TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA-LICENCIATURA-1ª SEMESTRE

EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR:

As Mudanças Com o Passar Dos Tempos.

Araranguá

2015

EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR:

As Mudanças Com o Passar Dos Tempos.

Trabalho de Produção Textual Individual

apresentado à Universidade Norte do Paraná- UNOPAR,

como requisito para obtençao de média nas disciplinas de Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico; Comunicação e Linguagem; Metodologia Científica.

Orientadores: Profª Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

Araranguá

2015

sumário

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................7

3.CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS............................................................................................................9

1.INTRODUÇÃO

        No trabalho a seguir, vamos falar sobre educação, na Antiguidade e nos dias atuais. Falar da história da educação é falar da própria história, foi a partir do acúmulo de fatos históricos que se observou o aprimoramento e o desenvolvimento da educação. Vamos ver, que a educação é inerente á condição humana, dessa forma, podemos dizer que educar é: transformar o homem, do modo selvagem e colocá-lo na realidade econômica, cultural e social.

        Os povos da Antiguidade contribuíram à educação de hoje, portanto, o presente é a soma dos conhecimentos do passado.


  1. 2.DESENVOLVIMENTO

        Os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo. Vemos isso diariamente nos jornais e revistas quando pessoas com ótima formação escolar saem algemadas de suas casas e vão parar no banco dos réus. As virtudes originalmente presentes na transmissão do saber foram adquirindo finalidade prática ou então foram substituídas por outras com este fim, de modo que honra, coragem e prudência, cederam lugar à excelência em atendimento, pois o outro é agora um cliente ou consumidor; um instrumento para se adquirir recursos, uma vez que o relacionamento passa a ser intermediado pelo elemento econômico ou pelo recurso financeiro. O sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão. Porém, acima do julgamento acerca do aspecto positivo ou negativo de tais mudanças, cabe o despertar da consciência acerca do modo como isto poderá nos auxiliar permitindo antever, tanto quanto possível, a educação do futuro. Queremos com isso mostrar que a educação é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão. Uma educação consciente eleva a capacidade a um nível superior e cria melhores formas de existência humana. A educação participa no crescimento da sociedade, pois a história da educação está condicionada pela transformação dos valores para cada sociedade. Para todos os povos o conteúdo da educação parece ser o mesmo: moral e prático. A palavra Paidéia aparece no século V, e tinha o significado de “criação de meninos”, adquirindo mais tarde um sentido mais elevado na formação grega, identificando como aretê, equivalente a “virtude”, como expressão do mais alto ideal cavaleiresco unido a uma conduta cortês e distinta e ao heroismo. É no conceito de aretê que se concentra o ideal de educação dessa época.         Na idade moderna a divisão entre trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza resultou na cisão dos conteúdos da educação. A educação que separa mente e mundo implica numa concepção errônea da relação entre conhecimentos e interesses sociais. A liberdade de observação não foi facilmente assegurada, foi preciso lutar por ela; primeiro a sociedade permitiu e depois encorajou as reações individuais que se desviavam do costume.

           O texto apresentado na página anterior , traz citações a respeito da educação atual e a educação na Antiguidade. A educação atual está mais voltada para o trabalho, deixando a ideia de aretê no passado, e usando outras medidas de valores onde, quem tem mais dinheiro e mais “status” social, é muito valorizado e bem visto na sociedade. A vontade de se ter um curso superior, para melhor compreensão da vida e passar a ser um ser humano mais culto, deu lugar a busca excessiva pela vitória financeira e uma mais alta posição social. Com o crescimento rápido e dinâmico da sociedade moderna, a educação como participante vital desse processo, tenta trazer a nos educandos , um equilíbrio de um saber mais justo, com virtudes e moral ensinados na Antiguidade, e um saber mais prático voltado ao mundo moderno em que vivemos. Sabemos que com o passar dos tempos, os paradigmas educacionais que seguimos hoje, podem fazer parte de uma história, porém, temos que levar conosco através dos tempos, um ideal de valores, virtudes e moral para construirmos sociedades modernas, mais sempre sendo valorosas.

        Por falar em Antiguidade, vamos voltar ao passado, e ver como o processo educativo passou e passa por constantes mudanças através da história das civilizações. Na Grécia Antiga criou-se vários valores que hoje usamos em nosso mundo, herdamos dos gregos, os conceitos de cidadania e democracia, a  filosofia e os fundamentos da ciência e do teatro. A filosofia grega levou, ao longo dos séculos, o despertar do lado crítico da educação para o aperfeiçoamento do indivíduo na sociedade, por isso, pode se dizer que a educação grega tinha a finalidade do desenvolvimento do cidadão. A Paideia, traz essa nova concepção de educar formando o homem como cidadão, buscando conhecimentos necessários de forma individual para que ele pudesse ter harmonia consigo e com a sociedade. Em todas as sociedades, a família é o primeiro lugar de socialização do indivíduo. Da união das famílias nasce a comunidade social, e é ela quem dará a luz a Pólis. Os destinos da Pólis são de responsabilidade comum de todos os cidadãos, com o esforço coletivo e exclusivo de todos. A Pólis se trata de uma comunidade política de cidadãos que se consideram livres e iguais, e que se conseguirem se desenvolver por completo se tornam autossuficientes, e consequentemente, torna a vida mais digna de ser escolhida, por não ser carente de nada, chegamos desse modo a sua vida excelente, isto é, a sua felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com