TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Intenções

Por:   •  24/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CARTA DE INTENÇÃO

Eu Rosemeire de Lima auxiliar de classe da instituição CEI ANA GONÇALVES DE SOUZA, venho através desta carta apresentar meus objetivos através das práticas educativas proporcionar as crianças condições em situações que levem as crianças a se desenvolverem e terem novas experiencias vínculos afetivos com a troca entre o adulto e a criança. Nosso intuito é promover um espaço acolhedor, feliz e cheio de aprendizagens onde cada dia será um novo dia, para que as crianças não fiquem presos a uma rotina, buscaremos estimular a leitura, dança, música, linguagem, escuta e jogos que despertem o interesse da criança no seu espaço lúdico. Tendo direcionamento dos documentos que regem a educação infantil Currículo da Cidade de São Paulo e o Currículo Integrador da Infância Paulistana, respeitando os direitos da criança de acordo com o ECA e seguindo também o Projeto Político Pedagógico da unidade.

Buscaremos uma escuta ativa e atenta as diversas formas de expressão das crianças, compreendendo as suas linguagens próprias e ao que estão nos dizendo por meio do gesto, do movimento, do choro, da fala e as diferentes maneiras de se comunicarem, cada qual com a sua peculiaridade. Estimularemos as crianças através das brincadeiras, favorecendo o engatinhar, subir, descer, pular em pequenos obstáculos e rolar. As brincadeiras visam a descoberta do mundo através da exploração sensorial dos bebês, podendo manipular objetos de diferentes formas, cores, tamanhos e texturas, sendo elementos da natureza ou materiais não estruturados. Iremos propor vivências que aguçam a curiosidade dos bebês e que despertem o interesse em empilhar, montar, selecionar e separar usando diferentes critérios de percepção. Serão propostos projetos voltados aos sentidos como o paladar, experimentando sabores variados como doce, salgado, amargo, azedo, assim como também, outros aspectos como o tato, através de atividades sensoriais com texturas macias, ásperas, lisas, rugosas, pegajosas, além de sensações através do olfato e aromas encontrados na natureza, entre eles, ervas, frutais e outros. Atividades com tintas feitas a partir de elementos naturais como café, açafrão, beterraba, espinafre, cenoura e outros, proporcionando momentos de liberdade, criatividade e novas experiências de cores e texturas. O projeto sonoro também faz parte das intenções, com as interações no parque sonoro, manipulação e exploração de instrumentos musicais, produção de sons com a boca, mãos e corpo, e atividades lúdicas com brinquedos sonoros confeccionados a partir de materiais não estruturados.

A brincadeira tem um papel fundamental na aprendizagem como um todo de acordo com os direitos da criança, cada criança deve conviver, brincar, conhecer, expressar, explorar e compartilhar. Meu papel como educadora será observar cada criança de forma individual, sempre me atentando que cada criança tem seu ritmo e tempo de aprendizagem. O educar é antes de tudo mobilizar o aluno para que ele se torne um eterno aprendiz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com