TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESCOLAR PUBLÍCA E DEMOCRATICA NO CONTEXTO ATUAL.

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.057 Palavras (25 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 25

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI

LICENCIATURA - PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A EDUCAÇÃO ESCOLAR PUBLÍCA E DEMOCRATICA NO CONTEXTO ATUAL.

Orientadora: Prof. Gledis Torrecilha de Oliveira

GUARULHOS

2013

Introdução

Etapa 1

1.0 A IMPORTANCIA DE IDENTIFICAR A ESTRUTURA DE UMA UNIDADE ESCOLAR E SUA CONDUTA BEM COMO AS CONCEPÇÕES DE ESCOLA DEMOCRATICA.

AS NORMAS DISCIPLINARES NÃO PODEM VALER APENAS PARA UMA CLASSE, MAS SÃO NECESSÁRIAS NORMAS COMUNS PARA TODA A ESCOLA.

A proteção da criança e do adolescente é uma obrigação que se destina a todos, devendo garantir um ambiente social saudável, que proporcione condições para que crianças, homens e mulheres em faze de formação, possam ampliar seus horizontes, trabalhar suas aptidões e expressar seus interesses, tornando-os cidadãos e cidadãs aptos a participar, de maneira ativa na sociedade.

Esta busca do desenvolvimento é um processo dinâmico, que podem ocorrem conflitos e acabar causando inseguranças nas crianças e nos jovens, uma vez que ainda não desenvolverão suas habilidades sociais, para enfrentar experiências negativas, o que pode acontecer é que eles comecem a ter comportamentos indesejáveis ou inadmissíveis, dentro do ambiente escolar, o que acaba por atrapalhar a construção de suas personalidades.

Neste sentido é fundamental que se tenha regras saudáveis para convivência no ambiente da escola para garantir o processo educativo, estas normas devem ser estabelecidas e socialmente conhecidas, para sustentar um equilíbrio entre direitos e deveres individuais e coletivos.

A escola tem por missão educar, sendo que os professores, diretores, funcionários, pais, colaboradores e comunidade, devem conhecer respeitar e divulgar entre os estudantes incentivando para que respeitem as regras e suas diferenças como cidadãos e pratiquem a tolerância.

2.0 APRESENTAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR

Quando Se inicia o ano letivo, os pais são convocados pela diretora da escola para nos apresentar o PEA, (plano de ensino e aprendizagem).

Entre as disciplinas curriculares nos foi apresentado à disciplina de informática para que alunos entre 6 e 10 anos de idade já tivessem acesso à tecnologia da informação.

Embora a escola possua todos os equipamentos, não foi possível a utilização da mesma por apenas uma turma, apenas uma sala não conseguiu concluir o curso de informática, pois a professora não era qualificada para ministrar essas aulas e não mostrou interesse em resolver esta problemática.

Se esta disciplina foi incluída no plano de aprendizagem, todos os alunos devem ter o direito de cursar. Neste caso mostra total desinteresse do professor.

Como prevalecer nossos direitos, se a diretora não exigir dos professores essa capacitação? É imprescindível, e de grande importância cursar esta matéria como os outros colegas cursarão, a escola deve cumprir o plano PEA, pois além de sua grande importância é um direito.

Isso costuma acontecer em diversas escolas, o ano passa e não usufruem o direito desta aprendizagem.

3.0 APRESENTAÇÕES DE POSSIBILIDADES PARA SOLUÇÃO DA PROBLEMATICA.

Deveres não cumpridos e direitos não respeitados dentro do ambiente escolar são comuns, porem pode ser reivindicando através de registros, como livro de ocorrência, pais e educadores fazer a reclamação por escrito com pedido para que a direção tome providencias, e por sua vez a direção emite memorandos a secretaria da educação para enviarem professores capacitados para suprir a necessidades da escola e dos alunos.

Nas leis de diretrizes bases 9394/96 Artigo 9° diz que: A união incumbir-se-á de: estabelecer, em colaboração com os estados e municípios, competentes as diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum.

Já no PNE meta 15 estratégia 16.3 e 16.4 Diz que Se deve expandir programa de composição e acervo de livros didáticos, paradidáticos, de literatura e dicionários, sem prejuízo de outros, a ser disponibilizado para os professores das escolas da rede publica e de educação básica.

Ampliar e consolidar portais eletrônicos para subsidiar o professor na preparação de aulas, disponibilizando gratuitamente roteiros didáticos e material suplementar.

Etapa 2

1.0 PLANOS DA EDUCAÇÃO – POLITICAS EDUCACIONAIS: ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS E HISTORICOS. PROGRAMAS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

Ler o texto a seguir:

Um pai de aluno foi até a Secretaria da Educação e questionou sobre os recursos

Aplicados para se alcançarem os objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE).

Gostaria, inclusive, que lhe fosse apresentado um documento descrevendo os.

Impostos federais, os da esfera estadual e os arrecadados no município que são.

Utilizados na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

2.0 OS OBJETIVOS DO PNE E SUAS METAS.

I – Erradicação do analfabetismo;

II – Universalização do atendimento escolar;

III – Superação das desigualdades educacionais;

IV – Melhoria da qualidade de ensino;

V – Formação para o trabalho;

VI – Promoção da sustentabilidade sócio – ambiental;

VII – Promoção humanista cientifica e tecnológica do país;

VIII – Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com