TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISLEXIA: DA IDENTIFICAÇÃO À INTERVENÇÃO

Por:   •  4/9/2022  •  Monografia  •  5.244 Palavras (21 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 21

FINOM- FACULDADE NOROESTE DE MINAS

THAMIRIS DOS SANTOS CARVALHO

DISLEXIA: DA IDENTIFICAÇÃO À INTERVENÇÃO

Pouso Alegre- MG

2012

THAMIRIS DOS SANTOS CARVALHO

DISLEXIA: DA IDENTIFICAÇÃO À INTERVENÇÃO

Monografia apresentada ao curso de pós-graduação da Faculdade do Noroeste de Minas como requisito parcial para obtenção de grau de pós- graduada em Gestão Educacional sob a orientação do Prof. Dr. Samuel dos Santos Cruz.

Pouso Alegre- MG

2012

THAMIRIS DOS SANTOS CARVALHO

DISLEXIA: DA IDENTIFICAÇÃO À INTERVENÇÃO

Monografia apresentada em 16 de Abril de 2011 à banca examinadora, constituída pelos professores:

__________________________

Orientador

Prof. Dr. Samuel dos Santos Cruz

___________________________

Examinador

___________________________

Examinador

Aos meus pais pelo incentivo e apoio constante.

Ao José Rodolfo, por seu apoio e inspiração na construção desta monografia.

.

Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”

Paulo Feire

RESUMO

O intuito deste estudo é esclarecer o transtorno de aprendizagem da leitura, uma vez que diversos alunos apresentam dificuldades na assimilação e compreensão do que está sendo lido. Para viabilizar o estudo, procurou-se apresentar o desenvolvimento da leitura, os problemas de aprendizados que o aluno pode enfrentar durante sua vida escolar, o papel do gestor educacional no apoio e encaminhamento adequado do aluno disléxico e o importante papel do professor no tratamento da dislexia. Esta dissertação defende que o professor deve ser sempre o foco de todas as ações, pois é ele quem está em contato diário com a criança e o primeiro a verificar suas necessidades escolares. Para que o professor possa desenvolver suas ações, é necessário conhecimento sobre o assunto e apoio da equipe pedagógica da escola.

Palavras chave: Dislexia, leitura, Professor, Transtorno de Aprendizagem

ABSTRACT

The purpose of this study is to clarify the disorder of learning to read, since many students have difficulties in assimilating and understanding what is being read. To facilitate the study, it was tried to present the development of reading, learning problems that students may face during their school life, the manager's role in supporting education and appropriate referral of the dyslexic student and the important role of the teacher in the treatment of dyslexia. This dissertation argues that the teacher should always be the focus of all actions, because it is he who is in daily contact with the child and the first to check their school needs. For teacher develop their actions, it is necessary knowledge about the subject and support of pedagogical team in the school.

Keywords: Dyslexia, Reading, Teacher, Learning Disorder

SUMÁRIO

1. Introdução ________________________________________________

2. Definição _________________________________________________

3.Transtorno de Aprendizagem Específico da Leitura ( Dislexia)________

   3.1 Sinas e Sintomas da dislexia _________________________________

        3.1.1 Crianças entre quatro e seis anos__________________________

        3.2.2 Crianças entre seis e nove anos___________________________

        3.2.3 Crianças com mais de nove anos__________________________

4. A importância do gestor: diagnóstico e encaminhamento_____________

   4.1 Como o professor pode ajudar no tratamento da dislexia__________

5. Considerações finais________________________________________

6. Referências  Bibliográficas___________________________________

  1. INTRODUÇÃO

Ensinar a ler escrever continua sendo uma tarefa complexa, muitas crianças já vão apresentar dificuldades nos primeiros anos da alfabetização. A leitura é uma atividade mental que exige o uso de diferentes recursos cognitivos. Para a atividade de leitura, dois processos são fundamentais: a decodificação e a compreensão. A dislexia é um obstáculo que compromete a capacidade de leitura, de escrita e soletração. No entanto é possível ter intervenções que surtem efeitos satisfatórios no processo de ensino aprendizagem dos disléxicos.

A escolha da temática para este estudo ocorreu em função das importâncias de identificar o transtorno de aprendizagem da leitura e escrita, pois as dislexias se manifestam de diferentes formas e se não identificada e tratada de maneira correta, causam um enorme prejuízo na vida escolar do aluno disléxico.

A partir destas considerações, visou-se responder a seguinte pergunta, como deverá atuar os professores, gestores e familiares sobre o transtorno de aprendizagem da leitura? A relevância deste estudo se pauta na necessidade de solucionar a questão acima citada, tendo como objetivo descrever definições, sinais e sintomas e a importância de ter gestores e educadores atentos a encaminhar e buscar intervenções pedagógicas durante o processo educativo do disléxico.

Por intermédio das fundamentações teóricas dos autores, como por exemplo: Capellini, Fletcher, Lyon, Fuchs e Barnes, Orton, Antunes, Ciasca,  Ianhez, Nico, Vygotsky, Rotta;Ohlweiler,Santos, entre outros autores que se dedicaram a pesquisar sobre a dislexia foi possível reunir ferramentas importante sobre o assunto.

Para viabilizá-lo, será apresentada no primeiro capítulo a definição da dislexia segundo o ponto de vista de vários autores, pois uns acredita que a dislexia pode estar ligada aos elementos afetivos sociais, que por sua vez são ligados aos elementos neurológicos, outros, no entanto acreditam que a dislexia é uma desordem do foro neurológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com