TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dislexia na Pedagogia

Por:   •  18/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Dislexia

“Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico de origem constitucional caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem freqüentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.”

Definição de 1995 (G, Reid Lyon)

“Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.”

Definição de 2003 - (Susan Brady, Hugh Catts, Emerson Dickman, Guinevere Eden, Jack Fletcher, Jeffrey Gilger, Robin Moris, Harley Tomey and Thomas Viall)

http://www.dislexia.org.br/category/s2-o-que-e-dislexia/c12-definicao-de-dislexia/

Justificativa

O tema escolhido foi com o intuito de nos aperfeiçoarmos mais sobre a dislexia, e devido a uma pesquisa feita onde declara que ela foi descoberta há mais de 120 anos, mas poucos são os países que sabem lidar com essa dificuldade, que impede a milhões de crianças se alfabetizarem na idade certa, além de prejudicá-las durante ainda muitos anos.

A Dislexia dentro da escola é uma grande desafio a todos, desde as auxiliares até a diretoria geral, e sabe-se que não é fácil lidar com essas crianças.

No Brasil incrível que pareça, elas são tratadas da mesma forma tanto na rede pública de ensino, quanto na particular. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar- se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

Mas apesar de tanta dificuldade, é com carinho, dedicação, compreensão, muito estudo que se consegue lidar. Os professores têm que saber, ou pelo menos tentar diferenciar essas crianças, através de um simples gesto, ou de uma dificuldade muito extensa. E já é sabido que isso não é tão difícil de identificar, pois as crianças facilmente apresentam esse déficit.

Com a dislexia, se deve cuidar e lidar o quanto antes, pois se prolongar-se a dificuldade é maior, podendo então não ter grandes resultados.

A finalidade desse tema é poder entender melhor sobre a Dislexia e como lidar com os alunos tanta dentro como fora do âmbito escolar, mostrando a todos que se é possível lidar com a Dislexia, e que uma criança que tem pode aprender como todas as outras crianças, e que ainda podem se tornar um gênio perante todos.

Fonte de Pesquisa: http://drauziovarella.com.br/letras/d/dislexia/

Problema

A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.

Dislexia é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc.

Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina. Sempre houve disléxicos nas escolas, entretanto, a escola que conhecemos certamente não foi feita para o disléxico.

Objetivos, conteúdos, metodologias, organização, funcionamento e avaliação nada têm a ver com ele. Não é por acaso que muitos portadores de dislexia não sobrevivem à escola e são por ela preteridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com