TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Expressão

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A educação na Grécia antiga e os filósofos:

Sócrates método de ensino: perguntar, dialogar, com o discípulo.

 Perguntar fingindo ignorar, busca do auto conhecimento, crítica aos sofistas que cobravam para ensinar e abusavam da retórica, mais interessados na arte da persuasão, para criar os filhos da elite para os cargos políticos gregos.

A frase: “Só sei que nada sei” de Sócrates significa o principio da sabedoria, atitude em que o homem assume a tarefa de superar o enganoso saber baseado nas ideias pré-concebidas. Perceber que não há não um conhecimento único e verdadeiro, mas que existem várias “verdades”.

Desta forma,  Sócrates estava preocupado como o discípulo chega ao conhecimento, isto é, preocupado com o processo do conhecimento e não com o resultado isto é, com o produto (provas)

Já Platão cria a alegoria da caverna, onde retrata a história de homens “presos” na caverna acreditavam que somente aquilo que viam era verdadeiro, para Platão isto significa o quanto os homens sem o conhecimento e saber ficam restritos a ter o como  únicos saberes e informações que já possuem, limitando sua vida a ideias pré-concebidas.

Para Platão embora a educação para homens e mulheres devesse ser igual, acreditava que existia homens com alma de bronze (próprio para o ensino Mecânico, desenvolvendo atividades em comércio, etc), os de alma de prata ( prontos para atividades guerreiras) e os de alma de ouro feitos para as atividades filosóficas e por isso políticas)

Apesar disto Platão acredita que a educação deveria ser pública e gratuita e por isso dever do Estado, já que o Estado depende do cidadão.

Assim como Sócrates,  Platão acredita que aprender é lembrar, o mestre somente incita no discípulo o saber que já está nato dentro dele. É por isso, que Sócrates não cobrava por suas aulas deixando cada um pagar o que achava devido.

 A educação nas sociedades primitivas

  1. O início da mudança no processo educacional não foi o surgimento da escrita, embora sua descoberta tenha formado as primeiras escolas, o que realmente marca a diferença nas formas de ensinar é o acúmulo de bens materiais, o surgimento das primeiras vilas, as transformações técnicas e o aparecimento das cidades em decorrência da produção excedente e da comercialização que alteram as relações entre os homens, e consequentemente o processo de educação. Se antes havia uma educação difusa e homogênea para todos da tribo com estas mudanças, e com as divisões sociais aparecem formas de servidão e escravismo. Assim, a partir deste momento, surge uma educação cada vez mais diferenciada, uma realizada para a camada dos ricos e outra direcionada para os menos abastados.

Lembrar que: As questões educacionais não devem ser concebidas como um fenômeno neutro, mas sim engendradas nas relações sociais e históricas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com