TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Intenção

Por:   •  7/4/2022  •  Resenha  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

São Paulo 31 de março de 2022

Carta de Intenções

Querida Comunidade Escolar do CEI Ver. Gabriel Nogueira de Quadros,

Sou Ana Paula dos Santos Biondi, tenho 39 anos, sou casada, mãe do Raví, mulher, negra, vinda do interior de São Paulo. Sou apaixonada pela história da Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo. Professora desde os meus 24 anos.

Há 16 anos me descobri como educadora e me apaixonei pelo processo de ensino e aprendizagem e, mais ainda, pela riqueza das trocas vindas do relacionamento entre educador e educando.

Este ano aceitei fazer parte da comunidade educativa do CEI Ver. Gabriel Nogueira de Quadros como Coordenadora Pedagógica.

Vale ressaltar que o trabalho da Coordenação Pedagógica vai muito além de gerenciar, coordenar e supervisionar. Minha tarefa visa o pleno desenvolvimento dos bebês e das crianças e partindo desse pressuposto, as funções formadora, articuladora e transformadora tornam-se essenciais. O coordenador pedagógico precisa identificar as necessidades dos bebês e das crianças, dos familiares e dos educadores e, juntamente com a equipe gestora, encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade.

Diante da nova realidade que estamos vivendo e em meio a tantas incertezas e expectativas que a Pandemia Mundial do Novo Coronavírus nos trouxe, venho propor algumas iniciativas e projetos em meu Plano de Ação, que visem a continuação dos objetivos do nosso CEI, que é o protagonismo infantil e o desenvolvimento integral dos bebês e das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.

Tudo está sendo pensado e preparado para que os bebês e crianças possam ter espaço para brincar, para pesquisar, explorar, construir, descobrir e viver a infância na sua plenitude.

         E no meu caminhar como coordenadora pedagógica da Unidade, apresento os pontos de partida que orientarão o trabalho das equipes e nortearão através dos diferentes instrumentos de registro, estudos e reflexões, partindo dos documentos oficiais e focando no Currículo da Cidade de São Paulo - Educação Infantil, assegurando que o trabalho seja desenvolvido em torno dos documentos institucionais e/ou oficiais e das diretrizes orientadoras.

 Com olhar atento elaborarei o plano de ação, estabelecendo estratégias para realizar, junto às educadoras e os educadores, discussões e devolutivas quanto ao acompanhamento de bebês e crianças, no seu desenvolvimento no CEI. Nesta trajetória, será necessário pausas para dar voz aos envolvidos e assim reavaliarmos, replanejarmos o percurso de tempo em tempo, para ajustes que efetivem a prática.

          Em conjunto com os educadores e educadoras, definirei as prioridades e metas que orientarão o planejamento para cada agrupamento e para todo o CEI, levando em consideração o PPP da escola e a carta de intenções norteadora de cada agrupamento. A valorização profissional de cada um da equipe vem fomentar práticas construtivas e contribuirei na implantação do currículo, fazendo uso dos momentos de formação para juntas transformarmos as práticas e darmos ao nosso CEI mais vida.

                 Ampliar o acompanhamento das práticas pedagógicas dos educadores e educadoras é uma das metas para este ano, a fim de juntos pensarmos em ações que visem potencializar o uso dos matérias, sendo esses de largo alcance e não estruturados; otimização do tempo e  modificações necessárias dos espaços, tornando-o um potente aliado como um terceiro educador, avaliando e dando devolutivas dos registros nos diferentes instrumentos e dos planejamentos do percurso a ser desenvolvido, contribuindo assim na qualificação dos registros e observações, onde os bebês e crianças, assim como seus familiares e toda comunidade terão voz, serão respeitados na busca por descobertas e conquistas.

“ESTAR JUNTO” vai além de visitar e acompanhar a realização das vivências e experiências junto aos bebês e crianças em sala e nos diversos espaços do CEI, se faz primordial ter uma pauta de observação dando, posteriormente, devolutivas e orientações para as professoras. Minha intenção é ser presente e apoiar no que for preciso, em busca de transformar práticas em qualitativas e significativas experiencias, assim acontecerão às visitas pedagógicas.

Participarei das formações oferecidas pela SME/DIPED, socializando com o grupo de educadores e educadoras as pautas trabalhadas nos encontros e assim contribuindo para ampliarmos as nossas reflexões e ações no cotidiano.

Fortalecendo o vínculo com a equipe gestora, participarei de reuniões semanais para discutirmos o andamento dos projetos, planejarmos em conjunto as ações e direcionamentos dos assuntos relacionados ao corpo docente e equipes do CEI, aos bebês e crianças e às famílias.

Minha intenção também é proporcionar aos bebês e as crianças a oferta de cultura, através de visitas monitoradas e planejadas, a fim de que os mesmos se apropriem dos territórios, para isto buscarei parcerias para enriquecermos estes momentos junto a comunidade entorno do CEI, assim como outros Territórios próximos e possíveis dentro de nossa Cidade Educadora e também na busca por profissionais que possam atender os nossos bebês e crianças na unidade, contribuindo para vivências ricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (68.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com