TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consciência Negra

Por:   •  12/9/2018  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

O Dia da Consciência Negra foi celebrado nos últimos dias, mas o debate sobre os direitos da população afrodescendente brasileira não deve se limitar a um dia, ou a uma semana. As próprias redes sociais nos ajudaram a lembrar disso, com ataques racistas contra crianças negras dias após o Brasil relembrar a luta por igualdade de um grupo que representa mais de metade de nossa população.

A cultura africana pode ser trabalhada de muitas formas em sala de aula, alguns exemplos são: a confecção das bonecas abayomis, muitas mulheres negras confeccionavam esses brinquedos a partir de retalhos de pano de suas próprias roupas, para distraírem seus filhos durante o transporte de escravos entre a África e o Brasil. Muitos alunos associam a bonecos de bruxaria ou vudu, o que demonstra como o senso comum sobre elementos da cultura afro-brasileira está repleto de esteriótipos e preconceitos. Essa é uma atividade para eles entenderem como esses brinquedos alegravam as crianças a bordo dos navios de escravos; Em história, podemos traçar uma linha do tempo da escravidão no Brasil e falar sobre os navios negreiros; A questão da procedência dos povos escravizados pode ser tratada nas aulas de geografia, com pesquisas baseadas no mapa dos continentes americano e africano.

É fundamental as crianças entrarem em contato com releituras de obras artísticas, com a capoeira, música, dança, culinária, jogos e brincadeiras da cultura negra e aprenderem a respeitar e valorizar a contribuição dos negros na formação da cultura brasileira.

Como educadores temos que criar estratégias pedagógicas que levem em conta a diversidade, debater o racismo e o preconceito contra os negros no Brasil e impulsionar os alunos a valorizarem a diversidade étnico-racial que caracteriza a formação do povo brasileiro.

Aprimorar o diálogo com nossos alunos sobre questões ligadas à igualdade e conquista de direitos. Fazer com que reflitam criticamente sobre igualdade de oportunidades para negros, indígenas e outros, pois afinal somos todos frutos de um processo de miscigenação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com