TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Da Instituição Em Relação À Educação Básica

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA

- Organização: A Escola funciona em turno integral, entre as 7h e 19h. Os horários são das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na escola tem uma turma de maternal (2 e 3 anos) no turno da tarde possui 5 alunos, uma turma de pré 1 (4 anos) no turno da tarde e tem 10 alunos, duas turmas de pré 2 (5 anos), uma pela manhã tem 6 alunos e outra a tarde tem 10 alunos. A escola Piuí possui ainda uma turma de turno-inverso na parte da manhã tendo crianças de idades distintas. Tem uma equipe de 6 funcionários, 3 professoras, 1 auxiliar, 1 nutricionista e a diretora. Os pais se comunicam através de agenda digital ou whatsapp, em caso de conversas com a equipe é marcado um horário para realização da mesma

- Infraestrutura: A Escola possuí 1 andar, na escola tem 4 salas (direção/sala dos professores, sala do maternal, sala do pré 1, sala do pré 2 que também é usada como sala de descanso das crianças), praça ao ar livre e área coberta. Cada sala de aula contém seus próprios livros destinados à faixa etária da mesma. Possui acessibilidade para cadeirantes e as refeições (lanche) são realizadas na própria sala de aula. Na escola possui duas TVs, uma caixa de som, um projetor, um notebook, possui ar-condicionado e ventilador em todas as salas.

- Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar:

Fins da Educação Infantil: A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Objetivos da Educação Infantil :

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, independente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 Os fins e objetivos da educação infantil da Escola de educação Infantil Piuí são baseados na BNCC, RCG e Referencial Curricular de Eldorado do Sul.

A equipe de direção permite que as professoras possam discutir e questionar o PPP em qualquer momento apenas conversando diretamente. A escola se baseia nas concepções Montessorianas para sua organização e planejamentos. A Avaliação pedagógica é diária e a todo momento, cada professora deve observar e manter um diário de turma, para que assim possa analisar o desenvolvimento das crianças durante todo ano letivo.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE

  A escola possuí 3 professores, 1 para cada turma. Das 3 professoras, 1 é formada em Pedagogia com pós-graduação em Supervisão, as outras 2 possuem magistério e estão cursando Pedagogia com apoio financeiro da escola. A pedagoga possui uma jornada de trabalho de 40h semanais, as demais professoras trabalham 30h semanais no período da tarde. A direção trabalha 50h semanais. Todos os funcionários são do mesmo município da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com