TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Intenção

Por:   •  28/7/2023  •  Artigo  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]                                                      PERFIL DA TURMA

 

 A turma é composta por 18 crianças, sendo 9 meninas e 9 meninos. É uma turma assídua e que participa de tudo que é proposto. Este é o primeiro ano de todos os alunos no Berçário, sendo seu primeiro contato com a escola. A adaptação da turma foi um pouco difícil para alguns bebês, tivemos momentos de choro e ansiedade. Apesar de alguns chorarem demonstrando insegurança, talvez porque fosse a primeira experiência escolar e por nunca terem ficado longe dos pais e responsáveis por um longo período, algumas já de início, estabeleceram vínculo afetivo com as professoras, colegas e demais funcionários da escola, adaptando-se com facilidade a rotina escolar, relacionando-se com os demais de maneira alegre, confiante e segura.

De modo geral a sala é muito esperta, entrosada e curiosa que demonstra grandes interesses nas atividades propostas e com o passar dos dias estão demonstrando com maior clareza suas preferências.

No geral tivemos um período de adaptação tranquilo, com choros alternados o que é muito comum na adaptação. Respeitamos cada criança em sua individualidade, considerando que é um momento novo e delicado. Nossa intenção foi acolher os diferentes ritmos das crianças fazendo com que elas se sentissem seguras e tranquilas nesta nova etapa de suas vidas.

A participação das famílias neste processo foi essencial, diminuindo o desconforto e passando segurança para os bebes. Nosso principal objetivo foi construir um vínculo afetivo, pois é na construção desta relação com os adultos que os bebês terão segurança e confiança, o que refletirá positivamente em suas vivencias durante o ano.

Gradualmente, todos os dias, nós professoras conseguimos envolver e conquistar as crianças através das brincadeiras, brinquedos, da atenção, do acolhimento direcionado a cada um.

No decorrer desse período tentamos todos os dias seguir nossa rotina incentivando brincadeiras no chão, oferecendo nosso corpo como apoio e aconchego para que as crianças se sentissem mais seguros e aos poucos assumir outras posições e não só a do colo. Outra forma de deixar as crianças cada vez mais tranquilas foi conhecer e entender os seus costumes, seus medos, o que gostam ou não, os sinais de sono, a alimentação, suas preferencias durante as brincadeiras, objetos de apego entre outros.

Partindo de todas estas observações e constatações é que pudemos elaborar o planejamento das atividades para a turma do berçário. Outro fator relevante foi a organização do espaço da sala, tivemos um cuidado especial, preparando uma sala acolhedora e ao mesmo tempo desafiadora com brinquedos apropriados para a faixa etária.

 Alguns períodos da nossa rotina:

Sono: Em relação ao sono das crianças no início era bem curtinho, necessitando assim de fazerem mais sonecas ao longo do dia. Atualmente já estão adaptados com o sono na escola, fazendo menos ou nenhuma soneca durante a manhã e dormindo por volta das 11:00 e durando cerca de duas horas dependendo da criança.

Refeições: As refeições acontecem no refeitório, as crianças são colocadas na cadeirinha e fazem as refeições com o auxílio da professora, algumas crianças já comem suas frutas sozinha, sem necessitar de ajuda. No geral todas as crianças se alimentam bem, existem algumas especificidades que são tratadas individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (334.3 Kb)   docx (690.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com