TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualização das Observações de Estágio

Por:   •  25/2/2021  •  Resenha  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................4

2. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA..............................5

2.1 Contextualização das observações de estágio.......5

2.2 Caracterização dos espaços observados...............5

2.3 Caracterização da equipe pedagógica...................6

2.4 Atuação do pedagogo...........................................6

3. Plano de ação de Gestão Escolar .............................7

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................8

5. REFERENCIAS......................................................9

6. ANEXOS

1.INTRODUÇÃO

O presente relatório de estagio supervisionado em gestão, tem como objetivos observa, analisar e refletir os aspetos da realidade social, organizacional e administrativa, e então, descrever as experiências vividas por nós, ao vivenciarmos o âmbito escolar. Nesse estágio a proposta é refletir sobra a pratica pedagógica observada , enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares como conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora-atividade, planejamento de ensino, organização do espaços; Dialogar acerca dos fundamentos da estão escolar; Analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar; Compreender a importância de uma gestão escolar democrática, participativa para o contexto escolar .

O estágio proporcionou o primeiro contato com a escola em seu dia a dia podendo ter convivência com a direção, a coordenação pedagógica e a escola. A nosso ver, enxergamos a realidade e como se portar diante de muitas situações, pois naquele ambiente seu intuito é de fortalecer a relação entre teoria e prática, permitindo uma visão ampla da parte organizacional e compreensão da estrutura escolar. Ao observar o trabalho do pedagogo pude perceber a importância deste trabalho. Segundo livro base o profissional deve ter sempre como elemento norteador o PPP, documento discutido e elaborado coletivamente por todos aqueles que trabalham ali. A Gestão Escolar é composta de Gestão ADM e financeira, Gestão pedagógica e Recursos humanos.

As atividade de estagio foram realizadas na creche Comunitária Casa da Criança São Jose, localizada na Cidade de Curitiba;

2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

O estágio supervisionado em Gestão Escolar foi realizado na Creche Comunitária Casa da Criança São Jose, situado na rua Raul de Oliveira nº 223, Bairro Cajuru, CEP 82950-190, na cidade de Curitiba PR.

O contato com a escola pode ser feito através do telefone (41) 3224-1213 e por e-mail cresaojose@hotmail.com

2.1 Contextualização das observações de estágio

A escola oferta atendimento; de Creche ,4 turmas, média de alunos por turma: 16 e Pré-escola, 1 turma, média de alunos por turma: 17. Sendo 0 no processo de inclusão, a o horário de funcionamento é das 07;00 horas as 18 horas;

O estágio foi realizado no período de 13 de outubro a 17 de novembro de 2020, no turno da tarde.

2.2 Caracterização dos espaços observados

O espaço onde funciona a escola dispõe de uma boa infraestrutura, todo ambiente é bem limpo, as salas tem iluminação apropriada.

Por ser voltada a educação infantil e pré-escola, é possível ver o capricho e carrinho com as decorações,

A instituição tem 7 salas de aulas, atendendo no período da manhã e tarde, totalizando cerca de 70 crianças

• O local é dotado de 7 salas de aulas

• Cozinha

• Parque infantil

• Banheiro adequado à educação infantil

• Sala de secretaria

• Banheiro com chuveiro

• Refeitório

• Despensa

• Almoxarifado

• Pátio coberto

• Pátio descoberto

• Área verde.

As salas de aula possuem quadros, A conservação em geral é boa, a escola é relativamente bem equipada para as atividades educacionais, ressalto que a escola não é adaptada para portadores de necessidades especiais.

2.3 Caracterização da equipe pedagógica

O diretor é responsável pelo conjunto institucional bem como integrar os diversos setores da escola, além se ser responsável pelas atividades burocráticas. A função do diretor escolar é portanto organizar o trabalho administrativo e financeiro, deve exercer uma gestão democrática, que leve em consideração a opinião de todos que compões a escola. Já o papel do pedagogo, Libâneo (2004 p.221) afirma que é, planejar, coordenar, gerir, acompanhar e avaliar as atividades pedagógicas didáticas e curriculares da escola e da sala de aula, visando atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. Dentre as atividades do pedagogo, a elaboração do projeto político pedagógico é uma das mais importantes. Vale considerar que esta elaboração não acontece de maneira fragmentada dos demais sujeitos que constituem a escola. O PPP ordena as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola e o pedagogo é responsável em fazer a articulação das ações pedagógicas didáticas e curriculares.

A diretora Maria Lourdes, tem formação acadêmica, Magistério e está cursando ensino superior.

2.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com