TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Intenção

Por:   •  22/11/2023  •  Artigo  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 4

Carta de Intenções para 2023 Berçário 1 - A d

Eu, professora Alannah Peixoto da Costa, do agrupamento Berçário 1 - A, venho por meio desta apresentar minhas intenções pedagógicas, para o ano letivo de 2023 no CEI...

Utilizei como base os documentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação da São Paulo e demais órgãos que regem a educação no Brasil, tais como a BNCC, PPP desta unidade educacional e o Currículo da Educação Infantil da Cidade de São Paulo, que me darão embasamento para alcançar meus objetivos.

Além de minha formação pessoal e cursos de extensão, serão colocados em práticas, minhas aprendizagens de formação continuada através do Plano de Formação Semanal, baseado em temas modernos de discussão no âmbito educacional e social. Plano este que apresenta o planejamento para a formação de professores visando a implementação dos currículos e suas premissas pedagógicas, estando em consonância com as políticas de formação da rede e com as demais ações das áreas da Secretaria envolvidas na Educação Infantil. Ao longo das etapas apresentadas serão trazidas reflexões que dialogam com as inovações da Base Nacional Comum Curricular e instrumentos de apoio. O material contará com reflexões pessoais através da leitura de escritores críticos e apoiadores, incluindo técnicos de Secretarias Estaduais, além dos documentos oficiais que regem o Ensino Municipal de São Paulo, visando criar um instrumento que dialogue com as necessidades reais e possibilidades de uso prático.

Concordo que o Plano de Formação Semanal contribui para os conhecimentos na prática pedagógica em sala seguindo os documentos oficiais da educação. Assim, a Formação Semanal soma e se torna imprescindível à formação dos profissionais, para assim disponibilizarem soluções adequadas, inovadoras e de qualidade a equipe da Unidade Escolar de acordo com as necessidades, visando propiciar conhecimentos (saberes) e promovendo as competências dos professores, numa melhoria contínua para o alcance do sucesso organizacional.

Coloco em discussão na Carta de Intenções, a problemática a respeito do tempo que é disponibilizado para a realização do Plano de Formação Semanal e como sugestão ser realizado fora do período da jornada de trabalho semanal, se encaixando então, dentro das Reuniões Pedagógicas. Além disso, estipular um Programa já com os temas que serão trabalhados ao longo do Plano, assim, seguir um cronograma em cada Reunião, destinando-se a todos os envolvidos um nível de concepção, organização, acompanhamento e controle do Plano para o grupo e a para a UE.

Considero ainda a importância da participação da família/comunidade na interação com a Equipe da Unidade Escolar. A implementação do Conselho de Classe se torna então um canal de livre acesso entre a comunidade e a escola, sendo uma parceria essencial para tratar de assuntos referentes a UE. As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos, acompanhando e auxiliando o trabalho dos gestores, participando ativamente das regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Como membro do Conselho Escolar, desejo que sua implementação somem melhorias e benfeitorias para a UE e a comunidade, onde serão tratados problemas, assuntos estruturais, financeiros, com funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, além da abertura de sugestões fundamentais para a gestão democrática, a fim de prezar pelo crescimento de nossa Escola. Cabe ao Conselho zelar e monitorar as ações dirigentes a fim de assegurar a qualidade de ensino.

Com relação ao trabalho pedagógico, ressalto que iniciamos o ano do agrupamento Berçário 1, composto por 13 bebês, com momentos de acolhimento e adaptação das crianças e famílias para que as mesmas se sintam parte do nosso ambiente educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com