TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  24/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho ressalta a importância do Projeto Politico Pedagogico para que a Organização Escolar atinja com exito seus objetivos. E que objetivos são estes?

 A Educação Escolar tem como objetivo garantir condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteudos necessarios para a vida em sociedade. A escola quer formar cidadãos criticos, que saibam se possicionar face às questões políticas, sociais e culturais de nosso país. Capacitando assim os educandos a exercer sua cidadania de um modo critico, compreendendo a realidade e contribuindo na sua transformação. A escola também tem por objetivo que os alunos desenvolvem atitudes como respeito, responsabilidade, solidariedade, tolerancia, atitudes essas que irá contribuir para sua vida social dentro e fora da escola.

 E para que a educação atinja seus objetivos, é necessario planejamento, e é ai que entra o papel do Projeto Político Pedagógico (PPP). De modo que a construção do PPP é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.

Segundo Libâneo (2004), o PPP “é um documento que detalha objetivos, diretizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a sintese das exigencias sociais e legais do sistema de ensino e os propositos e expectativas da comunidade escolar.”.

O PPP diz respeito aos pressupostos filosóficos, sociologicos e politicos que norteiam a instituição. Deve ser construido coletivamente, todo universo educativo, diretores, coordenadores, docentes, funcionarios, alunos e pais. Deve estimular o processo de autoconhecimento da realidade escolar possibilitando o envolvimento de toda a comunidade no qual a escola esta inserida.

O PPP é uma ação intencional, que preve situações e como agir diante delas. Porém muitos relutam em utiliza-lo afirmando que o PPP é apenas um agrupamento de planos de ensino, algo construído apenas como prova de tarefas burocráticas da instituição de ensino, veremos neste trabalho em que contexto histórico surgiu o PPP e a importância do PPP para que a educação atinja seus objetivos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Durante o periodo da ditadura, o que era ensinado nas escolas era determinado pelo governo militar, cabia ao professor ensinar e aos alunos aprender. A educação era toda organizada com base em determinação do poder central. Os conteúdos eram tratados de maneira hegemônica e as instâncias locais, as escolas, aceitavam de modo passivo o que era imposto pelo governo. Nesse periodo a escola não tinha nenhuma autonomia quanto ao ensinar.

Porém na década de 1980, o mundo passou a questionar o modelo de Estado intervencionista. Nesse período o Brasil estava em processo de democratização, após mais de vinte anos de ditatura. Aquele modelo centralizado e planificado, caracteristico do governo militar passou a ser questionado e criticado. Foi com a Constituição de 1988 que nasceu o Projeto Político Pedagógico, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade. E com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 20 de dezembro de 1996, se intensificou a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos. De acordo com os artigos 12, 13, 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica.

E de quem é a responsabilidade elaborar o PPP? É responsabilidade de todos os envolvidos com a comunidade escolar participar na elaboração e na execução do PPP. Ele pode ser comparado como um guia, que indica a direção. Os que elaboram o PPP precisam conhecer bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazo. 

No Projeto tem que conter a proposta curricular que estabelece o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos. A formação dos professores, a maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas. A gestão administrativa, que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da escola que se quer ser.   Na sua elaboração, segundo especialistas deve conter também tópicos como: a missão da unidade escolar; sua clientela, quem são os alunos e a comunidade em qual ela está inserida; dados sobre a aprendizagem; a relação com os familiares dos educandos; os recursos que a escola possui; as diretrizes pedagógicas e o plano de ação.

O projeto tem como desafio transformar o papel da escola na comunidade. Em vez de só atender às demandas da população e aos preceitos e às metas de aprendizagem colocadas pelo governo, ela passa a sugerir aos alunos uma maneira de ver o mundo sob uma nova óptica. Por conter tantas informações importantes e relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que a equipe gestora e pedagógica de consultar ao tomar decisões. O PPP deve ser sempre atualizado, e modificado quando necessário.


  1. Considerações finais

O Projeto Político Pedagógico não dever ser elaborado apenas para cumprir exigências legais, ele deve ser também executado, buscando alcançar o que ali foi estabelecido. Como vimos já o PPP serve como um guia para a escola alcançar as suas metas e objetivos, o PPP indica o caminho a seguir. Uma escola sem um PPP ou que não o utiliza, fica sem rumo, vai para todos os lados e não chega a nenhum lugar.

A importância do projeto, portanto, reflete a identidade da instituição e a direção na qual ela vai caminhar. Nesse contexto, devemos refletir sobre um novo modelo de gestão, pois, se um dos objetivos da escola é formar pessoas críticas e autônomas, deve-se investir em gestão participativa e em projetos em que todos os segmentos tenham voz e assumam responsabilidades.

Ora, sabemos que, em se tratando de meios, o ser humano é o melhor representante, porque tudo que foi desenvolvido em termos culturais, científicos e tecnológicos é fruto do seu empenho e interesses a partir de habilidades, competências, capacidade e inteligência. Dessa forma, estamos convictos de que a qualidade dos serviços oferecidos na educação depende da qualidade das relações humanas.

Em contrapartida, entende-se que o projeto político-pedagógico é resultado de intencionalidade e trabalho coletivo; deve buscar metas comuns que intervenham na realidade sociocultural da comunidade escolar, levando em consideração a vontade de mudar, de concretizar possibilidades e sonhos, de trabalhar utopias, permitindo-se avaliar o processo de fazer e aprender, projetando mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com