TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção de Leitura

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE MACAÉ

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

MARCIA FERNANDA OLIVEIRA RA4552363695

NAIR FRANCISCA DA SILVA RA4552363799

PAULA GOMES DA SILVA COELHO RA3526995812

ZULMIRA HELENA SANTOS RA4587632558

MACAÉ

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE MACAÉ

Introdução

O trabalho desenvolvido tem a função de instigar o leitor a questionar sobre a importância da leitura e a sua forma de interação entre a produção e recepção. Os sentidos que podemos dar para um texto através do seu conhecimento prévio, linguístico ou de mundo.

Para o leitor entender ou produzir um texto precisa também ter um conhecimento de gêneros textuais, que são utilizados no nosso dia a dia e os tipos de texto.

Os gêneros textuais que estão veiculados a vida social e cultural, portanto usamos gêneros textuais a todo o momento e temos de reconhecer as suas estruturas.

Concepção de leitura

Na necessidade contemporânea da interpretação e leitura do mundo em que vivemos, deveríamos e chegamos a fazer algumas questões como: O que é ler? Para quer ler? E como ler?

E as respostas serão diversificadas, sendo o conhecimento de leitura relacionado a conceito de sujeito, língua, texto e sentido.

Primeiramente quando temos como foco o autor, não se leva em conta a história de vida do leitor, a leitura deve ser entendida somente com as suas intenções da qual o leitor deve adquirir.

Quando o foco é o texto, a leitura e compreensão dar-se-á no real sentido das palavras, estruturas e significados, independente da intenção da mensagem passada pelo autor e adquirida pelo leitor.

Outro foco está na interação autor-texto-leitor no qual o texto e seu sentido dar-se-á na construção da interação texto-sujeito.

Estratégias de leitura

A estratégia de leitura é essencial para facilitar e obter informações/procedimentos e assimilações necessárias à leitura.

Primeiramente se faz necessário a pré- leitura ou seja uma analise sobre o titulo, tópicos e figuras contidas em textos , sendo também o conhecimento prévio um ponto importante para a leitura.

Quando estamos no momento da leitura há uma interpretação da mensagem, uma seleção de interpretações e revisão de conceitos pré-estabelecidos.

Após a leitura faz-se á essencial a analise do texto lido e sua real mensagem e soluções.

Leitura e produção de sentido

Na produção de sentido de textos, o leitor desempenha papel ativo, pois é necessário levar em conta os conhecimentos prévios do leitor, para uma boa interação, maior intensidade e qualidade.

Os conhecimentos são diferentes de um leitor para o outro, cada um tem seu jeito de ler e compreender um mesmo texto.

A multiplicidade de leitura e sentidos implica na maneira de como o texto foi elaborado, e do que foi sugerido por parte do leitor.

Contudo, mesmo com a importância do conhecimento prévio do leitor tendo liberdade para construir seus sentidos ele também é limitado pelos significados trazidos pelo texto e pela suas condições de uso. O texto é construído a partir da interação do autor com o seu mundo de significação e é recontextualizado pelo leitor que busca significados a partir da relação que tem com sua própria realidade com o autor, o qual restringe as possibilidades de construção de novos significados.

Gêneros Textuais ou tipo textual?

Os gêneros textuais referem-se às diferentes formas de expressão textual seja ela oral ou escrita produzido por falantes de uma língua. Os gêneros textuais estão diretamente ligados às práticas sociais e são elas que determinam qual gênero utilizar.

. Não podemos confundir gênero textual com tipo de texto. Os gêneros são inúmeros como exemplos podemos citar na Literatura, a crônica, poesia, contos, prosa, fábulas entre outros. Os gêneros englobam todos os textos produzidos por uma língua assim podemos também identificar a carta, conversa telefônica, e-mail, receita, bula, entrevista, bilhete, aula, artigo e muitos outros.

O tipo de texto refere-se à estrutura do texto. Na Língua Portuguesa têm cinco tipos de textuais: descrição, dissertação, exposição, narração e injunção.

Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. Representam objetos e personagens que participam do texto descritivo.

O texto dissertativo é o que se reúne argumentos para tentar convencer alguém ou provar sua opinião sobre um determinado assunto.

A exposição como próprio nome indica ocorre em textos que se limitam apresentar uma determinada situação.

A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e o espaço do fato e do acontecimento narrados reais ou imaginários.

Os textos injuntivos são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases geralmente são no modo imperativo.

Portanto, um gênero pode ter mais de um tipo textual, da mesma forma que um tipo textual pode estar em qualquer gênero textual. Um e mail, por exemplo, pode ter passagens narrativas ou descritivas e assim por diante.

Em pesquisa realizada encontramos cinco tipos de gêneros nas revistas Isto é e Veja.

Na revista Isto é destacamos o relato de experiência da colunista Ana Paula Padrão, onde a jornalista relata da sua saudade do passado das coisas que não dávamos valor e que hoje sentimos falta. A característica principal do gênero relato é a memorização e a documentação da experiência humana.

Já na revista Veja encontramos o gênero Artigo de Opinião, Notícia, Entrevista e Receita.

O artigo de opinião como o nome já diz é quando o autor faz exposição das suas ideias sobre determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com