TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO[pic 1]

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso(s) de Pedagogia/ Séries Iniciais – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – 2016.1

Disciplina: Geografia na Educação 2

Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva

Aluno (a): Andréa Arruda de Souza Monnerat  

Matr.14112080119  

Polo: Nova Friburgo

Caro/a Estudante,

Objetivamos com a AD que você responda as questões a partir de pesquisas e leituras que venha a fazer, além do livro da disciplina e dos textos complementares que se encontram postados na plataforma. Como você terá um tempo para fazê-la, sugerimos que possa entendê- la como um trabalho de pesquisa.

Assim, a AD2 será mais uma forma de estudo para a avaliação presencial. Esta AD tem peso 2. Aplique-se e bom trabalho!

1ª questão: (3 pontos)

A questão da exploração petrolífera trouxe ao estado do Rio de Janeiro e aos municípios que o compõe inúmeras decorrências e transformações. No que diz respeito aos municípios da Região Norte Fluminense, levando em conta o aspecto trazido no mapa a seguir, responda ao que se pede:

[pic 2]

Fonte: http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/royalties_rjaneiro.pdf, acesso em 05/04/2013


  1. Apresente uma das bases nas quais se assentava a economia regional antes do advento da economia petrolífera.

Resposta: Antes do advento da economia petrolífera, a economia regional da cidade de Campos dos Goitaguases era predominada pelo cultivo da cana-de-açúcar, na qual tinha a produtividade voltada para o açúcar e o álcool e ocasionou uma transformação socioespacial profunda na região a do Norte Fluminense, pois trouxe o aumento da concentração das terras, e através da articulação do setor agrícola com o industrial se acelerou o êxodo rural, trazendo um inchaço urbano.  Esta economia voltada para a produção da cana-de-açucar perdurou por várias décadas, e a região ficou com uma característica de muita desigualdade social pois os empregos gerados por este tipo de economia não eram de trabalhos com bons salários, muitas vezes contratos temporários na época da coleita em condições desumanas.

  1. Analise pelo menos um dos impactos do estabelecimento da atividade petrolífera na organização da sociedade Norte Fluminense

Resposta: Um dos impactos do estabelecimento da atividade petrolífera na organização da sociedade Norte Fluminense é o pagamento dos royalties aos municípios que estão ligados a atividade da exploração do petróleo direto ou indiretamente. Esta arrecadação beneficiou muito as cidades, trouxe a modernização, urbanização e uma economia melhor para a região pois os empregos com melhores salários e com vínculos empregatícios em maior escala,  elevou o desenvolvimento urbano, trouxe a globalização e a modificação espacial  da região.

2ª questão: (3 pontos)

O mapa a seguir nos permite ter acesso a informações a respeito dos fluxos dos investimentos internos no Brasil em 2009. Tais fluxos são intensificados por meio do processo de globalização capitalista acelerado a partir de meados da década de 1990. Uma das ações mais marcantes no mundo globalizado é a intensificação dos fluxos globalizados. Apesar da situação de fluxos de investimentos externos que se remetem ao nosso país, permanecemos como fortemente dependentes das nossas exportações de commodities.

[pic 3]

Fonte: ftp://geoftp.ibge.gov.br/atlas/atlas_nacional_do_brasil_2010/1_brasil_no_mundo/atlas_nacion al_do_brasil_2010_pagina_25_espaco_dos_fluxos_externos.pdf, acesso em 07/04/2013


Caracterize esta condição de exportador de commodities no ambiente de inserção do Brasil no cenário globalizado e explique pelo menos uma razão apontada pelos investidores como sendo pouco propícia para a ampliação dos seus investimentos em nosso país.

O Brasil ainda tem em suas exportações uma grande parte de commodities, que são mercadorias que não são manufaturados, matéria-prima, que possui baixo valor agregado de mercado, e assim, o cenário da globalização fica deficitário e visivelmente em desigualdade, demonstrando tamanha incapacidade de desenvolvimento e de competitividade com a hegemonia que um país precisa ter para se permanecer inserido no cenário capitalista econômico globalizado. Os investidores ficam afugentados com o excesso de carga tributária, a burocracia absurda para conseguir entrar no nosso mercado, e o que mais agravante é a falta de investimentos em tecnologias avançadas e modernas, portos com infra-estrutura internacional. Toda essa deficiência demonstra ao mundo a desigualdade social econômica que assola o nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (465.5 Kb)   docx (648.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com