TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISSERTATIVA

Por:   •  3/11/2020  •  Artigo  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNO: NEIRIANE MENDES REZENDE

RA: 10048262

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE.

Dissertativa: Desenvolvimento Profissional docente

Na Unidade 2 do Livro-texto, pode-se perceber que teoria e prática são indissolúveis, sendo ambas fundamentais ao exercício da profissão docente.

Sendo assim, elabore um texto dissertativo justificando a importância da teoria como fundamentação da prática, e da prática como experimentação e validação da teoria.

TEORIA E PRÁTICA O QUE É MAIS IMPORTANTE?

Qualquer teoria para tornar-se eficaz há necessidade de ser testada, ou seja, a descoberta de um novo remédio ou uma nova tecnologia para mover um carro antes de ir para o mercado precisa ser comprovada na prática a sua eficiência.

Sem teoria não há prática perfeita, e neste sentido a profissão de docência passa primeiro pelo aprendizado da teoria para conhecimento dos métodos, os pensadores, os projetos que deram certo, como se dá o desenvolvimento humano e depois o professor comprova aquilo que aprendeu praticando ou desenvolvendo um método novo, já que o ser humano esta em constante mudança.

Teoria e prática profissional são fundamentais e se complementam o ensino da teoria e a aula prática ajuda o estudante a desenvolver sua carreira e ser um profissional capacitado para o mercado de trabalho.

A prática é importante, mas a teoria é essencial, para a qualidade do trabalho e a sua eficiência, utilizar-se de meios que não contemplam a ética os valores e os métodos já testados pode acarretar problemas na aprendizagem e no desenvolvimento humano.

O aprendizado puramente prático não confere ao professor a adaptação correta para outras situações, como por exemplo, se o professor utiliza o mesmo método para alfabetizar todos os alunos, pode acontecer de alguns alunos não conseguir aprender, isto porque cada individuo tem sua maneira e percepção de aprendizagem, quando este mesmo professor aplica métodos diferenciados conforme as habilidades dos alunos ele conseguira alfabetizar a todos porque aplicará a teoria correta para cada caso, é neste sentido que entra a teoria, quando o professor conhece a teoria ele desenvolve vários métodos de aplicação para atender todos os caso e assim alcançar o mesmo objetivo de maneiras diferentes.

O papel do professor é utilizar a teoria como ferramenta para ajudar seus alunos a identificar e desenvolver suas habilidades, o educador deve colocar em prática as competências adquiridas com a teoria a fim de proporcionar atividades que contemplem todas as inteligências fazendo com que o aluno possa aperfeiçoar-se naquilo que já tem de melhor.

Isto não quer dizer que para ser um bom professor há necessidade de ter todas as teorias na ponta da língua, mesmo porque é na prática que nos aperfeiçoamos ninguém vira pianista do dia para a noite, tem que praticar muito a fim de conseguir a nota perfeita desta forma acontece com o aprendizado é uma integração entre teorias e práticas que levará o professor com o passar do tempo demonstrar toda sua habilidade e desenvoltura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com