TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO BASICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS

Por:   •  18/3/2020  •  Artigo  •  4.025 Palavras (17 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 17

A DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO BASICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS

[1] Antonio Blanco Acioli Lins

[2] Marcos Afonso Dutra

RESUMO

O presente artigo emprega a abordagem de uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Waldir Garcia DDZ1 no município de Manaus acerca do uso da disciplina de empreendedorismo e suas consequências no comportamento das crianças. Quanto a questão metodológica, o projeto apresenta abordagem de natureza qualitativa e na interpretação dos dados coletados através da entrevista com a Pedagoga A e uma professoras B, que lá estão envolvidas direta e indiretamente nas fases de aplicação da disciplina através de exposições, feiras e atividades práticas internas. Foi constatado que mesmo sendo um projeto piloto os objetivos foram alcançados conforme esperados. Porém o mesmo carece de ajustes, de qualificação de professores, ferramentas pedagógicas para o olhar dos estudantes na disciplina e que os mesmos coloquem em pratica os valores obtidos em sala de aula.

PALAVRAS CHAVE: pesquisa, disciplina, empreendedorismo, educação

ABSTRACT

       This article uses the approach of a research developed at the Municipal School Waldir Garcia DDZ1 in the city of Manaus about the use of the discipline of entrepreneurship and its consequences on the behavior of children. As for the methodological way, the project shows a qualitative nature and in the interpretation of the data collected through the interview with Pedagogue A and a B teachers, who are involved directly and indirectly in the application phases of the discipline through exhibitions, fairs and activities practices. It was found that even being a pilot project the objectives were achieved as expected. However, it needs adjustments, teachers qualification, pedagogical tools for the students gaze in the discipline and that they put in practice the values ​​obtained in the classroom

.Keywords: Search; discipline; entrepreneurship; education;

INTRODUÇÃO

           O presente trabalho abordaremos o ensino de maneira experimental da disciplina de empreendedorismo em uma escola pública municipal no município de Manaus.

           Por vontade da gestora, amparada no desejo coletivo da equipe de abnegadas professoras de fazer mudança e colocar o educando no centro das ações pedagógicas mostra-se receptiva a implementação da metodologia empreendedora, mesmo que de forma experimental como estratégia de trabalho considerando-a como parte integrante da formação educacional dos alunos, uma vez que a escola prima pelo desenvolvimento pedagógico. Isto nos causou interesse em utilizar seu exemplo como base para nossa pesquisa.

           Ressaltaremos a importância da pesquisa do que concerne ao interesse coletivo em busca de mudanças para a melhoria progressiva da educação básica dando oportunidade aos educandos que possam explorar sua criatividade, suas idéias, uma vez que a globalização tem proporcionando alterações consideráveis em todos os ambientes escolares com a utilização de ferramentas pedagógicas capazes de facilitar o aprendizado do educando e a disciplina de empreendedorismo sendo parte integrante desta cadeia transformadora precisa estar presente para o desenvolvimento do educando.

             Inicialmente pesquisaremos a importância da cultura empreendedora na construção de uma educação pública integrada nas escolas públicas municipais na educação básica. Com relação aos objetivos específicos buscaremos identificar de que forma da educação empreendedora está inserida na grade curricular, pesquisaremos os meios pedagógicos elaborados pela escola para que os alunos possam encontrar seus espaços de forma criativa e inovadora.

              Posteriormente, será apresentada a metodologia utilizada na pesquisa, em seguida apresenta a análise dos dados coletados através do estudo de caso apresentado na visita a uma escola com a identificação das dificuldades, os desafios para implementação da disciplina de empreendedorismo, contudo a vontade de fazer. Finalmente apresentaremos as considerações finais do estudo, com as conclusões da pesquisa, a partir do objetivo, serão apresentadas as limitações do estudo e oportunidades de pesquisas futuras.

REVISÃO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS

           Quando se fala em empreendedorismo, naturalmente as pessoas pensam em algo relacionado à empresa, empresários ou qualquer tema relacionado com a economia. Mas não é bem assim, falamos de um novo modelo de sistema educacional que visa uma mudança na orientação do educando o qual pretende desenvolver habilidades, a ter novas ideias, consumo capital, responsabilidade social dando respostas em si a essa demanda da sociedade do conhecimento e da tecnologia.

          As mudanças sociais mudam muito rapidamente e precisamos preparar nossos alunos a dar conta desta nova realidade dentro do universo empreendedor.

            A relevância deste assunto é tão notória que os Deputados Luiz Carlos Hauly em 2010 entrou com um requerimento para inclusão da disciplina como obrigatória no ensino fundamental, em seguida o Deputado Ângelo Agnolin ingressou com um Projeto de Lei n. 1.673/2011, ratificando a solicitação, contudo,  após analisar a resposta da consulta feita a CNE/CEB nº 13 aprovado em 4/8/2010, o Deputado Luiz Carlos Setim seguiu a sugestão do CNE e atribuiu a disciplina sua aplicação de forma transversal, ou seja pode ser desenvolvido na forma de projetos realizados com  a participação das várias disciplinas convencionais, pelo entendimento preliminar do foco na inserção ao mercado de trabalho.

            Desta forma pode-se através dos projetos feiras escolares difundir a metodologia empreendedora

               A presente estratégia pedagógica vincula os resultados do sonho individual à geração de valores humanos e sociais (e não só econômicos) para a comunidade. Em outras palavras, o empreendedorismo que interessa não é somente aquele capaz de gerar e distribuir renda, conhecimento, poder e riqueza. Assim sendo, o sonho deve promover a cidadania, a cooperação, a democracia, a humanidade, enfim. A melhoria das condições de vida da comunidade deve ser o alvo dos resultados do sonho individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com