TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E ARTE NO COTIDIANA

Por:   •  13/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.083 Palavras (13 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO  

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2.  IMPORTÂNCIA   DA  ARTE  E   LITERATURA     INFANTIL   NO     AMBIENTE ESCOLAR....................................................................................................................4 

3. CUIDADOS NECESSÁRIOS NA ESCOLHA DE TEXTOS E MÚSICAS A SEREM TRABALHADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL....................5   

4. DIFERENTES POSSIBILIDADES DE  ARTICULAÇÃO DE TAIS PRÁTICAS  AO  PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MOTO INTERDISCIPLINAR.........6 

5. PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.............7  

6. CONSIDERAÇÕES FINAS ...................................................................................12 

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

                       Este trabalho discutiu sobre cultura e arte no cotidiano escolar. Por se tratar de um tema universal, a criatividade permeia de forma indistinta a esfera pessoal e coletiva, visto que a expressão e manifestação artística é um instinto humano de subjetividade, é inerente a história da espécie humana, capaz de agregar significado e profundidade ao longo do tempo. Visando a compreensão da importância de práticas culturais no ambiente escolar e a articulação dessa temática com a ludicidade, com alfabetização e com o letramento.

                          O trabalho por sua vez, foi feito com base em três textos de apoio e uma situação problema, contendo alguns questionamentos que foram analisados e respondidos no desenvolvimento do trabalho.

                          No seu desenvolvimento iremos refletir e interpretar sobre os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados, e sobre a atuação do pedagogo na proposição de vivências e apresentações artísticas. Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental e articular as diferentes áreas do conhecimento. Afim de entender que as atividades planejadas na produção textual podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular.

        Sabemos que para nossa formação como futuras profissionais da educação é vital a compreensão do tema, nos proporcionando entendimento da realidade das escolas, a fim de discernir os melhores métodos que seguiremos quando aptas ao trabalho, atentas para os limites do desenvolvimento saudável.

                                                             

2. IMPORTÂNCIA DA ARTE E LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

       

         A escola é um ambiente privilegiado para garantir muito contato com a arte e literatura. Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, traça um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

        É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a construir sua autonomia como leitor. Para isso é importante intercalar a leitura feita pelo professor em momentos que todos devem ler sozinhos tanto na escola como em casa.

        Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.

        Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal, que neste caso, vem ao encontro das noções de linguagem de Bakhtin (1992). Para ele, o confrontamento de ideias, de pensamentos em relação aos textos, tem sempre um caráter coletivo, social. É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica.

                          E é partindo desta visão da interação social e do diálogo, que se pretende compreender a relevância da literatura infantil, que segundo afirma Coelho (2001, p.17), “é um fenômeno de linguagem resultante de uma experiência existencial, social e cultural.”

                          Hoje a dimensão de Literatura Infantil é mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutível, sem contar que no ambiente familiar o hábito da leitura, fortalece o elo da criança com seus pais ou responsáveis, tornando-o, no futuro, um adulto mais seguro.

3. CUIDADOS NECESSÁRIOS NA ESCOLHA DE TEXTOS E MÚSICAS A SEREM TRABALHADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 

            Tendo em vista que a escola é um instrumento de interação social que transcende o espaço escolar e tem como um de seus principais objetivos, levar o aluno a interpretar o mundo que o cerca para entender o lugar que ocupa na sociedade, e assim transformá-lo, na busca do bem estar individual e coletivo, faz-se necessário um olhar sensível e criterioso no que diz respeito à seleção dos métodos e recursos utilizados em sala de aula, no ensino fundamental.

                    Músicas, textos variados, jogos, saraus e brincadeiras são alguns dos recursos utilizados na escola para favorecer a aprendizagem e compreensão do mundo pela criança do ensino fundamental.

SNYDERS (1992, p. 14) relata que:

A música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, afinal “propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente ( SNYDERS (1992, p. 14)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com