TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCÊNCIA E SEUS SABERES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Por:   •  14/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

     

        A DOCÊNCIA E SEUS SABERES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO    

                       PROFISSIONAL E  TECNOLÓGICA

      O texto estudado apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender como são formados os saberes docentes na educação profissional e tecnológica, e como estes se relacionam aos saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais descritos por Tardif.

     O estudo levou a uma compreensão mais profunda sobre as capacidades dos saberes, especialmente dos que resultam das experiências, tendo em vista que, na ausência de uma formação pedagógica consistente, os professores encontram auxilio nos saberes decorrentes de suas experiências em sala de aula, como aluno. Nesse contexto, os saberes teóricos e práticos se entrecruzam formando novas competências.

     Com base na pesquisa realizada é possível deduzir que os professores que lecionam no eixo técnico e tecnológico não possuem uma formação inicial que os habilita para docência, porém, considerando a necessidade de uma formação técnico-didático pedagógico para o exercício da docência, esses professores estão buscando a complementação pedagógica em nível de pós-graduação. Entende-se assim que não há um saber específico à prática docente na EPT, mas um conjunto de saberes que dão suporte à atuação do professor em sala de aula.

     Os professores entrevistados, mostram-se cientes de que a falta de preparação teórico-pedagógica em relação aos saberes adquiridos no âmbito dos cursos de formação de professores aumenta os desafios de sua atuação docente, o que leva à necessidade de capacitação pedagógica.

     Independentemente dos motivos iniciais que levaram os docentes participantes a atuar na EPT, os professores se identificaram com a profissão, tomando para si o desafio de ensinar. Assim, os saberes experienciais desses docentes são identificados como o principal saber mobilizador suas experiências a partir da prática em sala de aula os constituíram professor.

    Concluímos assim que na EPT, existem diversos saberes e que muitos professores procuram meios de ampliar seus conhecimentos para complementar a sua docencia, e que por meio disso buscam mais saberes para somar aos que já foram desenvolvidos por meio das suas vivências acadêmicas e profissionais anteriores e presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com