TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Da Instituição Em Relação A Educação Básica

Por:   •  27/9/2023  •  Ensaio  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 15

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO BASICA

A Escola onde realizei a observação e o Estágio da Educação infantil, foi a Escola rede privada, situa se em Senador canedo, de Goiás, no endereço, Rua Santos Dumont Q.6-A L13 Setor Central II Vila Santa Rosa.

O horário de funcionamento da escola Matutino, das 07h00min ás 11h15min e vespertino  13h00min ás 17h15min, A escola funciona em tempo integral.

A Escola atende no total de 130 alunos, que são divididas em turmas Jardim I A ( 15 alunos.

2. Jardim 1 B(10),  Jardim II (15 alunos) ,  1º Ano (13 alunos), 2º Ano (15 alunos) ,e 3º Ano (16 alunos), 4º Ano A ( 12 alunos), 4º Ano B (16 alunos), 5º Ano (17 alunos), A Escola possui 16 funcionários, entre professores, auxiliares, serviços gerais, administrativos, coordenação pedagógica, diretora e cozinheira.

A ESCOLA FAROL é composta por 01 secretaria/diretoria, 01 sala de apoio aos colaboradores e auxílio pedagógico com armários para recursos pedagógicos, 06 salas de aulas, 04 banheiros para as crianças, 01 banheiro P.N.E. e de professores, 01 banheiro social escolar, 01 depósito para utensílios, 02 espaços abertos e cobertos, 01 espaço descoberto gramado, 01 parque de areia e 01 espaço para trabalhos de horticultura e pedagógicos.

O nome da unidade surgiu por intermédio de um curso de formação continuada que a mantenedora Regiane Fernandes participou, como auxiliar de coordenação, proposto pela prefeitura de Senador Canedo no espaço Fama, intitulado “Projeto Farol – Juntos Vamos Iluminar o Mundo” que apresentava um plano de ensino com foco na inclusão das escolas municipais. Estava acompanhada da coordenadora Juliana Alves, do CMEI Millena de Paula Sousa. Regiane se impressionou com o nome FAROL marítimo, pesquisou o significado e maravilhou-se ainda mais.  Dessa forma surgiu o nome de seu sonho “ESCOLA FAROL”. O conceito de Farol marítimo no dicionário dos símbolos simboliza iluminação e a imortalidade espiritual e das almas. O FAROL significa luz, uma direção a seguir, o caminho do bem que guia o homem na vida, por isso, o slogan “Instruções para o caminho certo”.

No dia quatro de dezembro de dois mil e dezenove, Regiane passando pelo local que se instala a escola, sozinha na direção de seu carro pensava:

- Ah! Se eu vejo uma casa com placa de aluguel neste momento, nem que seja para abrir uma escola de duas salas, vou alugar e iniciar meu sonho!”“. Neste instante avista uma placa de “ALUGA-SE” na esquina da AV: Itabaiana com a Rua Santos Dumont, na Vila Santa Rosa, na qual circulava com seu carro. Passou uma quadra e retornou, estacionou em frente ao estabelecimento, ligou no número de celular que a placa indicava, do outro lado da linha em seguida atende um senhor e diz:

- Alô! Quem fala!

Em seguida as duas pessoas se identificam e a senhora Regiane pergunta:

- Quantos cômodos tem sua casa que está para alugar na AV: Itabaiana com a rua Santos Dumont?

Senhor Nilson responde:

- Esta casa tem 4 banheiros…

Neste momento ela pensou:

- Nossa! Que tamanho de casa!

Assim, seguido de uma conversa curta e objetiva ficou marcado para ver o estabelecimento para a atividade afim. No dia seguinte visitou o estabelecimento conforme o combinado, ficou ainda mais empolgada acompanhada de seu filho e futuro secretário Jonathan, dia 6 de dezembro solicitou o pedido do uso do solo na SEPLAN

para as atividades a fins. E desta forma discorreu todo projeto do sonho ESCOLA FAROL, no qual abriu as portas para exercício em 14 de fevereiro de 2019.

O bairro onde a Escola se localiza é idôneo em Senador Canedo, é chamado de Setor Central II. Há alguns comércios, tais como: supermercados, bares, panificadora e outros. O bairro e entorno conta com várias instituições instaladas como: Escola Interativa, Escola Municipal Professor Walderico Neris, FATEG escola de educação para adultos, Escola São Francisco de Assis, Treinertek, Espaço Tia Juju, FISK, Sindcanedo, CMEI Millena de Paula, Secretaria de Finanças, Centro de Especialidades Médicas, Igreja Católica Matriz, Posto de Saúde Flamboyant e Vila Santa Rosa e uma praça pública Bernardino para lazer e atividades físicas.

A Unidade Escolar constituído pela direção, docentes, administrativo e comunidade escolar em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional LDBN (Art. 2º da Lei n.º 9.394/96) constrói este documento tendo por objetivo traçar suas atividades educacionais.

