TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÂO DO CAMPO E QUILOMBOLA

Por:   •  2/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÂO DO CAMPO E QUILOMBOLA

A educação do campo é uma modalidade da educação que surgiu na década de 1990 decorrente das reivindicações dos movimentos sociais da época que acreditavam que a concepção de educação rural de caráter assistencialista não correspondia às necessidades formativas dos povos do campo. Atualmente, no entanto, a escola para os povos do campo, na prática, não contempla totalmente as necessidades específicas das comunidades rurais.

Além disso, há a educação escolar quilombola, que tem como um dos principais obstáculos as aulas que não conversam com sua identidade e cultura, ou seja, não existe um reconhecimento do território e da comunidade como parte do processo educativo.

É necessário então que haja uma reflexão crítica acerca da prática educativa no campo e nas comunidades quilombolas, colocada em tese no Currículo, tendo como objetivos fundamentais o aprendizado e a socialização dentro da escola. Isso exige um documento que tenha como meta programar medidas a fim de que auxilie o aluno do campo e quilombola a entender a sua origem, trazer conhecimentos adquiridos na zona rural e do quilombo para assim prepará-lo para o mercado de trabalho.

Dentro dos princípios da gestão democrática, é objetivo da gestão escolar da escola do campo consolidar a autonomia dos povo do campo para que vivam na sua comunidade rural com dignidade, sempre fortalecendo a coletividade. Devido a isso, a escola do campo possui uma especificidade dentro das políticas educacionais e gerais para a educação básica, pois vincula-se de maneira significativa à realidade em que está inserida, que é o campo brasileiro.

Um projeto de educação do campo e quilombola tem que incluir uma visão mais rica do conhecimento e da cultura. É preciso que as questões curriculares incorporem saberes do campo e dos quilombos, que prepare o homem para a produção e o trabalho, para a emancipação, para a justiça, para a realização plena como ser humano. Sendo assim, é impossível separar o tempo da cultura e tempo do conhecimento.

Portanto, é imprescindível que a escola do campo e das comunidades quilombolas seja amparada por um Currículo que crie uma identidade própria, podendo ver o homem do campo e dos pertencentes dos quilombos identificados neles, sendo que para isso ocorrer a escola precisa estar mais próxima da realidade na qual está inserida e mais preparada para dela participar efetivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com