TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuiçao Da Escola Para O Desenvolvimento Da Sociedade

Por:   •  9/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 7

A CONTRIBUIÇAO DA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

Dionilse Barroso da Costa¹

Joyce Coelho da Rocha¹

                                                                                                                        Luzine Barbosa²

     

     RESUMO

A educação passou e está passando por transformações, conduzindo o mundo para paradigmas tecnológicos que interferem diretamente no desenvolvimento da sociedade como um todo. Como a Internet é a principal força motriz por trás do progresso da informatização em um mundo globalizado, houve progresso em vários campos da ciência e tecnologia e da educação. Os grandes avanços tecnológicos na educação ocorrem principalmente em novos espaços – espaços digitais, com abertura e acessibilidade de materiais, cursos, aulas, seminários e diversas ferramentas de aprendizagem. Além disso, o fato de quebrar tempo real e espaço também facilita a interação e a troca de conhecimento em tempo real.

Palavra-Chave: Contribuição; Escola; Desenvolvimento; Sociedade

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância e a importância dessas contribuições À educação forma os indivíduos na sociedade, que é através da comunidade. Escola de normas e valores para orientar e preparar indivíduos viver em comunidade. Também poderemos verificar as responsabilidades da escola com educação e sociedade. Como os dois se complementam, porque um depende de outro capaz de relatar as notícias.

Também exploraremos como as escolas se comportam em termos de moralidade e formação moral dos alunos, porque A educação tem um forte impacto não só na transformação da sociedade, mas também na transformação da vida. Para os indivíduos, porque quanto mais pessoas estudam, mais oportunidades têm no mercado de trabalho. trabalho, economia, saúde, etc. É nesse esforço que a abrangente Desenvolvimento do indivíduo como cidadão. Portanto, o que importa são os problemas da vida A sociedade é claramente parte da organização curricular, com a ética no centro Refletir e exercer a cidadania.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por meio dos hábitos e valores transmitidos na escola, os indivíduos são treinados e Seja um cidadão engajado e aprimorado. Todas as informações recebidas são traduzir em conhecimento, desenvolvendo habilidades, autonomia, consciência crítica e Uma compreensão ampla do respeito, adaptando-se assim à sociedade. Através da escola Os indivíduos também aprendem a distinguir o certo do errado, fazem perguntas e Analisar um tema em profundidade, incapaz de aceitar tudo o que é real disse, e passou a buscar constantemente por respostas e novos conhecimentos.

Para Godotti (2001), a pedagogia é revolucionária, significa que ela não esconde as relações existentes entre educação e sociedade, entre educação e poder, ou seja, ela não esconde o papel ideológico, político, da educação.

A educação é um dos meios mais importantes para o desenvolvimento de uma pessoa sociedade. Tendo em conta a educação e a sociedade, pelas suas causas e consequências, Links porque um depende do outro. Karl Marx acreditava que a função social da educação é Combater a alienação e a desumanização. O direito à educação é fundamental, não só ajuda O desenvolvimento de um país é também o desenvolvimento de todos. Sua importância vai além Oportunidades para aumentar a renda pessoal ou conseguir um emprego. Através da educação Garantimos o nosso desenvolvimento social, económico e cultural.

Para Durkhéim a educação tem função social de integrar o homem à sociedade, através de transmissão de patrimônio cultural. Segundo ele:

A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não esta  maduras

para a vida social. Tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de

estados físicos, intelectuais e morais dela exercidos tanto pela sociedade política em seu

conjunto quanto pelo meio especial ao qual ela está particularmente destinada

(DUCKHEIM, 2011:37)

As escolas são importantes para o desenvolvimento do indivíduo, mas devemos reconhecer que o papel e o impacto das escolas na vida humana vão além do desenvolvimento dos cidadãos. Na escola, aprendemos o sentido de responsabilidade e a necessidade de desempenhar funções essenciais. Por exemplo, viver uma vida normal, estar ciente do seu entorno, ser sociável, planejar seu trabalho, etc. As crianças precisam saber desde cedo quais são os seus direitos. E responsabilidade, você precisa saber como agir em suas ações. Não se pode, antes disso, não ter enfatizado que para as crianças compreenderem o Vínculo, a ajuda e o companheirismo da família são essenciais, pois as crianças são expostas à socialização pela primeira vez em casa.

Spodek (1998) acredita que o envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal [...] quando os pais iniciam uma parceria com a escola, o trabalho com as crianças pode ir além da sala de aula, e as aprendizagens na escola e em casa possam a se complementar mutuamente.

Quando um indivíduo tem participação ativa na escola, ele consegue contribuir para a construção de um país mais justo, baseando-se no cotidiano de cada cidadão e respeitando suas culturas e crenças. Entre cada etapa de aprendizagem a pessoa consegue desenvolver seu senso crítico transformando-se em um estudante solidário, ético e participativo. Na escola a criança deverá encontrar os meios de se preparar para realizar seus propósitos de vida. A qualidade de ensino é, portanto, condição necessária, tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade a criança poderá ver seus objetivos frustrados no futuro.

 E como se pode ver na ilustração a baixo, a evolução do indivíduo só é possível em sua totalidade com base na Educação e consequentemente, ele passa a contribuir de forma positiva para a evolução da sociedade.

[pic 1]

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Portanto, para atingir esses objetivos articulados no trabalho proposto, foram utilizadas múltiplas formas de pesquisa bibliográfica, em que se explorou material teórico de diversos autores, abrangendo os temas de livros e sites. Vale ressaltar que a pesquisa sobre o tema "Relações Escolares, Família e Sociedade e Suas Contribuições para a Educação Escolar" discutiu profundamente o posicionamento da escola com base na sociedade e diversos conteúdos de sua auto avaliação, e como ela pode ser utilizada neste ambiente democrático. , pois os professores estão se adaptando aos problemas de ensino, se adaptando ao desenvolvimento de todos, e outros fatos a serem enfrentados. Vale ressaltar neste artigo que a relação entre escola e sociedade é fundamental, mas e o papel da escola?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (364.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com