TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática Como Atividade Pedagógica Escolar

Por:   •  11/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  3.127 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem como objetivo o estudo da didática e o processo de ensino, como principal fonte da educação escolar. O processo de ensino é uma sequência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. O que destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino. Ainda que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor.

A didática como atividade pedagógica escolar

A literatura pedagógica investiga a origem das finalidades da educação como processo social, dentro de um meio, com o objetivo de garantir o fazer pedagógico na escola, e na formação de cada um na sociedade. Tornando-se mediador escolar entre objetivos e conteúdos do ensino.

Libâneo destaca vários termos como base na construção escolar, mas destaca a instrução e o ensino como primordiais para o processo pedagógico. O autor traduz objetivos sociais e políticos de investigação quanto aos objetivos de ensino, seleciona e organiza os conteúdos e métodos e, ao estabelecer as conexões entre ensino e aprendizagem, indica princípios e diretrizes que irão regular a ação didática.

Os componentes do processo didático

Consequentemente, o ensino de uma forma ou de outra envolve uma atividade complexa, sendo influenciado por condições internas e externas. Cada situação didática vai apresentar condições diferentes e esse fato é fundamental para o trabalho docente. A situação didática em sala de aula esta vinculada a determinantes econômico-sociais e socioculturais, afetando assim diretamente a ação didática.

Percebe-se que o processo didático está centralizado na relação entre ensino e aprendizagem, de modo que vai ser fundamental um bom acompanhamento docente nesse meio onde serão determinados elementos construtivos da didática como: conteúdos das disciplinas, ação de ensinar e aprender.

Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas

Segundo o Libâneo, a didática e sua história estão conectadas ao surgimento do ensino num certo período de desenvolvimento da sociedade. Na antiguidade clássica ou no período medieval já havia registros de formas de ação pedagógicas em escolas e mosteiros, universidades. Entretanto, a didática vai surgir em meados do século XVII, com João Amos Comênio, na sua primeira obra sobre a didática, "A didática Magna", colocando na obra princípios e regras de ensino como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com