TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança de 0 a 1 Ano de Idade

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 14

Desenvolvimento de 0 a 1 ano de idade

O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível motor, cognitivo e emocional ao longo da vida, ocorrendo de maneira simultânea. Em cada fase as características vão surgindo, porém cada criança tem sua peculiaridade, atingindo estas fases mais cedo ou mais tarde.

O desenvolvimento físico ou motor decorre maioritariamente, no primeiro ano de vida, de forma sequencial. Cada competência ou capacidade adquirida precede e é fundamental para a aquisição da próxima ou exploração de uma nova.  No  desenvolvimento psicológico ou cognitivo, o primeiro ano de vida o cérebro do bebe cresce e experimenta o mundo através dos sentidos, permitindo a aprendizagem. As primeiras experiências são de causa/efeito, apoiando-se nas etapas que o bebe vai atingindo fisicamente. Ex: explorar texturas e formas são feitas quando ele já tem a capacidade para segurar um brinquedo. O desenvolvimento social ou emocional, os bebes são sensíveis a emoção desde cedo, aprendendo essencialmente por imitação. Assim, os pais e todos que convivem com ele precisam ser coerentes em seus comportamentos. Nesta fase, socialização estimula a aprendizagem e as condutas sociais, promovendo a construção e a afirmação da sua própria identidade, sendo capaz de identificar a diferença entre si e os outros.

Para que ocorra um melhor desenvolvimento, os bebes desde cedo precisam ter uma rotina planejada, estruturada e organizada, necessitam ser estimuladas no sentido da aquisição de habilidades motoras, mentais e sociais básicas, como engatinhar, sorrir, piscar os olhos, andar, reconhecer cores e sons, entre outras.

Para Jean Piaget, o sujeito constrói seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias. Por isso, o currículo da creche deve apontar quais experiências de aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança, levando-se em conta as principais conquistas deste período, como a marcha, a linguagem, a formação do pensamento simbólico e a sociabilidade. É este projeto pedagógico que vai orientar as ações e definir os parâmetros de desenvolvimento dos meninos e meninas.

Faixa etária de 0 a 3 meses

Ação que realiza: no primeiro mês, reage perante barulhos muito altos e pode-se assustar com barulhos inesperados. Passa boa parte do tempo dormindo. Seu sistema visual é limitado, portanto só enxerga algum objeto ou alguém se estiver bem próximo dele. No segundo e terceiro mês, o bebe já começa a acompanhar os objetos e as pessoas com os olhos e reconhece os pais. Abre e fecha as mãos, leva-as a boca e suga os dedos. Segura os objetos com firmeza por certo tempo e consegue pegar objetos suspensos.

Comportamento: desenvolve um tipo diferente choro para cada problema que se apresenta, como por exemplo, o constante e o agudo. Com brincadeiras e músicas o bebe fica agitado, realizando movimentos de pernas, braços, sorri e dá gritinhos.

Como se comunica: quando ouve a voz dos pais, o bebe vira a cabeça. Comunica-se através do choro e ruídos. Imita alguns sons de vogal. Nesta fase é importante organizar a rotina do bebe, tornando os horários das atividades fixos, como por exemplo, trocar a fralda depois da mamada ou dar banho todos os dias no mesmo horário. È importante que a rotina seja de forma razoavelmente metódica.

Faixa etária de 4 a 7 meses:

Ação que realiza: fica na posição de bruços e se apoia nos antebraços, quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor. Rola de um lado para o outro. Estende a mão para alcançar o objeto que deseja, transfere-o de uma mão para a outra e coloca-o na boca. Apresenta equilíbrio quando esta sentado.

Como reage: ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial. Nesta fase, alguns bebes podem demostrar medo perante pessoas estranhas. Fica repetindo os seus próprios sons e imita as vozes das pessoas ao seu redor.

Como se comunica: movimenta a cabeça em direção do som executado. Para de chorar ao ouvir música. Sorri quando quer a atenção de um adulto. Formação do conceito de causa e efeito no momento em que esta explorando um brinquedo. Olha, chacoalha e atira objetos no chão.

Faixa etária de 8 a 12 meses:

Ação que realiza: engatinha e senta sem apoio. Consegue ficar em pé com apoio. Aponta para objetos com o indicador e o polegar.

Como reage: demonstra raiva quando não é o centro das atenções. Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia. Reclama quando é contrariado.

Como se comunica: localiza a fonte sonora. Bate palma, joga beijo e entende quando lhe dizem tchau. Começa a entender o significado de alguns gestos. Balança a cabeça quando não quer alguma coisa. Fase do treino dos monossílabos do tipo: “ma-ma”, “da-da”, “ne-ne”...

Exploração dos objetos e brincadeiras

O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.

Quando brinca, a criança usa seus recursos para explorar o mundo, amplia sua percepção sobre o ambiente e sobre si, organiza o pensamento, além de trabalhar seus afetos e sensibilidades.

Entre 0 e 2 anos, os bebês praticam os chamados jogos de exercício - as brincadeiras sensório-motoras designadas por Piaget, como quando os pequenos descobrem novos objetos ou imitam os gestos corporais e vocais de seus parceiros mais experientes, colocando em ação um conjunto de condutas que os ajudam a desenvolver suas potencialidades.

Por isso, desde o berçário, o professor deve observar e registrar as ações das crianças ao longo da brincadeira para propor desafios diferenciados, de acordo com a idade e a situação. O controle do corpo, os movimentos, as expressões e a exploração dos cantinhos - espaços da creche intencionalmente organizados para propor desafios - motivam os pequenos.

Linguagem oral e comunicação

A linguagem é um bem cultural e é através dela que o pensamento humano se organiza. Na Educação Infantil é preciso garantir a constituição de sujeitos falantes por meio das brincadeiras, das cantigas de roda, dos jogos e na interação com os outros. No dia a dia da creche é preciso trabalhar a expressividade das crianças intencionalmente.

A fala é o principal instrumento de comunicação dos pequenos com os professores e seus colegas. Desenvolver a oralidade, portanto, é uma das habilidades esperadas nos primeiros anos de escolaridade. Para dominar a oralidade, os pequenos colocam em jogo muitas competências, como informar fatos, descrever, narrar, explicar, transmiti uma informação a outra pessoa, contar acontecimentos passados, manifestar opiniões, concordar e discordar, predizer, prever, levantar hipóteses, manifestar dúvidas, expressar sentimentos e emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com