciplinas.

Sendo assim em cada finalização dos  estágio, analisava se todos os objetivos foram alcançados, quando descrevia a metodologia seguindo os critérios da escola onde deveríamos utilizar atividades impressas e Apostila Positivo com isso a cada atividade executada, a cada resposta correta, a cada demonstração de aprendizagem, a cada registro escrito percebi que tudo isso foi conquistado, e o principal instrumento dessa conquista foi o “afeto”. Instrumento de extrema valia que me permite dizer que meu trabalho e a minha passagem por aquela turma não foi em vão. Tenho a certeza de que muitas das minhas ações vão ser lembradas de uma forma carinhosa por aquelas crianças.

Enfim, tenho diversos pontos positivos a serem tratados, mas deixarei um pouco mais a ser descrito nas considerações finais.

2 RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA FASE I

O primeiro estagio supervisionado foi realizado no mês de outubro com o termino no mês de novembro de 2018. Sendo responsável pela mediação do conhecimento às crianças, na Educação Infantil. Preservamos as rotinas marcadas por acolhimento, orações e cantos e as organizações nos horários, planejamento de brincadeiras.

Por ser a Educação Infantil sempre trabalhávamos de maneira a estimular a coordenação motora do aluno para a escrita (Nesse propósito continha no desenho uma lua e diversas estrelas onde eles contaram quantas estrelas tinham e cobrir os pontilhados foi bem fácil eles conseguiram realizar todas as atividades sem nenhuma dificuldade), percepção visual (Com o objetivo sobre o símbolo a proposta da atividade era a ilustração de três vestidos com isso eles deveriam identificar quem normalmente usaria essas roupas, desenvolvimento e conceito numérico (Com a música dos 05 patinhos foram trabalhado as cores e quantidades oralmente e na realização das duas atividades impressas tiveram que pintar e cobrir os pontilhados com o numeral 05), identificação das formas geométrica (Atividades para serem aplicadas como o desenho de um retângulo onde as crianças tinham que identificar essa forma geométrica com objetos ao seu redor), identificação das vogais (Foram colocadas as vogais dentro de uma caixa com o objetivo de pedir para as crianças pegarem uma vogal e dizer qual palavra começava com aquela vogal alguns apresentaram dificuldades em falar uma palavra com aquela inicial),  e nunca esquecendo de contar história, (Para a contação da fábula sobre a cigarra e a formiga fomos à biblioteca como o de costume todos prestou bastante atenção e fazendo sempre indagação em relação à fábula), e cantigas no início das aulas (Cantaram a música dos 05 patinhos a cada momento que eles iam cantando tirava um patinho pregado no quadro eles amaram a dinâmica depois lembramos eles sobre a historinha do patinho feio todos lembraram perfeitamente.).

3 RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA FASE II

Esta fase o estágio foi realizado com a turma do 4 ano o período de observação foi realizado nos dias 03/06/2019 há 07/06/2019 e o período de regência 10/06/2019 a 19/06/2019. Para os conteúdos propostos seguimos de acordo o que a apostila tinha como objetivo e sempre buscando mais conhecimento para os alunos, pesquisamos tudo referente à temática, diversificando as atividades proposta para melhor compreensão dos alunos e não nos esquecemos dos alunos com dificuldades na aprendizagem onde sempre uma estagiaria ficava dando auxilio para os mesmos. Foi bem gratificante trabalhar com essa turma onde todos têm um grande interesse pelas aulas por nós e pelos seus colegas de sala.

Foram trabalhados os sólidos geométricos da escola, objetos reais e imagens com formas diferentes e sempre os instigando a levantar às características dos objetos as crianças explicando o que é, onde podemos encontrar, no que isso pode nos auxiliares no dia a dia.

Para essa dinâmica solicitei aos alunos que sentará em círculo e em seguida foi feita  a leitura do texto ‘’ quem sou eu’’ ‘’ e mundo onde vivemos’’ onde em todos os pontos chaves do texto os alunos contribuíam com os seus apontamentos e questionamentos sobre a temática para a turma e em seguida com o termino do texto pedir para as crianças desenhar e ilustrada em seu caderno pontos que os mesmos acharam interessante na história.

Para a atividade de geografia o mapa foi essencial onde os alunos deveriam identificar o estado onde mora? Qual a capital do Brasil?  Quantos estados o Brasil e formado? E para uma dinâmica diferente entreguei um caça palavras onde os alunos deveriam localizar alguns estados brasileiros.

4 RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA FASE III

Para a fase III realizamos nosso estagio no centro de Conviver Líbio Faustino no período de 14/10/2019 a 14/11/2019. No dia 14 de outubro iniciamos a disciplina Estágio Supervisionado III e escolhemos como alternativa de campo de estágio o Grupo “Melhor Viver” em Ouro Branco do Sul, que atende em média de 40 a 50 pessoas (jovens, adultos e idosos) por dia, com atividades para combater a obesidade e qualidade de vida. Este grupo e o Grupo Conviver realizam atividades no Centro de “Conviver Líbio Faustino Franco” e em áreas externas como campo de futebol, quadra coberta e/ou praças. O número grande de participantes no Grupo “Melhor Viver” comporta as atividades pedagógicas e lúdicas requeridas pela disciplina de estágio e se torna um campo propício para o desenvolvimento das atividades pelos graduandos e graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso. Está se tornou a principal justificativa para execução desse projeto no citado local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com