TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA CONCRETA, COMPLETA E CONTEXTUALIZADA

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  4.452 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

PROFESSOR: DINIZ

TURMA: 2PDGV

CAPÍTULO II

  • A CRIANÇA CONCRETA, COMPLETA E CONTEXTUALIZADA

JAMILLE GUIMARAES SOUZA

BELÉM / PA

2014

1) Pensar a criança completa, concreta e contextualizada significa abrir mão do caráter universal e a-histórico do desenvolvimento. Wallon construiu sua teoria sobre essa base. Como você poderia justificar a escolha feita por ele?

R: Para Wallon, o ser humano é geneticamente social. Porém a resposta do meio vai favorecer o estabelecimento de conexões pela criança, entre as ações do adulto próximo e as manifestações impulsivas, e, em pouco tempo, essas associações fisiológicas transformam-se em manifestações expressivas. Suas reações impulsivas, orgânicas e desordenadas precisam ser completadas, compensadas e interpretadas pelo meio envolvente.

2) Wallon descreve o desenvolvimento infantil como uma construção progressiva, em que se sucedem períodos com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. A que correspondem as atividades predominantes em cada etapa?

R: Wallon define o ser humano ao nascer, um ser centrípeto, mais ocupado consigo mesmo reagindo pouco ou nada aos objetos do mundo físico. Suas reações irão se voltar ao adulto mais próximo dele, na maioria dos casos, a mãe, desenvolvendo assim seu lado afetivo. Gradativamente, os elementos do mundo exterior vão se constituindo como objeto de interesse e exploração, fazendo predominar um aspecto mais centrífugo no desenvolvimento, que se complementará com o andar (possibilitando a criança o deslocamento) e com a fala (que permitirá a criança nomear e identificar objetos). Isso significa que há uma troca, de uma fase centrípeta e subjetiva (ligada ao emocional) para uma fase centrífuga e objetiva (ligada a cognição de conhecimento sensorial do mundo).

3) De acordo com a teoria walloniana, o fundamento do psiquismo é a emoção, que opera a passagem do mundo orgânico para o social. A partir desse pressuposto, discuta:

  • O que caracteriza essa passagem?

R: Caracteriza essa passagem o estágio do personalismo, onde a criança já consegue identificar e nomear objetos, iniciando outra vez a fase centrípeta do desenvolvimento.

  • Qual o papel do meio humano no processo?

R: É o meio humano que será imitado pela criança, que colocará novamente a criança em situação de oposição e sedução. Fazendo a criança adquirir um pouco mais de autonomia e ampliar deu domínio do espaço físico.

4) A inteligência pode ser caracterizada de diferentes maneiras, ao longo do desenvolvimento da criança, segundo Wallon. Uma delas é o pensamento sincrético, presente entre os três e os seis anos de idade. Como você explica?

R: A atividade mental da criança percebe e representa a realidade de forma diferenciada, misturando sujeito e objeto, assim como os vários planos do conhecimento, ou seja, a representação dos objetos e situações pela criança está cheia de experiências sensoriais e afetivas. 

5) Ainda entre os três e os seis anos de idade, a grande tarefa da criança é a construção do “eu”. Nesse sentido, a construção do objeto deve estar a serviço da construção do sujeito e não o contrário. Por quê?

R: O processo de simbolização vai permitir que o pensamento se distancie da subjetividade para atingir uma representação mais objetiva da realidade, a partir da preponderância de referências mais objetivas. Saber diferenciar o sujeito e o objeto é a tarefa do o pensamento ideomotor desenvolvimento do pensamento. Ao longo do período em que prevalece

6) Observando crianças de aproximadamente dois anos de idade registrou-se a seguinte cena:

Aproximando-se de novo do espelho, J. (20 meses) “fala” com ele. Olha, abre a boca, ergue os braços, ergue a roupa, olha sua barriga e a barriga do espelho. Encosta o rosto no espelho e “fala” de novo, Aproxima-se e distancia-se. Ri, faz careta, se mexe e sai do espelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com