TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Maria angélica branco teles

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS

[pic 3]

Wenceslau Braz

2014

MARIA ANGÉLICA BRANCO TELES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RESÍDUOS SÓLIDOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:  Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matematica na Educação Infantil; Ensino de Arte e Musica; Seminario V; Estagio Curricular Obrigatorio: Gestão

Profs: Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.

Wenceslau Braz

2014

1 INTRODUÇÃO

Com o aumento do consumo da população mundial, a produção de resíduos sólidos tomou uma proporção enorme e caso de preocupação, pois na maioria das vezes esse lixo acaba prejudicando o meio ambiente.

O lixo, por sua vez, vem a ser um dos principais causadores do impacto ambiental, pois a produção do mesmo ocorre de maneira desordenada e muitas pessoas acabam depositando o lixo em lugares abertos, causando prejuízo para a natureza.

Este projeto, portanto, tem como objetivo mostrar as crianças que todos os seres humanos produzem lixo, tornando possível melhorar essa situação utilizando os resíduos, gerados em suas casas, para a reciclagem, podendo ser transformados em jogos e brinquedos educativos.

A educação ambiental é uma questão bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente (NARCIZO, 2009. p. 2 apud UNESCO, 2005. p.44).

No entanto, esta educação precisa ser ensinada para as crianças, desde a mais tenra idade, pois somente com a conscientização desde pequenos, pode-se diminuir o problema do lixo jogado no meio ambiente.

2 JUSTIFICATIVA

Sendo a produção de resíduos sólidos uma preocupação que vem tirando o sono de muitos ambientalistas, a reciclagem torna-se uma aliada para que diminua as toneladas de lixo produzidas diariamente no mundo.

Para que a reciclagem aconteça, a separação do lixo costuma ser dividida em: lixo orgânico e materiais reaproveitáveis. Há, no entanto, outros tipos de resíduos, como os hospitalares, industrial, agrícolas, entre outros, no entanto, vamos nos ater nos materiais reaproveitáveis.

Segundo Silva (2007)

O lixo é um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos, de forma interdisciplinar, objetivando a conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe um agir com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente. (SILVA,2007, p. 11)

Dentro deste aspecto a Educação Ambiental na escola é de suma importância, no intuito de desde cedo sensibilizar as crianças sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, contribuindo, dessa forma para a construção de uma sociedade que se preocupa com a preservação da natureza e ao mesmo tempo proporcionar um aprendizado significativo.

Na Educação Infantil a Educação Ambiental deve ser trabalhada a partir de metodologias que venham de encontro com a realidade das crianças, de fatos que acontecem no dia a dia de cada uma delas, de como é tratada a questão do lixo em casa, se separam para reciclagem, entre outros.

Nessa perspectiva, este projeto visa apresentar para as crianças alguns brinquedos e jogos confeccionados com materiais que muitas vezes são jogados no lixo e, principalmente, mostrar que a reciclagem e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo podem se transformar em brinquedos interessantes.

De acordo com Marodin e Morais (2004)

Através da reciclagem, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como um final, mas como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, a participação consciente e a transformação de hábitos (MARODIN E MORAIS, 2004, p.3).

Olhando pelo aspecto da mudança de hábitos, esse projeto visa não somente apresentar e confeccionar brinquedos com materiais recicláveis com as crianças, mas acima de tudo, leva-los desde pequenos a pensarem de forma diferente sobre o tema lixo e o que fazer com ele.

Em relação ao desenvolvimento deste projeto, se deu através das disciplinas deste semestre que muito contribuíram para a realização do mesmo, dando-nos suporte para a elaboração do mesmo e a conscientização da importância do tema abordado.

3 OBJETIVOS

  • Explicar as crianças que todos os seres humanos produzem lixo;
  • Levar os alunos da Educação Infantil a compreensão do que vem a ser a reciclagem;
  • Mostrar como muitos resíduos sólidos podem ser transformados em jogos e brinquedos educativos.

4 METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido numa Escola de Educação Infantil, e terá como foco a reciclagem, dentro do tema resíduos sólidos. Em um primeiro momento, após a apresentação, será feita uma roda com as crianças sentadas para que haja um diálogo com as mesmas, perguntando a elas sobre o que é feito com o lixo produzido na casa de cada um, se as mães separam o lixo, ou se jogam tudo numa mesma lixeira, se já ouviram falar sobre reciclagem, entre outros questionamentos para entendermos a realidade de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com