TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/12/2019  •  Monografia  •  6.838 Palavras (28 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

 ALCINÉIA DA SILVA LIMA SIQUEIRA

 

 

 

 

 

A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                

 

 

 

 

 

SANTARÉM-PA

2019


  

  ALCINÉIA DA SILVA LIMA SIQUEIRA

 

 

 

 

A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de ensino de educação apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção da aprovação da disciplina.

Tutor Eletrônico: Crisangela Biassi De Almeida

Tutor de Sala: : Natalia Thais Repolho Silva        

        

        

SANTARÉM-PA

2019


RESUMO

     A Síndrome de Down é uma das alterações genéticas mais comuns em todo o mundo, e muitas vezes apresenta complicações clínicas que interferem em seu desenvolvimento global, tais como hipotonia e as alterações respiratórias, cardíacas e as sensoriais, principalmente as relacionadas com a audição e a visão. O brincar é a principal atividade da criança e é essencial em seu processo de formação como sujeito, pois facilita o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo e a socialização. O presente artigo trata da aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil e as práticas pedagógicas de inclusão neste processo. Este trabalho tem o objetivo de se compreender teoricamente como acontece essa aprendizagem e como tais práticas podem contribuem. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada nas Diretrizes da Educação Infantil e nas Diretrizes Operacionais para o atendimento especializado na educação básica, modalidade Educação Especial e alguns autores que abordam estudos sobre a aprendizagem e inclusão, como: Padilha (2001), Sakamoto (2014), Voivodic (2008) e outros autores. Considerando que a criança independente da sua condição física, mental ou intelectual tem direito ao acesso aos saberes construídos ao longo da história, a inclusão escolar dessas crianças contribui de maneira significativa para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam ser respeitados e inseridos nos diferentes espaços sociais.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................05
  2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................07
  3. DESENVOLVIMENTO.............................................................................17

3.1 TEMA DE LINHA E PESQUISA..............................................................17

3.2 JUSTIFICATIVA......................................................................................17

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO.............................................................................18

3.4 OBJETIVOS............................................................................................19

3.5 CONTEÚDOS.........................................................................................19

3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.................................................20

3.7 TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO.........................................20

3.7 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS.................................................21

3.8 AVALIAÇÃO............................................................................................21

4. CONSIDERAÇÕESFINAIS.......................................................................22

5. REFERÊNCIAS ........................................................................................24

INTRODUÇÃO

    A educação inclusiva vivenciou mudanças com a Constituição Federal de 1988, com a Lei 7583/89, com a Conferência Mundial Sobre Necessidades Básicas de Aprendizagem, aprovada em Jomtien/Tailândia em 1990, quando novas orientações legais foram impostas e garantiram a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas públicas, mas isso não significa uma inclusão de qualidade. Por muito tempo, acreditou-se serem essas crianças incapazes de aprender em meio às demais crianças e aos contextos educacionais, cabendo às famílias procurarem instituições e clínicas médicas como os únicos meios para que essas crianças tivessem a possibilidade de aprender e estarem inseridas na sociedade.

      A infância é um período imprescindível para o desenvolvimento de todas as crianças e para as crianças com síndrome de Dom ela é fundamental, pois, é nesta fase que ela adquire a maior parte de seus conhecimentos e habilidades. O presente trabalho pretende discutir sobre as práticas pedagógicas que podem contribuir no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down na escola regular de Educação Infantil. A escolha por esse tema é importante devido às inúmeras mudanças que a educação inclusiva vem causando nos contextos escolares. Devido às conquistas sociais e políticas dessas crianças e a sua inserção no ensino regular comum, as escolas regulares de Educação Infantil precisam rever várias práticas de ensino e de acolhimento aos alunos que apresentem algum tipo de deficiência. Considerando que a criança independente da sua condição física, mental ou intelectual tem direito ao acesso aos saberes construídos ao longo da história, a inclusão escolar dessas crianças contribui de maneira significativa para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam ser respeitados e inseridos nos diferentes espaços sociais.

     De acordo com Mills (2003),

[...] educar uma criança com Síndrome de Down é um trabalho complexo, pois necessita de organização e adaptações de ordem curricular que requer um acompanhamento cuidadoso dos educadores, pais e da sociedade para que seus objetivos sejam atendidos (Mills, 2003 p.90).

     Desse modo, o estudo sobre a educação da criança com Síndrome de Down desde a infância auxiliará o trabalho educacional visando à melhoria nas formas e estratégias de ensiná-los e ajudá-los a se desenvolverem dentro e fora da escola, pois entendemos que a infância é uma fase muito importante para a aprendizagem. Educar crianças com síndrome de Down desde a infância é ainda mais importante, pois é por meio da educação que a criança encontra maiores possibilidades de desenvolvimento de suas capacidades e habilidades motoras, cognitivas e emocionais bem como de interagir com o meio escolar e social. Para a formação de professores, o tema é relevante, ressaltando a importância de estudo dos aspectos referentes à educação das crianças com Síndrome de Down desde a infância, pois é muito provável que, no decorrer de sua atividade docente encontre com esses alunos. Assim, faz-se necessário saber como ensiná-los, a fim de que estes não se sintam excluídos e nem sejam excluídos seja por colegas ou mesmo pelo professor, possam sentir-se acolhidos e se desenvolver de modo a ampliar seus aspectos cognitivos, físicos e emocionas na escola e na sociedade. A possibilidade de conhecer inúmeros aspectos acerca da criança com Síndrome de Down e a Educação Infantil por meio de levantamentos bibliográficos a fim de auxiliar o desenvolvimento na escola e fora dela justifica a escolha e a relevância social deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (244.8 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com