TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção de Leitura

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Concepção de leitura

É como interpretamos os diversos tipos de textos que lemos baseados em nossos conhecimentos. Estando presentes a concepção de foco no autor onde o leitor apenas compreende o que o autor pretende informar, o foco no texto onde o leitor deve identificar os sentidos expressos no texto, conhecendo o sistema estrutural da língua e por fim o foco na interação autor-texto-leitor que leva em conta a experiência de vida do leitor, seu conhecimento social no qual lhe compõem idéias de interação com o texto, facilitando sua compreensão do texto.

Estratégias de Leitura

São formas de conhecer, interpretar e entender o que será lido, baseado em conhecimentos sobre: o autor do texto, o título, o gênero, a sua divulgação e conteúdo.

Leitura e Produção de Sentidos

A leitura e a produção de sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares, sociais, crenças, valores, vivências). Considerar o leitor e seus conhecimentos e que esses conhecimentos são diferentes de um leitor para outro implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. (PLT, l Ler e Compreender, os Sentidos do Texto).

Gênero Texto

Diferentes formas de textos presentes em jornais, revistas, livros, páginas da internet, compõem os gêneros textuais. Não há como formar uma lista completa de gêneros textuais, tendo em vista que os gêneros sofrem variações na sua constituição, e em muitas ocasiões, resultam em outros gêneros, novos gêneros. Cito alguns exemplos presentes no nosso cotidiano: uma lista, uma poesia, um conto, um artigo, um resumo, uma carta, um bilhete, uma tirinha, um e-mail e etc.

Alguns Gêneros Textuais

Gênero Textual Discursivo presente na Revista Veja.

  1. Título: Trocar Companhias à Mesa pelo Celular: Mau Hábito

 Gênero discursivo argumentativo

 Característica: interferir sobre opiniões, atitudes ou comportamentos dos interlocutores. http://veja.abril.com.br/notícias/saúde 27/05/2012 às 15h18min, acesso em 27/05/2012 às 17h06min.

  1. Título: Exploração Espacial

Gênero seqüencial narrativo

Característica: relata mudanças progressivas de estado que vão ocorrendo com as pessoas e as coisas através do tempo. Série de proposições interligadas que progridem para um fim.     http://veja.abril.com.br/notícias/ciência 24/05/2012 às 18h58min, acesso em 27/05/2012 às 17h15min.

  1. Título: Cinebiografia de Luiz Gonzaga Estréia em 25 de Outubro.

Gênero descritivo

Característica: relatam as características de uma pessoa, de um objeto ou de uma situação qualquer, inscritos num certo momento do tempo. http://veja.abril.com.br/notícia/celebridades 26/05/2012 às 18h02min, acesso em 27/05 às 17h22min.

  1. Título: Elton John é Internado com Informação Respiratória

Gênero seqüencial explicativo

Característica: associado geralmente a analise e a síntese de representações conceituais. Na explicação apresenta-se uma textura marcada pelo operador “porque”.

http://veja.abril.com.br/notícia/celebridades 24/05/2012 às 12h32min, acesso em 27/05/2012min às 17h28min.

  1. Título: Assine Veja.

Gênero injuntivo

Característica: encontrado em anúncios publicitários.    HTTP://www.assineabril.com.br/portal/revistalinitrevista.ac 27/05/2012, acesso em 27/05/2012 às 17h31min.

Elementos Coesivos e Mecanismos de Coesão

São elementos interligados entre si, um faz referência ao outro.  Um exemplo de elemento coesivo é o pronome cuja função gramatical é substituir ou acompanhar um nome. Ex. Uma das formas de avaliar os alunos da Faculdade Anhanguera Uniderp na modalidade EAD, são as atps presentes em todas as fases do curso, elas são realizadas em grupo com o intuito do aprendizado e interação entre os colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com