Desta maneira, é de fundamental importância garantir um ensino de qualidade onde se coloca em prática as diretrizes traçadas neste presente Projeto Político Pedagógico que terá durante todo o ano letivo de 2023, reflexões, revisões e mudanças, a fim de se colocar em plena atividade o ideal almejado.

1 - IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        

  • Nome: Escola Farol.
  • Endereço: Rua Santos Dumont, Q.6-A L.13, Setor Central II Vila Santa Rosa, Senador Canedo, Estado de Goiás.
  • CNPJ: 32.454.718/0001-44.
  • Faixa etária da clientela atendida: 02 anos a 11 anos.
  • Horário de atendimento: 07h às 17h.
  • Horário de atendimento Matutino: 07h às 11h15min.
  • Horário de atendimento Vespertino: 13h às 17h 15min.
  • Propriedade do prédio: Particular.
  • Reconhecendo o direito da criança à educação e visando a importância das descobertas da primeira infância, a Escola Farol se coloca como instituição de sociedade civil de direito privado, mantida por Regiane Garcia Luiz Fernandes que se declara apta a atender as necessidades educacionais complementando a educação familiar e da comunidade, oferecendo educação institucional para crianças de 02 a 11 anos de idade.
  • O PPP (Projeto Político Pedagógico) foi desenvolvido de forma participativa, envolvendo os profissionais da instituição, pais, alunos e comunidade, visando as necessidades e prioridades transformadoras na formação de cidadãos conscientes, investigadores e ávidos por conhecimento de mundo.
  • Elaborado nos preceitos da LDB (Lei Diretrizes e Bases da Educação) nacional de nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e na LDB estadual de nº 26, de 28 de dezembro de 1998, o PPP representa o desejo de pais, alunos, funcionários e comunidade a fim de orientar e embasar o trabalho realizado, tornando-o mais eficiente e produtivo.
  • A Escola Farol está preparada para desenvolver um trabalho que aborde a inclusão escolar, focando na presença da criança com necessidades educacionais especiais, que por si representa um avanço no que se refere à democratização do ensino. Incluir de forma ampla, inserindo a criança com deficiência no ensino regular, possibilitando o convívio diário de aprendizado e troca com os demais alunos. Minimizar a exclusão, assegurando a todas as crianças o direito de se beneficiar de uma educação repensada em função das novas demandas da sociedade atual e das exigências desse novo aluno.
  • Pensar a inclusão é pensar nessa nova escola que atende a todos como importantes precursores políticos e sociais, transformando a realidade das práticas educacionais em função do desenvolvimento do ser humano.
  • Nesta perspectiva, a proposta pedagógica norteará as atividades a serem desenvolvidas pelos professores, servidores, comunidade, pais e alunos, durante o ano letivo de 2023. O Projeto visa integrar a comunidade escolar e local num processo educativo contínuo, de forma cooperativa e participativa. Segundo o Artigo As Inteligências Múltiplas: Habilidades e estímulos na aprendizagem (2012), a proposta se fundamenta na perspectiva de:
  • Promover aprendizagens e contribuir para prática pedagógica em relação ao processo de ensino e aprendizagem na escola e o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas nas habilidades e potencialidades da criança. Abordar conteúdos que venham proporcionar à escola revisão de conceitos didáticos para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem ou não. De modo que, o ambiente se esforce a facilitar e tornar o processo de ensino de aprendizagem dinâmico por meio de um redimensionamento na prática pedagógica, criando espaços para os estudantes sentirem liberdade de expressar suas opiniões e atitudes. Ter o professor como mediador do conhecimento e estimulador na aprendizagem na perspectiva de formar cidadãos críticos, participativos e motivados (FERNANDES, 2012, p. 4,5).
  •              Ao elaborar este documento buscamos destacar a função principal da entidade, desenvolver as habilidades e potencialidades com trabalhos lúdicos e musicalização, explorar o conhecimento científico, garantindo o cuidar, brincar e o ensino-aprendizagem, preservar o bem-estar físico, emocional, social, cultural e estimular os aspectos cognitivos.  Decidimos por uma fundamentação pedagógica que permite acompanhar o educando em todo desenvolvimento, observar as particularidades das habilidades e competências de cada um, dentro das perspectivas pedagógicas, do conhecimento científico, afetivo e educativo.

- Objetivos Gerais

O objetivo da Instituição é preparar o aluno para o conhecimento acima de tudo, despertando a curiosidade e ao mesmo tempo a criatividade para que no futuro bem próximo ele tenha a sabedoria e o discernimento necessário para se tornar um cidadão capaz e assim ajudar na construção de um futuro melhor.  

É nosso propósito criar condições ao corpo docente e discente, para que o ensino seja eficiente academicamente, e ao mesmo tempo, que a prática educativa seja transformadora, atendendo, sobretudo, as diretrizes emanadas do Sistema de Ensino. A Instituição, portanto, tem por objetivo a integração dos valores cognitivos com os transcendentais no processo de construção da pessoa humana, em vista  da  vivência solidária  de  uma  cidadania  cujo  exercício  reúna  conhecimentos  e  informações responsáveis.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (206.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com