TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.081 Palavras (17 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

MÓDULO

DIDÁTICA

[pic 4][pic 5][pic 3]

Reflita sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao dossiê.

As respostas devem ser reescritas/elaboradas por você e não copiadas do texto. É interessante que sejam bastante completas ou extensas, com cerca de meia página para cada uma delas.

As orientações do Conselho Nacional de Educação eram que para cada hora de disciplina o aluno deveria estudar pelo menos três horas.

O módulo tem duração de 100 horas. Portanto, você teria que estudar 300 horas. Quer reduzir essas horas? Acelere seu cérebro.

O fascículo foi escrito com uma linguagem bem fácil de entender. E você certamente quer estar bem preparado(a) para ser professor(a) competente e ser aprovado(a) em concursos.

Mãos e cérebro à obra.

UNIDADE 1

DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES GERAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Por que a didática é ciência, técnica e arte? (Estude bastante no fascículo e pesquise na Internet para criar uma resposta chique).

                R: A didática é uma arte, uma vez que confere sentido ao caos, mas é também técnica, já que constitui um conjunto de procedimentos que busca atingir objetivos, alcançar resultados práticos.

Neste sentido, a didática é a arte e técnica de ensinar, de dirigir e orientar a aprendizagem, englobando também o estudo das técnicas de ensino.

Pensando assim, embora a didática seja um dos elementos da pedagogia, é, simultaneamente, uma ciência autônoma, pois tem o objetivo de se ocupar das estratégias de ensino.

Além disto, busca o entendimento de questões práticas relativas às metodologias, sintetizando e funcionando como ferramenta de transformação da teoria pedagógica em pratica aplicável no dia-a-dia.

2. O que você aproveitaria do estudo da Didática para melhorar sua maneira de estudar ou de orientar pessoas a aprender?

R: As crianças e jovens vão à escola para aprender cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender e transformar o mundo. Para isso, é necessário pensar – estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva e desenvolver as competências do pensar. A didática tem o compromisso com a busca da qualidade cognitiva das aprendizagens, esta, por sua vez, associada à aprendizagem do pensar. Cabe-lhe investigar como ajudar os alunos a se constituírem como sujeitos pensantes e críticos, capazes de pensar e lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, diante de dilemas e problemas da vida prática. A razão pedagógica está também associada, inerentemente, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando a ajudar os outros a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas, aptas à participar ativa e criticamente na vida social, política, profissional e cultural.

3. Quais são as melhores estratégias para um professor atender às necessidades dos estudantes?

R: O professor precisa de objetivos claros, saber o que as crianças já conhecem e preparar o que eles devem aprender - tudo em função de suas necessidades (avaliação inicial). O segundo passo é selecionar conteúdos e atividades adequadas àquela turma (avaliação reguladora). Periodicamente, ele deve parar e analisar o que já foi feito, para medir o desempenho dos estudantes (avaliação final). Ao final, todo o processo tem de ser repensado, de forma a mudar os pontos deficientes e aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem.

4. Elabore cinco questões sobre dúvidas ou discordâncias com base no conteúdo que consta nas unidades 1 e 2.

R: 1. Por que todo professor precisa conhecer bem a didática?

     2. É preciso usar uma técnica para cada aluno?

     3. Como podemos saber que os alunos estão alcançando seus objetivos?

     4. De que adianta, se o aluno não aprender a pesquisar, a integrar as ideias, a concluir, a imaginar, a pensar, a raciocinar, a criar e a resolver problemas?

     5. Por que educar é função da Didática?

             UNIDADE 2

   2. IDEAIS, FINS E OBJETIVOS DA  EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Que perfil de pessoa você gostaria que a educação formasse?

R: O aluno precisa aprender a ler, a escrever e a contar. São objetivos que quase todos consideram, mas são objetivos apenas intermediários para que outros mais importantes sejam atingidos. Aprender a pensar, a refletir, a raciocinar, a tirar conclusões e a resolver problemas é de fundamental importância para qualquer pessoa. Conhecer como era a vida do homem no passado e aprender lições para se viver melhor no futuro. Se o aluno vê ou ouve alguma coisa, sempre deveria questionar sua veracidade ou validade. Assim, ocorreria o desenvolvimento do senso crítico. O aluno precisa aprender também a argumentar, a defender ideias, pontos de vista e a verdade, se for o caso. Mas, não é só isso. De nada adianta questionar, argumentar e, ao aparecer alguém, aparentemente mais forte, a pessoa se intimidar.

  1. Quais são os dez objetivos mais importantes que devem ser alcançados pela educação?

 R: Que aprenda a respeitar os outros homens; - que os brasileiros fiquem cada vez mais unidos e que ninguém pense em dividir o Brasil ou fazer dele dois ou mais países; - que as pessoas do mundo todo se ajudem entre si para que todas possam ser mais felizes; - que toda a pessoa se desenvolva ao máximo de que é capaz: desenvolva seu sentimento, sua inteligência, seu corpo, sua capacidade de agir e de trabalho etc.; - que ajude a sociedade a melhorar e não pense ou busque as coisas só para si; - que conheça bem um campo da ciência e como se aplica essa ciência para que os homens vivão melhor - que a pessoa respeite e preserve tudo que o homem criou e inventou até hoje e também que crie e invente mais coisas para aumentar mais ainda a cultura da humanidade; - que todas as pessoas respeitem as ideias e a religião dos outros e não tratem de forma diferente as pessoas por serem pobres, ricas ou de outra raça ou cor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (378.5 Kb)   docx (877.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com