TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  1.388 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A DIVERSIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA        

2.1 DIVERSIDADE HISTÓRICA        

2.2 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA        

2.3 DIVERSIDADE CULTURAL        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho agora apresentado abordará a Diversidade e como ela influencia nossa sociedade, englobando aspectos citados nas disciplinas apresentadas e buscando esclarecer um pouco mais sobre um tema tão vasto, interessante e enriquecedor, acrescentando um ponto de vista baseado em pesquisas e estudos.

O foco será na forma como a diversidade influencia na sociedade brasileira, tão aclamada por sua miscigenação, mas ainda imatura na correta valorização das características dessa mistura de culturas.


  1. A DIVERSIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA

A palavra diversidade traz consigo um alerta importante: o mundo é diverso, rico em detalhes e pormenores que categorizam, diferenciam e tornam complexa toda uma cadeia de vida. O ser humano é diverso e a sociedade composta por humanos diversos não poderia fugir desta variedade, de valores, culturas, religiões, gostos e estilos.

Mas afinal, mesmo entendendo a existência da diversidade, será que a sociedade valoriza a riqueza que ela traz? Será que as escolas de hoje estão realmente ensinando às crianças a importância de respeitar diferenças?

O Brasil é reconhecidamente um dos países mais pluralizados do planeta, acolhendo histórias de povos e raças que se misturam mais a cada dia, acrescentando pedaços de suas culturas onde vivem, estudam e trabalham. Essa mistura enriquece ainda mais um país exaltado por sua diversidade, mas que dá sinais evidentes de que ainda não aprendeu a lidar com essas diferenças.

Tratando-se de diversidade podemos compreender que ela pode ser exemplificada por três classes, que são distintas em suas características, mas unificadas representam bem o tema.

São elas:

  1. Diversidade histórica;
  2. Diversidade linguística;
  3. Diversidade cultural.

A partir das imagens a seguir poderemos compreender melhor essas três formas de diversidade e suas formas de impacto no dia a dia da sociedade brasileira.

  1. DIVERSIDADE HISTÓRICA[pic 14]

Fonte: http://cenpah.wordpress.com/2012/11/08/ser-negro-no-brasil-e-uma-desgraca/

A história de nossa cultura começa na chegada dos portugueses, na colonização, quando o cristianismo foi imposto aos índios e negros foram trazidos da África e usados como escravos, considerados seres sem alma, necessidade de instrução e meras mercadorias. Por mais que o tempo tenha passado, resquícios desse passado ainda assombram o país que, mesmo reconhecendo a mistura de raças que o compõe, ainda sofre para expandir o conceito de discriminação e investe em tentativas de conscientização como política de cotas para negros e índios em faculdades e campanhas midiáticas.

  1. DIVERSIDADE LINGUÍSTICA[pic 15]

Fonte: http://ideiasembalsamadas.blogspot.com.br/2013/01/sotaques-do-brasil.html

O Brasil tem como língua oficial o português, mas cada região do país apresenta suas peculiaridades e essas influências afetam diretamente o modo como esta língua é utilizada. Sotaques e gírias diversificam e divertem a população. Uma pessoa nascida e crescida na região nordeste do país e que passou a morar no Sudeste, por exemplo, pode acabar habituando-se à forma de falar daquela região e incorporando suas características à fala. Este é um dos exemplos mais claros de como a diversidade traz riqueza à nossa sociedade.

  1. DIVERSIDADE CULTURAL[pic 16]

Fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-regional.htm

Da mesma forma que cada região do país o enriquece com seus sotaques, a variedade de culturas torna o Brasil um dos países mais interessantes da atualidade. As peculiaridades entre costumes e hábitos torna atraente nossa cultura, capaz de abrigar diferentes religiões, expressões artísticas, culinárias, folclóricas e etc.

O comportamento da sociedade brasileira é resultado direto da forma como ela organiza suas relações sociais e estabelece e seus padrões de conduta, de acordo com suas regionalidades, tradições e influências, que vêm de suas raízes portuguesas e africanas, mas foi marcada pela vinda de imigrantes de vários países, acrescentando detalhes aos costumes e afetando diretamente a vida dos brasileiros. A cultura é uma das maiores ferramentas para análise desse comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (119.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com